Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Uma pesquisa realizada por neurologistas da University College London, na Inglaterra, revelou uma nova maneira de identificar níveis de complicações que envolvem a saúde mental de uma pessoa. Através da cera de ouvido, os cientistas mediram a quantidade de cortisol, também chamado de hormônio do estresse, presente no organismo dos voluntários.
O estudo contou com a participação de 37 pessoas de diferentes gêneros, apresentando resultados satisfatórios na identificação do nível do hormônio em cada indivíduo. Além da cera, as análises contaram com a comparação dos resultados de exame de sangue e amostras de cabelo, avaliando a presença do cortisol também nessas partículas.
Segundo os pesquisadores, o exame realizado no ouvido se mostrou mais eficiente, rápido e barato do que os tradicionalmente já feitos para detectar o hormônio. Dessa forma, eles esperam que essa possa se tornar uma alternativa para facilitar o diagnóstico de diferentes complicações mentais e emocionais.
"Após este estudo piloto bem-sucedido, se nosso dispositivo resistir a um exame mais minucioso em ensaios maiores, esperamos transformar o diagnóstico e o tratamento de milhões de pessoas com depressão ou condições relacionadas ao cortisol, como doença de Addison e síndrome de Cushing, e potencialmente inúmeros outros distúrbios", contou um dos autores do estudo, Herane-Vives.
Função do cortisol
O cortisol desempenha um papel no metabolismo das proteínas, lipídios e hidratos de carbono. Ele afeta os níveis de glicose no sangue, ajuda a manter a pressão arterial e ajuda a regular o sistema imunológico.
O nível de cortisol no sangue se altera ao longo do dia. Normalmente, as taxas aumentam quando o ACTH está baixo e caem quando ACTH está alto. Condições que afetam a hipófise ou glândulas suprarrenais podem aumentar ou diminuir a quantidade de ACTH e cortisol que as glândulas produzem, interferindo na sua regulação.
Questões hormonais
Dieta anticortisol: regule o hormônio que causa acúmulo de gordura
Exame de cortisol via urina: como é feito
Síndrome de Cushing: sintomas, tratamentos e causas