Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Às vezes parece impossível encaixar algum tempo para praticar exercícios físicos e cuidar da saúde. Porém, um novo estudo sugere que até mesmo atividades diárias simples feitas de forma mais intensa podem reduzir o risco de doenças e aumentar a expectativa de vida.
De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Nature Medicine na última quinta-feira (8), pessoas que faziam alguma forma de exercício físico entre três e quatro minutos por dia já conseguiam aumentar a frequência cardíaca. Basta adicionar um pouco mais de intensidade em atividades diárias, como limpar a casa, passear com o cachorro, brincar com as crianças e subir escadas.
Leia mais: Aprenda um treino de resistência para fazer em casa em 30 minutos
O estudo reuniu 25.241 residentes do Reino Unido sedentários, acompanhados por sete anos pelos pesquisadores, que analisaram seus hábitos de saúde. Os participantes utilizaram um acelerômetro de pulso e os dias de monitoramento eram considerados válidos se o tempo de uso do objeto ultrapassasse 16 horas.
Segundo os autores, alguns participantes faziam uma dose diária de exercício mesmo sem frequentar academias, como ao correr para pegar um ônibus ou subir escadas apressadamente. Para eles, ajustar algumas dessas tarefas diárias para que elas sejam feitas com mais intensidade pode aumentar a frequência cardíaca e trazer benefícios.
Menor risco de doenças cardíacas e mortes por qualquer causa
De acordo com o estudo, a prática de atividade diárias feitas com vigor durante quatro a seis minutos por dia foi associada a um risco 49% menor de morrer de doença cardíaca e 40% menor de óbito por qualquer causa.
Além disso, 11 sessões curtas (de até um minuto) por dia foram ligadas a um risco 65% menor de morrer por doenças cardiovasculares e 49% menor de morrer com câncer, comparado com pessoas que eram completamente sedentárias.
Essa ideia não é nova. Estudos já mostraram que um pouco de atividade física por dia já pode trazer benefícios para a saúde. Em 2006, por exemplo, um estudo feito pelo laboratório de Wisloff constatou que apenas 30 minutos por semana de exercícios intensos diminuíram o risco de morte por doença cardíaca em cerca de metade dos homens e mulheres que participaram da pesquisa.
Saiba mais: 15 minutos de exercícios por dia ajuda a reduzir a ansiedade
Um outro estudo recente, publicado na revista Sports Medicine, mostrou que fazer poucos minutos de caminhada após o almoço pode trazer benefícios para a saúde. Segundo os pesquisadores, uma caminhada leve, de apenas dois a cinco minutos, tem um impacto significativo na moderação dos níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.