Psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa d...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Demonstrações de afeto são importantes na construção de um relacionamento saudável e amoroso. Elas podem ser feitas por meio de mensagens carinhosas, presentes ou de atenção no dia a dia. O problema se dá quando há excesso de romantismo na relação, prática conhecida como love bombing.
O bombardeio de amor, como é traduzido o termo, consiste na demonstração excessiva de carinho como meio de manipular a outra pessoa. O comportamento pode ser observado em um indivíduo que está constantemente elogiando, enviando presentes diversos e até inusitados e bombardeando o outro com mensagens românticas.
“A demonstração de afeto em si não é problemática, pelo contrário, é importante para que o indivíduo se sinta querido. Contudo, é considerável se alertar em como essa demonstração está sendo feita, se existe uma demanda acima do normal”, explica Mônica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C e pós-graduada em psicanálise e saúde mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.
O que há por trás do love bombing?
De acordo com Mônica, o love bombing é uma prática comum por trás de relacionamentos de pessoas com transtorno de personalidade narcisista. A princípio, a pessoa alvo do comportamento fica encantada com o parceiro, se sentindo amada e desejada de um modo que nunca foi antes. Narcisistas podem proporcionar experiências aos outros, mas as outras ações ocorrem visando apenas o bem-estar pessoal.
Saiba mais: Narcisistas conseguem amar? Entenda como pessoas com o transtorno se relacionam
O exagero nas demonstrações busca somente elogios e admiração. “A bomba de amor pode ser utilizada pelo narcisista como método de manipulação e atração. O sujeito narcisista necessita de alguém que o coloque em um pedestal, o venerando — e toda vez que esse requisito não for cumprido, ele parte para uma nova tentativa”, aponta Mônica.
Como identificar o love bombing?
O love bombing é mais comum de acontecer no início do relacionamento, como uma forma de impressionar o outro. As demonstrações podem incluir mensagens carinhosas, áudios com declarações de amor e presentes sem motivo especial. Ele é marcado especialmente pela frequência com que ocorre.
“Como comportamento problemático, pode se indicar a promoção de uma sensação de grandiosidade no outro, que é um aspecto latente dentro da denominação de um comportamento de ‘love bombing’. A pessoa elogia, mima e demonstra uma grande admiração ao próximo, que por sua vez se sente especial”, detalha Mônica.
A longo prazo, embora a pessoa se sinta bem no início, o comportamento pode provocar sensação de sufocamento ao outro, que se sente pressionado a retribuir as demonstrações. “Existe uma demanda enorme que foi concedida para o parceiro e em algum momento pode ser cobrada. A pessoa promove no outro uma postura de ‘salvador’ desse relacionamento”, acrescenta a psicóloga.
Saiba mais: 8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista
Destaca-se que nem todo love bombing camufla um transtorno narcisista, mas normalmente encobre uma personalidade frágil de alguém que deseja ser elogiado e enaltecido em cima de outra pessoa com uma personalidade frágil.
Como lidar com o love bombing?
O primeiro passo para lidar com o love bombing é identificar o comportamento. Segundo Mônica, é importante pontuar as demonstrações de afeto exagerado e comunicar a outra pessoa que elas incomodam. Em uma relação comum, isso pode ser facilmente discutido e resolvido entre ambas as partes.
Contudo, no caso de relacionamentos narcisistas, o comportamento pode guiar para uma situação de manipulação em cobrança. Na maioria dos casos, relações com narcisistas se tornam disfuncionais e/ou abusivas. “Os comportamentos do narcisista sempre causarão algum tipo de prejuízo emocional e isso se agrava se o parceiro já estiver vulnerável psicologicamente”, apontou Mônica previamente ao MinhaVida.
Saiba mais: 15 sinais de que você está num relacionamento abusivo
Uma pessoa narcisista apresenta traços típicos de egocentrismo, grandiosidade e egoísmo, acreditando ser superior aos outros e desejando sempre ser o centro das atenções. Não existe tratamento específico ou medicamentoso para tratar o transtorno. O melhor caminho a seguir é a psicoterapia, porém, buscar ajuda psicológica implica reconhecer o próprio transtorno — o que é algo muito difícil de acontecer.
“A terapia pode ajudá-las a tomarem consciência de que seus comportamentos prejudicam o próximo e, em vez de se colocarem como centro e serem admiradas, as pessoas irão se afastar cada vez mais, pois esses sujeitos causam sofrimento em suas relações. Mas, com um acompanhamento de um psicólogo, essas características podem ser amenizadas”, finaliza Mônica.