Médica pela Universidade de Santo Amaro - UNISA (2010) e Infectologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medic...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O xarope para gripe é uma das opções de tratamento para aliviar os sintomas da infecção, principalmente a tosse, a dor de garganta e a congestão nasal. Esse tipo de medicamento possui componentes com propriedades anti-inflamatória, antiviral, expectorante ou antitussígena, reduzindo os sintomas e acelerando a recuperação.
Existem também opções de xaropes caseiros, que podem ser feitos com ingredientes que possuem propriedades medicinais e anti-inflamatórias. Para te ajudar a entender todas as alternativas disponíveis, seja de farmácia ou caseiras, listamos, abaixo, 12 opções de xaropes para gripe. Mas lembre-se: antes de iniciar qualquer tratamento, é importante consultar um profissional de saúde! Confira:
Xarope para gripe de farmácia
“Existem diferentes tipos de xaropes disponíveis no mercado e alguns podem conter ingredientes destinados a tratar sintomas específicos da gripe, como tosse seca, tosse produtiva [com catarro] e congestão nasal. Também há xaropes expectorantes, supressores da tosse e anti-histamínicos”, explica Úrsula Castelo Branco Teixeira Vieira, infectologista do Hospital Nove de Julho.
Veja, a seguir, algumas das principais opções disponíveis nas farmácias:
1. Antux (Levodropropizina)
O Antux é o nome comercial para levodropropizina, um xarope para gripe e tosse. O medicamento é indicado para o tratamento de tosse seca, ou seja, sem catarro. Ele atua no relaxamento dos brônquios, melhorando a ventilação e, consequentemente, aliviando a tosse.
Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 2 anos de idade e para pessoas alérgicas à levodropropizina e a outros componentes de sua fórmula. Também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica. Ele deve ser tomado da seguinte forma:
- Crianças acima de 2 anos de idade e abaixo de 12 anos: 3 mL de xarope até três vezes ao dia (10 a 20 kg) e 5 mL até três vezes ao dia (21 a 30 kg)
- Adultos e crianças acima de 12 anos de idade: 10 mL de xarope, três vezes ao dia com intervalo de, pelo menos, 6 horas entre as doses
2. Dropropizina
A dropropizina é um xarope que pode ser usado tanto para crianças (7,5 mg/5 mL), quanto para adultos (15 mg/5 mL) e também serve para aliviar a tosse seca. O medicamento atua bloqueando os receptores da tosse e apresenta uma discreta ação antialérgica, podendo ser usado no tratamento também de condições alérgicas.
Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade e em pessoas com alergia à dropropizina, com asma, com insuficiência respiratória grave ou hipotensão, além de pacientes com tosse produtiva. A dosagem correta desse xarope é:
- Crianças de 2 a 3 anos: ¼ a ½ copo-medida até quatro vezes ao dia
- Crianças acima de 3 anos: 1 copo-medida quatro vezes ao dia
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 copo-medida, até quatro vezes ao dia.
Leia mais: Remédio para gripe: veja as melhores opções para tratar os sintomas
3. Cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina
O cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina é um xarope para gripe que une esses dois componentes com ação para aliviar a tosse, inclusive quando o sintoma está relacionado a alergias, rinites e tabagismo.
O medicamento é contraindicado para quem possui hipersensibilidade ao clobutinol, doxilamina ou a outros componentes da fórmula do produto, pacientes com glaucoma de ângulo fechado, durante o primeiro trimestre da gravidez e em crianças na faixa etária de 0 a 2 anos de idade. Ele deve ser utilizado da seguinte forma:
- Adultos e adolescentes acima de 12 anos: 10 mL, três vezes ao dia
- Crianças de 3 a 12 anos: 5 a 10 mL, três vezes ao dia
- Crianças de 2 a 3 anos: 2,5 mL a 5 mL, três vezes ao dia
4. Cloridrato de bromexina
O cloridrato de bromexina é um xarope indicado para dissolver o catarro e facilitar a expectoração. Por isso, é indicado para casos de gripe em que há tosse produtiva. Ele é contraindicado apenas a pessoas com alergia à bromexina ou a outros componentes da fórmula e deve ser utilizado da seguinte forma:
- Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 mL até três vezes ao dia
- Crianças de 6 a 12 anos: 5 mL até três vezes ao dia
- Adultos e adolescentes acima de 12 anos: 10 mL até três vezes ao dia
5. Acetilcisteína
A acetilcisteína atua reduzindo a viscosidade das secreções, então é um medicamento bom para aliviar sintomas como congestão nasal e tosse com catarro. Além disso, assim como as opções anteriores, é uma opção de xarope para gripe infantil, pois também é indicado para uso pediátrico. A forma correta de utilizar o medicamento é:
- Bebês de até 3 meses: 1 ml, três vezes ao dia
- Bebês de 3 a 6 meses: 2,5 mL, duas vezes ao dia
- Bebês de 6 a 12 meses: 2,5 mL, três vezes ao dia
- Crianças de 1 a 4 anos: 5 mL, de duas a três vezes ao dia
- Crianças acima de 4 ans: 5 mL, de três a quatro vezes ao dia
- Adultos: 10 mL (xarope de 20 mg/mL), três vezes ao dia ou 15 mL (xarope de 40 mg/mL), uma vez ao dia
Saiba mais: Remédio para gripe infantil: 9 opções seguras e como tomar
6. Fluitoss (carbocisteína)
O Fluitoss é o nome comercial para o xarope feito à base de carbocisteína, uma substância que atua diminuindo a produção das secreções respiratórias, deixando-as menos espessas. É indicada para aliviar a secreção e congestão nasal, assim como a tosse com catarro e é contraindicado em caso de gravidez. A forma de utilizá-lo é:
- Xarope adulto: de 5 a 10 mL, três vezes ao dia
- Xarope pediátrico: indicado para crianças entre 5 a 12 anos, 5 a 10 mL, três vezes ao dia
Xarope caseiro para gripe
Também existem opções de xaropes caseiros para gripe, feitos com ingredientes com propriedades anti-inflamatórias e que fortalecem o sistema imunológico. Eles podem ser utilizados para aliviar a irritação na garganta e outros sintomas relacionados à gripe.
“Não há estudos que demonstrem com solidez que xaropes caseiros aliviam a tosse, mas há pacientes que relatam melhora quando fazem o uso de ingredientes como mel com limão, alho e guaco”, explica Úrsula. Listamos algumas receitas caseiras para experimentar a seguir:
1. Xarope de agrião
O agrião contém uma substância chamada gluconasturcósido, que possui ação antibacteriana. Além disso, é rico em vitaminas C e A, ferro e potássio, tornando-o um bom aliado do sistema imunológico. Para prepará-lo, você precisará de:
- 1 maço de folhas e talos de agrião higienizado
- 1 xícara de água
- 1 xícara de mel
No liquidificador, bata o maço de agrião com a água. Em seguida, transfira o líquido para uma panela, acrescentando o mel em seguida. Misture no fogo baixo até engrossar e adquirir uma consistência viscosa. Apague o fogo e transfira o xarope para um frasco de vidro. Tome uma colher de sopa do xarope até três vezes ao dia.
2. Xarope de alho
O alho é um alimento rico em alicina, uma substância anti-inflamatória que pode ajudar a aliviar a congestão nasal. Por isso, essa é uma ótima receita de xarope caseiro para gripe. Veja como preparar:
- 2 dentes pequenos de alho
- 150 mL de água
- 200 gramas de açúcar
Descasque o alho e esprema-o com o auxílio de um espremedor. Cozinhe a água e o açúcar até derreter por completo. Acrescente o alho espremido na mistura de água com açúcar e esquente no fogo baixo até chegar a uma consistência viscosa. Transfira o xarope para um frasco de vidro e consuma uma colher de sopa até três vezes ao dia.
Leia mais: Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma
3. Xarope de gengibre, limão, mel e própolis
Esse xarope é um ótimo remédio caseiro para gripe, já que esses ingredientes possuem substâncias com potentes ações anti-inflamatórias e que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, como o gingerol e a vitamina C. Você vai precisar de:
- 1 xícara de mel
- 25 g de gengibre fresco sem casca ou 1 colher de gengibre em pó5 gotas de extrato de própolis
- 3 colheres de sopa de água
- 3 colheres de sopa de suco de limão
Ferva a água e adicione o gengibre. Tampe e deixe descansar por 10 minutos, acrescentando o mel, o suco de limão e o própolis em seguida. Misture tudo em fogo baixo até obter uma mistura viscosa. Tome uma colher de sopa até três vezes por dia.
4. Xarope de gengibre com canela
O gengibre é rico em gingerol que, como já vimos, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Já a canela é rica em compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres e a controlar processos inflamatórios do organismo. Você vai precisar de:
- 1 colher de chá de canela em pó ou 1 pau de canela
- 1 xícara de raiz de gengibre sem casca
- 85 gramas de açúcar
- 100 mL de água
Ferva a água com açúcar, até que ele se dissolva completamente. Desligue o fogo e adicione o gengibre e a canela até chegar a uma consistência viscosa. Transfira o xarope para um frasco de vidro e tome uma colher de chá até três vezes por dia.
5. Xarope de alcaçuz com mel
A raiz do alcaçuz é considerada um potente expectorante e, por isso, ela pode ser usada para um xarope caseiro para gripe e tosse. Além disso, ele também possui uma substância chamada glicirrizina, que atua como um sedativo na mucosa da traquéia. Para prepará-lo, você vai precisar de:
- 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca
- 500 mL de água filtrada
- 250 mL de mel
Leia mais: Mel é realmente eficaz para tosse e resfriados, diz estudo
6. Xarope de guaco
Guaco é uma erva medicinal muito conhecida por suas propriedades contra a tosse, gripe e resfriados, por possuir ação anti-inflamatória. Para preparar o xarope de guaco, você vai precisar de:
- 1 colher de sopa de folhas frescas de guaco
- 1 xícara de água fervente
- 1 colher de sopa de mel
Em água fervente, adicione o guaco e tampe, deixando descansar por 10 minutos. Em seguida, adicione o mel. Tome uma xícara de xarope até três vezes por dia.