Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Mestre em Pneumologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Aposenta...
iGraduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), em 1998. Realizou Residência em C...
iO que é Tosse com catarro?
A tosse com catarro, também chamada de tosse produtiva, é um reflexo natural do aparelho respiratório como consequência de um processo irritativo. Serve para expelir a entrada de germes, secreção, alimentos ou corpos estranhos nas vias aéreas. Nesse tipo de tosse é expelido o muco (mais conhecido como catarro) — que pode ser claro, espesso, branco, verde, amarelo ou, em alguns casos, cinza.
O catarro é produzido por pequenas glândulas localizadas abaixo da mucosa, uma camada que reveste internamente as vias aéreas. Ele é responsável pela proteção da vias do ataque de vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem infectar o organismo. Por esse motivo, a cor, a consistência e o odor do muco podem indicar a presença de algum problema de saúde.
Leia também: Tipos de tosse: quando o sintoma é preocupante?
Causas
A tosse com catarro é provocada pela irritação das vias aéreas, que pode ser causada por diversos fatores, como:
1. Resfriado
A tosse com catarro é um dos principais sintomas do resfriado, uma infecção viral do trato respiratório que atinge especialmente as vias aéreas superiores, como o nariz e a garganta. Além da tosse, a pessoa também pode apresentar nariz entupido, secreção nasal e garganta irritada.
2. Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas, conhecidas como alérgenos. Alguns exemplos incluem pelos de animais, mofo, pólen e até mesmo perfume. Além da tosse com catarro, outros sintomas são irritação, espirros e coceira na garganta.
3. Bronquite
O processo inflamatório dos brônquios (estruturas que levam o ar para os pulmões) também pode provocar tosse com catarro, além de chiado no peito, fadiga e dificuldade para respirar. Mesmo após o desaparecimento da bronquite aguda, o paciente ainda pode apresentar tosse seca persistente.
4. Pneumonia
Quadros de pneumonia podem causar tosse com catarro, especialmente do tipo bacteriana. Nesses quadros, a consistência do muco pode ser alterada, sendo mais grossa, com mal odor e cor amarelada ou esverdeada. A pneumonia também causa sintomas como falta de ar, febre alta e dor no peito.
5. Sinusite
A tosse com catarro pode ser desencadeada por um quadro de sinusite, que é uma inflamação das mucosas dos seios nasais decorrente de infecções virais, bacterianas ou fúngicas ou de reações alérgicas. Outros sintomas comuns da sinusite incluem dor de cabeça constante, congestão nasal e febre.
6. Bronquiolite
A tosse com catarro é um dos sintomas manifestados em crianças com bronquiolite, uma infecção em que ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos — passagens menores de ar presentes nos pulmões. A criança também pode apresentar respiração rápida, chiado no peito e febre.
Buscando ajuda médica
Caso a tosse com catarro esteja acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, febre alta e cansaço constante após uma atividade física leve, é necessário procurar ajuda médica para investigar a causa do sintoma e ter o tratamento adequado. Também é indispensável observar a consistência, a cor e até mesmo o odor do catarro — especialmente se houver a presença de sangue, pois isso pode indicar um quadro mais grave de saúde.
Saiba mais: Catarro: como a cor, a consistência e o cheiro podem indicar doenças?
Características de um catarro saudável
O catarro é responsável por proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactérias e outros micro-organismos estranhos. Quando ele é expelido com cor, consistência e odor diferentes, pode ser indicação de algum problema de saúde — uma vez que, para eliminar os organismos invasores, ele poderá ficar mais concentrado, com sangue ou mesmo mal cheiroso.
É importante lembrar que nem todo muco é sinal de problema grave. Algumas características podem indicar se ele é normal ou não, como:
- Consistência: o muco normal possui consistência líquida e levemente espessa. É a quantidade de sais minerais e de proteínas presentes que conferem a aparência do catarro
- Cor: um catarro saudável não tem cor. Se ele estiver muito esbranquiçado, por exemplo, pode indicar problemas como quadros alérgicos. Já se ele for amarelado, é sinal de uma infecção respiratória do trato superior, como sinusites e laringites
- Cheiro: o muco normal raramente tem cheiro. Caso ele tenha um odor fétido leve a moderado, pode ser sinal de uma infecção bacteriana
A presença de sangue na tosse com catarro pode ser indicativo de um problema de saúde mais sério, como infecção pulmonar ou brônquica, na qual a tosse persistente feriu a mucosa. É necessária uma avaliação médica para determinar a causa.
Leia também: Tosse com sangue é grave? Conheça as possíveis causas do sintoma
Tratamento
O que é bom para tosse com catarro?
O tratamento de tosse com catarro depende da causa subjacente. Quadros causados por bactérias, como pneumonia, podem necessitar do uso de antibióticos. Já para casos de infecções alérgicas, o especialista pode receitar medicamentos anti-histamínicos para amenizar o problema.
Em todo caso, algumas recomendações são feitas para aliviar o sintoma, como:
- Beber bastante água, para facilitar a movimentação do muco pelos cílios que revestem as vias aéreas
- Fazer repouso, especialmente quando a tosse forte provoca cansaço
- Manter os ambientes bem ventilados
- Manter a cabeça elevada durante a noite, usando travesseiros, por exemplo
- Dar preferência a líquidos quentes, que podem aliviar o sintoma
- Não se automedicar, pois pode piorar o quadro
Remédio caseiro para tosse com catarro
Aliados ao tratamento da causa de tosse com catarro, alguns remédios caseiros podem ser usados para aliviar o sintoma e ajudar na expectoração do muco. Alguns deles incluem:
- Inalação com eucalipto, hortelã e pinheiro: pode contribuir para quadros de tosse com catarro em que a secreção é espessa e mais difícil de ser eliminada. É importante tomar cuidado com a dose usada de essências, já que o excesso pode irritar a mucosa do nariz e da garganta
- Raiz de alcaçuz: é considerada um potente expectorante, ajudando a eliminar o catarro e a aliviar a irritação na garganta
- Canela: possui ação bacteriana, antiviral e antioxidante, além de proporcionar um efeito secante e expectorante das mucosas — contribuindo para o alívio da tosse
- Chá de urtiga: possui propriedades adstringentes, anti-histamínicas e diuréticas, aliviando os sintomas de tosse com catarro
Leia mais: Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma
Complicações possíveis
Tossir com muita força pode forçar os músculos e a cartilagem das costelas, provocando dor no tórax — especialmente quando a pessoa se movimenta, inspira ou tosse de novo. Se não tratados, quadros de tosse também podem causar bastante desconforto e prejudicar a qualidade do sono.