Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Tosse seca?
A tosse seca, também conhecida como tosse não produtiva, é um tipo de tosse que não produz catarro. É caracterizada por uma irritação na garganta e nas vias respiratórias, resultando em uma sensação de coceira ou desconforto. A tosse seca pode ser causada por diversos fatores, como infecções respiratórias, alergias e exposição à fumaça de cigarro, à poluição do ar e à poeira. Se persistente, ela pode indicar quadros de tuberculose, DPOC ou enfisema pulmonar.
Causas
A tosse seca é provocada pela irritação das vias respiratórias, que pode ser provocada por diversos fatores, como:
1. Alergias respiratórias
A exposição a alérgenos, como mofo, poeira, pólen e pelos de animais domésticos pode provocar irritação nas vias aéreas, resultando em uma tosse seca persistente. Esse tipo de tosse é mais comum na primavera ou no outono e também provoca coceira na garganta, coriza e espirros.
2. Asma
A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas que acomete o pulmão. Durante a crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, provocando a tosse seca. O problema também causa sintomas como falta de ar, chiado e aperto no peito.
3. Refluxo gastroesofágico
A doença do refluxo gastroesofágico é uma doença digestiva em que os ácidos dentro do estômago voltam pelo esôfago em vez de seguirem o fluxo normal da digestão. Esse processo causa irritação dos tecidos que revestem o esôfago, provocando tosse seca. Ocorre especialmente após a ingestão de alimentos muito ácidos, álcool, café e outros alimentos. Além da tosse, a doença causa azia e má digestão.
4. Cigarro e poluição
A exposição a irritantes como fumaça de cigarro, fumaça ou qualquer tipo de poluição pode causar irritação nas vias aéreas, desencadeando a tosse seca persistente. Se constante, a exposição pode contribuir para o desenvolvimento de outros problemas de saúde.
5. Problemas cardíacos
Alguns problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca, causam acúmulo de fluidos nos pulmões, o que resulta em tosse seca e frequente. O paciente também pode apresentar dor no peito, falta de ar e cansaço.
6. DPOC
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), um conjunto de doenças que bloqueiam o fluxo de ar, pode provocar quadros de tosse seca persistente, além de dificuldade para respirar e cansaço em seu estágio mais avançado.
7. Tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma microbactéria que afeta especialmente o pulmão, mas que pode acometer outros órgãos e/ou sistemas do corpo. A condição se divide em diferentes tipos e, além da tosse seca persistente, provoca sintomas como falta de ar e fraqueza muscular. Quadros mais sérios podem incluir a tosse com sangue.
8. Tabagismo
A tosse seca persistente é um dos sintomas mais comuns em pessoas com dependência de nicotina, uma vez que o consumo de cigarros aumenta a viscosidade do muco do aparelho respiratório e diminui a mobilidade dos cílios que revestem as vias aéreas. Por isso, existe uma tendência desse muco natural ficar preso nos pulmões, provocando o sintoma.
9. Enfisema pulmonar
O enfisema pulmonar é um quadro degenerativo, muito associado ao tabagismo, que ocorre após a exposição a substâncias tóxicas, como tabaco e poluição atmosférica. A principal característica da condição é a destruição dos alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas gasosas do organismo. Conforme o problema avança, o paciente pode manifestar tosse seca persistente, chiado no peito e falta de ar.
Buscando ajuda médica
A tosse seca pode ser um sinal de alerta para algum problema de saúde mais grave, especialmente se ela persistir por mais de algumas semanas, piorar com o tempo e interferir na qualidade de vida. Por isso, é importante ter atenção à intensidade do problema e se ele está associado a outros sintomas, como falta de ar, dor no peito, febre persistente e perda de peso não intencional.
Tratamento
O que é bom para tosse seca?
O tratamento para tosse seca depende da causa subjacente. Se ela for causada por infecções respiratórias, por exemplo, podem ser prescritos medicamentos antibióticos, se necessário. Se for devido à alergia, o uso de anti-histamínicos pode ser recomendado. Caso a tosse seca seja provocada pela exposição a irritantes ambientais ou à fumaça de cigarro, evitar o contato é a principal recomendação para prevenir a irritação da garganta.
Além do tratamento da causa, o médico pode recomendar algumas medidas para aliviar o sintoma, como:
- Repouso, especialmente quando a tosse forte provoca cansaço
- Beber bastante água
- Realizar lavagem nasal com soro fisiológico
- Parar de fumar
- Evitar alimentos ou bebidas que podem desencadear a tosse
- Manter o ambiente livre de alérgenos ou irritantes
Remédio caseiro para tosse seca
Aliado ao tratamento clínico, o uso de alguns remédios caseiros pode contribuir para o alívio da tosse seca. É o caso do mel, com propriedades capazes de proteger as mucosas da garganta e de diminuir a irritação local. O chá de amor-doce também é uma boa opção, uma vez que, além de reduzir o sintoma, é uma planta medicinal que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e oferece propriedades calmantes.
Leia mais: Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma
Complicações possíveis
A tosse, se não tratada adequadamente, pode causar grande desconforto e prejudicar a qualidade do sono, o que pode desencadear diversos outros problemas. Além disso, tossir com muita força pode forçar os músculos e a cartilagem das costelas, provocando dor torácica, especialmente quando a pessoa se movimenta, inspira ou tosse novamente.
Referências
Manual MSD