Farmacêutica da Farmácia Clínica no Hospital Santa Casa de São José dos Campos. Bacharel em Farmácia pela Universidade P...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O remédio para pneumonia é a principal abordagem de tratamento da infecção, provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar — onde ocorre a troca gasosa entre o ar inalado e a corrente sanguínea. Os medicamentos podem variar de acordo com o tipo de pneumonia, que pode ser provocada tanto por bactérias, como a Streptococcus pneumoniae, quanto por vírus, como aqueles responsáveis por gripes e resfriados (adenovírus, COVID-19 e vírus sincicial respiratório).
Nas farmácias, existem diversas opções disponíveis para tratar a pneumonia, que devem ser indicadas por um pneumonologista após o diagnóstico. Cada medicamento apresenta indicações específicas e contraindicações também. Para te ajudar a entender as indicações, listamos os remédios mais usados no tratamento de pneumonia viral e bacteriana e as diferenças entre eles. Confira abaixo!
Remédios para pneumonia viral
A pneumonia viral é uma infecção que se instala nos pulmões, causada pela penetração de um vírus no espaço alveolar. Na maioria dos casos, os sintomas aparentes são de gripe ou resfriado, pois os mecanismos de defesa do organismo são capazes de combater o agente infeccioso. Por isso, esse tipo de pneumonia normalmente acomete pessoas com o sistema imunológico mais frágil, como idosos e crianças.
Leia também: Tratamentos para gripe: 5 opções que realmente funcionam
Os remédios para pneumonia viral podem depender de acordo com a gravidade do quadro e a idade do paciente, geralmente sendo indicado apenas analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, como tosse, febre e dor de cabeça.
Porém, para pacientes com risco de complicações ou com quadros graves de pneumonia, o médico pode prescrever o uso de um antiviral específico, que inibe a replicação do vírus e encurta o período de atividade no organismo. Conheça, a seguir, as principais opções de antivirais disponíveis nas farmácias:
1. Oseltamivir (Tamiflu)
O Tamiflu®, nome comercial do oseltamivir, é um medicamento oral que age reduzindo a proliferação dos vírus Influenza A e B através da inibição da liberação de vírus de células já infectadas, da entrada do vírus em células ainda não infectadas e da propagação do vírus no organismo. O tratamento com o antiviral deve ser iniciado nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas e durar até 10 dias.
O medicamento é contraindicado para pessoas com alergia ao fosfato de oseltamivir ou a qualquer substância da fórmula. Mulheres grávidas e lactantes também são contraindicadas ao uso sem indicação médica.
2. Zanamivir
O zanamivir é um antiviral indicado para o tratamento de pneumonia provocada pelo vírus Influenza tipos A e B, em adultos e crianças a partir de 5 anos. Ele age bloqueando a ação desses vírus, impedindo que ele se espalhe pelo organismo e, assim, aliviando os sintomas do quadro. Ele é utilizado em forma de pó, contendo 5 mg de zanamivir por dose, com o auxílio de um dispositivo que acompanha a embalagem. O tratamento deve durar entre 5 a 10 dias.
O medicamento é contraindicado para crianças abaixo de 5 anos, gestantes, lactantes e pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Pessoas com alergia ao zanamivir ou qualquer outro componente da fórmula também não devem utilizá-lo.
Remédios para pneumonia bacteriana
A pneumonia bacteriana é uma infecção das vias aéreas inferiores do trato respiratório causada pela proliferação desordenada de bactérias no pulmão. Geralmente, acomete pessoas com o sistema imunológico frágil ou com doenças pulmonares e respiratórias. A presença de gripe e outras viroses também aumentam o risco da doença.
O tratamento de pneumonia bacteriana é feito a partir do uso de antibióticos, que agem destruindo ou detendo a reprodução de bactérias, tornando mais fácil para as defesas do organismo eliminarem os micro-organismos responsáveis pela pneumonia. Contudo, eles podem variar de acordo com o estado do paciente.
- Pacientes sem necessidade de internação podem realizar o tratamento em casa por via oral. Os medicamentos mais utilizados incluem amoxicilina ou levofloxacino. Caso o paciente tenha alergia a betalactâmicos, pode-se utilizar azitromicina. Repouso e hidratação também são absolutamente necessários para a melhora do quadro
- Pacientes com necessidade de internação em enfermaria ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) realizam o tratamento via endovenosa. Os remédios mais utilizados são levofloxacino, ceftriaxona e claritromicina
Conheça, a seguir, as principais opções de antivirais disponíveis para tratamento de pneumonia bacteriana:
1. Amoxicilina
A amoxicilina é um medicamento antibiótico utilizado para o tratamento de uma gama de infecções causadas por bactérias, como a pneumonia, e age combatendo a proliferação da bactéria responsável pela doença. Ele pode ser utilizado para tratar a infecção em casa, sendo vendido em embalagens com até 300 cápsulas de 500 mg. .
O remédio é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade à penicilina. Antes do uso, é importante investigar possíveis reações de hipersensibilidade cruzada com outros antibióticos betalactâmicos, como as cefalosporinas.
Durante a gravidez, a amoxicilina pode ser utilizada desde que os benefícios potenciais sejam maiores que os riscos associados ao tratamento, o que deve ser avaliado pelo médico. O mesmo vale para mulheres que estão amamentando.
2. Levofloxacino
Assim como a amoxicilina, o levofloxacino é um medicamento indicado para tratar diversas infecções causadas por bactérias sensíveis ao princípio ativo, como a Streptococcus pneumoniae. Ele é vendido em embalagens contendo 7 a 10 comprimidos e também pode ser utilizado para tratar a pneumonia em casa.
O medicamento é contraindicado para pessoas com alergia ao levofloxacino e outros agentes antimicrobianos derivados das quinolonas (classe de medicações antimicrobianas) ou a quaisquer outros componentes da formulação. Na gravidez, ele somente deve ser usado se o benefício esperado superar o risco potencial para o feto. Isso é avaliado por um especialista.
Já durante a amamentação, devido ao risco de reações adversas graves nas lactantes, o médico deve decidir entre interromper o aleitamento ou o tratamento com o medicamento, levando em consideração a importância do levofloxacino para a mãe.
3. Azitromicina
A azitromicina é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis ao ativo produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Ele é uma opção de tratamento quando o paciente apresenta hipersensibilidade à betalactâmicos, sendo vendido em embalagens com 2, 3 e 5 comprimidos revestidos de 500 mg.
O medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina), cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula. Ele também não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação.
4. Claritromicina
A claritromicina é um antibiótico do tipo macrolídeo que exerce sua função antibacteriana inibindo a produção de proteínas pelas bactérias causadoras da pneumonia. Em alguns casos, o paciente já começa a apresentar sinais de melhora rapidamente após o início do tratamento. Geralmente, ele é usado para tratar pacientes hospitalizados em UTIs.
O medicamento possui contraindicações para menores de 12 anos, pacientes hipocalemia (pouca quantidade de potássio no sangue), insuficiência hepática em combinação com insuficiência renal e pacientes com alergia aos antibióticos macrolídeos e a qualquer componente da fórmula. Ele também é contraindicado se você estiver fazendo uso de medicamentos como astemizol, cisaprida, pimozida e terfenadina.
5. Ceftriaxona
A ceftriaxona é um antibiótico betalactâmico que age impedindo que as bactérias responsáveis pela infecção formem a parede celular que as protege, provocando a morte dos micro-organismos. Ele pode ser administrado por via intravenosa ou intramuscular, sendo utilizado especialmente para tratar pacientes internados.
O medicamento é contraindicado para recém-nascidos prematuros e pessoas com hipersensibilidade à ceftriaxona, a qualquer um dos componentes da formulação ou a qualquer outro cefalosporínico. Pessoas com histórico de reações alérgicas à penicilina e outros agentes betalactâmicos podem apresentar maior risco de hipersensibilidade à ceftriaxona.
Remédios para aliviar os sintomas de pneumonia
Durante o tratamento de pneumonia, o médico pode receitar o uso de outros medicamentos para amenizar os sintomas como febre alta, tosse com catarro e coriza. Os anti-inflamatórios e os antitérmicos (dipirona, ibuprofeno e nimesulida) são os mais usados para combater a febre, uma vez que inibem proteínas e citocinas produzidas pelo organismo para aumentar a temperatura durante quadros de infecção por vírus.
Também podem ser utilizados analgésicos em casos de dor, como paracetamol e a dipirona, que podem ser tomados a partir do início dos sintomas. Por fim, o uso de descongestionantes nasais e expectorantes, além de lavagem nasal com soro fisiológico, pode ser necessário para minimizar os sintomas e trazer maior disposição ao paciente durante o processo inflamatório.
Referências
ANVISA. Fosfato de Oseltamivir. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1312513?nomeProduto=fosfato%20de%20oseltamivir>. Acesso em 26 set 2023
ANVISA. Relenza. 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=RELENZA>. Acesso em 26 set 2023
ANVISA. Amoxicilina. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/473570?nomeProduto=AMOXICILINA>. Acesso em 26 set 2023
ANVISA. Levofloxacino. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/409996?nomeProduto=LEVOFLOXACINO>. Acesso em 26 set 2023
ANVISA. Azitromicina. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/980?nomeProduto=AZITROMICINA>. Acesso em 26 set 2023
ANVISA. Claritromicina. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1024496?nomeProduto=CLARITROMICINA>. Acesso em 26 set 2023
ANVISA. Ceftriaxona sódica. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1024496?nomeProduto=CLARITROMICINA>. Acesso em 26 set 2023>. Acesso em 26 set 2023
ANVISA. Nimesulida. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/559549?nomeProduto=NIMESULIDA>. Acesso em 26 set 2023.