Dr. Carlos Moraes se graduou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991. Fez Residência Médica...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iDurante a gravidez é comum sentir uma onda de calor maior do que a normal. Segundo o ginecologista e obstetra Carlos Moraes, a sensação acontece devido a uma série de modificações que ocorrem no corpo ao longo da gestação.
“Essas transformações no corpo da mulher no período gestacional tendem a deixar o metabolismo um pouco mais acelerado, o que aumenta a quantidade de sangue circulando, a frequência cardíaca e a superfície corporal, fazendo com que a gestante sinta um pouco mais de calor do que o normal”, explica o especialista.
Saiba mais: 13 mudanças no corpo da mulher durante e após a gravidez
No verão, essa sensação tende a piorar. Pensando nisso, o MinhaVida separou algumas medidas que as gestantes podem adotar para aliviar essa sensação e melhorar o desconforto causado pelo calor excessivo. Confira!
1. Beber bastante água
Manter uma boa hidratação durante a gravidez é fundamental não só para aliviar o calor do período gestacional, mas também para ter uma boa circulação de sangue. Gestantes desidratadas tendem a sofrer uma deficiência de irrigação dos tecidos. Por isso é importante estar com uma garrafinha de água sempre ao lado, pois quanto mais água tomar, melhor o rim funcionará e menor o risco de edemas.
Saiba mais: 8 sinais de que você não está bebendo água direito
2. Usar roupas e tecidos leves
Em relação à vestimenta, é importante evitar tecidos sintéticos, que não deixam transpirar, e dar preferência às roupas mais leves, folgadas e confortáveis, como bermudas e camisetas, e tecidos de algodão.
3. Realizar exercícios na água
Os exercícios na água, como hidroginástica e natação, são muito indicados durante a gravidez, pois, além de ajudarem no alívio do calor em excesso, não têm impacto na gestação e ainda estimulam a circulação sanguínea, ajudando a reduzir edemas.
Saiba mais: Grávida pode fazer exercício físico! Saiba as recomendações
4. Deixar o ambiente bem arejado
Outra dica fundamental para enfrentar a onda de calor excessiva na gestação é manter o ambiente bem arejado, com janelas e portas abertas. Não há problema em usar ventilador ou ar condicionado, mas o ideal é ter um umidificador junto, pois, além de refrescar o ambiente, ele umidifica o ar para não ressecar as vias aéreas.
5. Cuidar da alimentação
Preferir alimentos frios e reduzir alimentos muito condimentados e quentes pode ajudar a lidar melhor com o calor na gravidez, uma vez que o corpo gera mais calor ao consumir alimentos e bebidas quentes. Consuma salada em vez da sopa, chá gelado em vez do chá quente. Além disso, fique sempre atenta à alimentação fora de casa e evite comer na rua, de preferência, leve seu lanche ou suco, evitando se expor a viroses nos locais públicos.
Saiba mais: Grávida pode tomar chá mate?