Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quando falamos sobre força mental, e prestando atenção a especialistas como Scott Mautz, guru no assunto e treinador do LinkedIn Learning que escreveu vários livros sobre o assunto, sabemos que ela é a capacidade de regular produtivamente suas emoções, pensamentos e comportamentos mesmo nos momentos mais difíceis. Vai além de ser resiliente.
Essa autorregulação emocional, além de ser algo que se deve ensinar aos filhos, é algo que nos ajuda nos relacionamentos e é compartilhada por alguns dos líderes mais bem-sucedidos do mundo, como explicou o próprio Scott Mautz à CNBC.
Como especialista, ele estabeleceu uma série de questões que nos ajudarão a avaliar se temos mais ou menos força mental. Se responder “sim” à maioria das perguntas, você está com sorte, é mentalmente mais forte do que a maioria.
Leia também: Divertida Mente na vida real: como gerenciar Raiva, Tristeza e Alegria com Inteligência Emocional
Quando há dificuldades em sua vida, você é resiliente?
Como explica o especialista, “o que determina a sua força mental é como você se levanta e avança diante dos desafios”. Em vez de se concentrar na dificuldade em si, alguém com força mental usa a sua resiliência para aceitar a sua situação, gerir as emoções que ela produz e seguir em frente, aprendendo algo no processo.
Você é capaz de controlar suas emoções negativas no momento em que elas surgem?
Pessoas mentalmente fortes não permitem que as emoções as dominem. Isso não significa que elas escondam suas emoções. Isso significa que eles os reconhecem e gerenciam. E não importa se falamos de emoções positivas ou das chamadas negativas.
“Quando sentem a temperatura subir, respiram, param um momento e, se necessário, criam alguma distância entre si e a intensidade da sua emoção”, explica Scott Mautz, acrescentando que “não deixam que a emoção os leve a algum lugar, onde eles não querem estar."
Leia também: Negligência emocional: o que é e como lidar?
Você trabalha bem sob pressão?
Como explica Mautz, grande parte do sucesso vem da nossa atitude em relação ao estresse e da nossa resposta a ele. Ser mentalmente forte significa pensar no “desafio” em vez de na “ameaça”.
Se pensarmos neste último caso, nosso corpo responde como responderia se um urso nos perseguisse na floresta: nosso coração dispara, nossas mãos suam e nossos músculos ficam tensos.
Por outro lado, se nos concentrarmos na resolução do problema em vez de no estresse que ele nos causa, podemos aumentar a nossa concentração e controlar as nossas emoções e pensamentos, melhorando a nossa capacidade de desempenho.
Você evita se comparar com os outros?
Comparar-nos com os outros tem mais impacto do que pensamos na nossa saúde mental e bem-estar emocional. Comparar-nos com os outros muitas vezes nos faz sentir pequenos. Pessoas com maior força mental só fazem comparações consigo mesmas. Elas comparam seu eu do passado com seu eu do presente e se concentram em como desejam que seja seu eu futuro.
Você assume a responsabilidade por suas ações?
Pessoas mentalmente fortes não têm medo de se olhar no espelho e se perguntar quais desculpas dão e quais crenças limitantes as impedem de progredir. Além disso, alguém com uma mente forte também tem responsabilidade emocional e assume as consequências de todos os seus atos, fazendo a coisa certa e sem medo ou vergonha por ter cometido um erro.
Saiba também: 5 maneiras de vencer o medo de falar em público