Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Muito provavelmente você já foi pegar uma batata para preparar uma refeição e percebeu que ela tinha brotos. A germinação da batata é algo comum após algum tempo de compra e armazenamento, pois ela é preparada para crescer em ambientes com climas amenos e temperaturas estáveis. Por que esses brotos aparecem? É seguro comer a batata assim ou devemos jogá-la fora?
Batatas com brotos: o que faço com elas?
A batata tem potencial para germinar sozinha graças ao acúmulo de nutrientes em seu interior, por isso só precisa de uma temperatura agradável e um pouco de luz. Quando uma batata germina, assim como outros alimentos, produz uma substância química chamada solanina.
Essa substância pode até ser benéfica em pequenas quantidades, mas se ingerida em grandes quantidades pode se tornar tóxica a humanos. No entanto, isso não acontece se observarmos apenas pequenos brotos germinados em poucas semanas.
O verdadeiro risco de comer batatas com brotos e raízes é caso elas estiverem germinando a muito tempo, chegando até mesmo a adquirir uma cor esverdeada devido à produção de solanina. Depois de algum tempo, a batata começa a murchar, pois começa a perder nutrientes que se transformam em açúcar.
Saiba mais: Batata-doce: benefícios, receitas e como ela ajuda a emagrecer
Compostos tóxicos estão nos brotos e nas partes danificadas das batatas
Se apenas pequenos brotos surgirem e a batata permanecer firme, é seguro comê-la. Devemos eliminar os brotos e as partes geminadas, assim como as partes moles se houver, pois é aí que se concentram as substâncias tóxicas. Porém, se o estágio de germinação estiver mais avançado, apresentando cor esverdeada e aspecto murcho, como mencionado anteriormente, é melhor descartá-la.
As batatas que nunca devem ser consumidas são aquelas enrugadas e moles, pois podem causar intoxicação alimentar. Sintomas como vômitos, diarreia e dores abdominais ocorrem poucas horas após a ingestão das batatas germinadas.
Gestantes podem consumir uma batata germinada?
Grávidas devem evitar batatas germinadas que contenham brotos. Se forem brotos pouco perceptíveis, não devem causar efeitos adversos, mas em caso de gravidez é recomendado evitar o alimento e prevenir riscos ao feto.
Como evitar a germinação da batata?
A primeira estratégia para evitar que os brotos cresçam nas batatas é evitar armazená-las por muito tempo. Temos o hábito de comprar batatas em grandes quantidades e demoramos muito tempo até comê-las.
Compre as batatas conforme suas necessidades. Em casa, guarde o alimento em um ambiente escuro, pois a luz acelera o processo de germinação.
Por último – e esta é mais uma sugestão popular do que científica –, não guarde batatas e cebolas juntas, porque isso pode acelerar o processo de germinação. Teste colocar um grupo de batatas e cebolas juntas e outro grupo separadamente e veja qual o grupo que gera mais brotos.
Saiba mais: 30 alimentos que causam gases e como combatê-los