Nutricionista e farmacêutica, pós graduada em Terapias Integrativas, especializada em modulação intestinal, psiquiatria...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O whey protein é o suplemento queridinho daqueles que praticam musculação regularmente com o objetivo de ganhar músculos, afinal, a proteína é um nutriente fundamental para o aumento de massa muscular.
Mas engana-se quem pensa que o whey serve apenas para isso. Ao MinhaVida, Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo Ideais, explica que, além de favorecer o ganho de massa magra, esse suplemento auxilia na redução das dores musculares pós-treino e na queima de gordura. Ou seja, ele também é vantajoso para quem deseja emagrecer.
Há ainda outra vantagem incrível: o whey protein pode ser combinado com diferentes tipos de alimentos. E dentre as melhores opções, estão as frutas, e a nutricionista explica o porquê.
Leia também: Criança pode tomar whey protein? Especialista responde!
Os benefícios de misturar whey protein com frutas
Conforme a especialista, a combinação de whey protein e frutas é excelente tanto pelo sabor, quanto pelo potencial de nutrição. “Integrar frutas ao whey potencializa a refeição, agregando fibras, vitaminas e minerais que complementam a proteína”.
Entre os principais benefícios, Verônica destaca:
- Melhor absorção e digestão: “as fibras das frutas ajudam a melhorar a digestão do whey e a estabilizar a liberação de energia no organismo”;
- Potencial antioxidante: “frutas, como morango, frutas vermelhas ou abacaxi são ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres gerados durante o exercício”;
- Saciedade e controle de peso: “as fibras das frutas aumentam a saciedade, ajudando no controle do apetite, principalmente quando o shake é usado como lanche”.
Leia também: Creatina não é só pra quem malha, esses são os 7 benefícios dessa substância que muita gente não conhece
As melhores frutas para tomar com whein protein (para o ganho de massa muscular)
Para pessoas que fazem uso de whey protein visando o ganho de massa muscular, a nutricionista recomenda as seguintes frutas:
1 - Banana
“É rica em carboidratos e potássio, ajuda na reposição de energia e na prevenção de cãibras. Combina bem no pós-treino para recuperação muscular. Podemos potencializar com beterraba e ter mais benefícios, como a melhora da oxigenação muscular”.
2 - Abacate
“É uma ótima fonte de gorduras saudáveis e calorias densas, contribui para o ganho de peso e energia de forma equilibrada”.
3 - Manga
“É rica em carboidratos e vitamina C, fornece energia e auxilia na imunidade. Boa opção para shakes pré ou pós-treino. Podemos potencializar com outras frutas amarelas e cenouras”.
4 - Damasco
“É uma excelente fonte de carboidratos rápidos, ideal para otimizar o glicogênio muscular. Funciona bem em smoothies energéticos”.
As melhores frutas para tomar com whein protein (para o emagrecimento)
Para pessoas que fazem suplementação com whey protein e estão no processo de emagrecimento, a especialista indica:
1 - Frutas vermelhas
“Possuem antioxidantes potentes que reduzem inflamações causadas pelo treino intenso. Complementam a proteína com poucas calorias, auxiliando na definição muscular”.
2 - Kiwi
“É rico em vitamina C, fibras e baixo em calorias. Ajuda na digestão e no controle da fome. Além de melhorar a saúde intestinal”.
3 - Pera
“É uma excelente fonte de fibras e com baixo índice glicêmico. Ajuda a manter a saciedade por mais tempo”.
Leia também: O segredo para perder barriga depois dos 40 pode estar nas 8 dicas desta especialista
Receitas fáceis com whey protein
Para te ajudar a diversificar o cardápio utilizando o whey protein, facilitando essa suplementação no dia a dia, Verônica Dias compartilhou duas receitas simples, práticas e saudáveis. Confira!
Bolo de caneca proteico com whey protein e farelo de aveia
Ingredientes
- 1 ovo (para intolerâncias, substituir pela linhaça ou chia hidratada na água)
- 1 colher de sopa de farelo de aveia
- 1 scoop (30g) de whey protein (sabor baunilha ou chocolate)
- 1 colher de chá de cacau em pó (opcional, se usar whey de chocolate pode omitir)
- 1 colher de chá de azeite1 colher de chá de fermento químico
- 2 colheres de sopa de leite ou água (ajuste a textura se necessário)
- 1 colher de chá de mel ou adoçante (opcional)
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma caneca grande até formar uma massa homogênea. Adicione o fermento por último e misture delicadamente. Leve ao micro-ondas por 1 a 2 minutos (dependendo da potência). Verifique a textura com um palito; ele deve sair limpo. Espere esfriar um pouco e, se desejar, finalize com pasta de amendoim ou frutas frescas por cima. Atenção nas calorias e no seu objetivo.
Dica: para uma versão ainda mais funcional, acrescente uma pitada de canela ou chia na massa.
Panqueca de banana com whey protein
Ingredientes
- 1 banana madura amassada
- 1 ovo
- 1 scoop (30g) de whey protein (sabor neutro ou baunilha)
- 2 colheres de sopa de farelo de aveia
- 1 colher de café de canela em pó (opcional)
- 1 colher de chá de fermento químico
Modo de preparo
Em uma tigela, misture bem a banana amassada, o ovo, o whey e o farelo de aveia até obter uma massa uniforme. Adicione a canela e, por último, o fermento, misturando delicadamente. Aqueça uma frigideira antiaderente e unte levemente com óleo de coco ou azeite.
Despeje porções da massa na frigideira, formando pequenas panquecas. Cozinhe em fogo baixo por 2 a 3 minutos de cada lado, até dourar. Sirva com mel, frutas frescas ou iogurte natural para acompanhar.
Dica: se quiser variar, adicione pedacinhos de chocolate 70% ou nozes à massa antes de assar. As nozes deixarão ainda mais proteico.
Leia também: Pré-treino caseiro: 8 ideias gostosas para ganhar massa muscular