Durante a gravidez, o corpo feminino passa por mudanças e diversas dúvidas sobre como cuidar da beleza do corpo e dos cabelos surgem neste período. Para entender melhor o que pode e o que não se deve fazer durante a gestação, destaco abaixo algumas dicas sobre beleza na gravidez:
Como a gestação favorece a beleza feminina?
Durante a gravidez, três estruturas ficam muito boas:
- Os cabelos tornam-se mais volumosos e brilhantes em função das alterações hormonais próprias da gravidez;
- As unhas, porém, ficam bem esteticamente somente nos dois primeiros trimestres;
- A pele fica mais hidratada devido aos novos vazinhos sanguíneo que se fornam na derme e ao aumento da chegada de sangue aos tecidos.
Também acontecem mudanças "desfavoráveis"?
Nessa fase podem surgir manchas que não se restringem apenas às áreas expostas ao sol. Também ocorre diminuição da imunidade da pele, predispondo infecções virais, fúngicas e bacterianas.
Como lidar com os pés inchados?
O edema de membros inferiores nas mulheres grávidas ocorre, mais significativamente, a partir da segunda metade do segundo trimestre. Isso se dá pela compressão que o útero faz sobre as veias ilíacas - os vasos responsáveis por drenar o sangue das pernas.
Esse incômodo é mais frequente em mulheres que engordam muito, apresentam problemas de saúde (como hipertensão, nefropatias e tireoidopatias) e nos casos em que o feto é muito grande. Para atenuar o problema a dica é: deitar-se com as pernas para cima e usar meias elásticas de compressão apropriadas.
Podem ocorrer alterações na pele do rosto?
Acne, manchas escuras e aumento dos pelos são as alterações mais presentes. Mas nem todas as mulheres terão esses sinais. Eles ocorrem com mais frequência naquelas que já tinha algum acometimento desse tipo. Mas atenção: qualquer que seja a condição cutânea, nenhuma poderá ser abordada de forma caseira, não-profissional. Deve-se, sempre, procurar a ajuda de um dermatologista para que seja indicado o melhor e mais seguro tratamento tanto para a mãe, quanto para o bebê.
Quais cosméticos podem ser usados?
A maioria pode ser usada, com exceção dos que têm derivados de retinoides, ureia - em concentração maior que 3% - ou despigmentantes em geral. Também se faz restrição relativa às tinturas e os alisantes de cabelo. Contudo, a lista completa pode ser questionada ao dermatologista durante uma consulta nesta fase da vida feminina.
Procedimentos estéticos estão liberados?
De todos os procedimentos de consultório, só estão liberados a limpeza de pele e o peeling de cristal.
Saiba mais: Maternidade
O cuidado com o corpo contribui para uma gravidez feliz que com certeza trará lembranças carinhosas de uma fase excepcional da vida. Todo cuidado é bem-vindo! Por isso procure sempre a ajuda de um dermatologista para sanar dúvidas e saber o que é seguro e perigoso de se usar nesse período.