Os cuidados com o corpo são fundamentais, não só para manter a forma, mas a saúde também. Mas, antes de sair praticando...
iTodas as crianças em fase de crescimento deveriam ser avaliadas por fisioterapeutas antes de iniciar qualquer atividade física com o objetivo de não sobrecarregar as estruturas músculo-esquelético em desenvolvimento, o que posteriormente causaria sérios danos a essas mesmas estruturas.
No caso de crianças e jovens que apresentam a popular dor de crescimento é aconselhável não sobrecarregá-las com atividades físicas de impacto mais do que duas vezes por semana e apenas uma atividade de escolha. Lembrando que essas crianças já possuem uma hiperatividade decorrente da idade, que é o correr, pular, subir e descer natural de diversas brincadeiras diárias em casa, além das atividades físicas no período escolar (exercícios e esportes praticados na aula de educação física).
Quando a criança ou jovem apresentar diariamente a dor de crescimento, as atividades físicas extra-escolares devem ser substituídas por exercícios ou atividades físicas que priorizem o alongamento muscular, o que no caso será mais importante do que a própria atividade física que esteja praticando.
Como você preenche o dia a dia do seu filho?