Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Um estudo divulgado dia 14 de janeiro pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica descobriu que o cansaço e o estresse no trabalho são os maiores fatores que podem prejudicar o desejo sexual masculino. O trabalho foi desenvolvido pela organização em parceria com pesquisadores da Universidade de Zagreb, na Croácia, e da Universidade de Oslo, na Noruega.
Participaram desse levantamento 5.255 homens heterossexuais, que responderam a um questionário pela internet. Segundo os resultados, 14,4% desses indivíduos admitiram falta de desejo sexual durante pelo menos dois meses no último ano, o que gerou situações como ejaculação precoce ou, sobretudo, incapacidade de manter a ereção.
Essa prevalência foi ainda maior (24%) quando a pesquisa olhou apenas para os homens de 30 a 39 anos de idade - período no qual geralmente eles se casam, têm filhos, se divorciam, realizam um maior investimento na carreira profissional ou outros eventos com potencial estressante. Por outro lado, apenas 10% dos homens com mais de 60 anos reconheceram perda de interesse sexual, seguidos pelos indivíduos de 18 a 29 anos (16,7%), 50 a 59 anos (21,4%) e 40 a 49 anos (21,5%).
Cruzando essas informações, os autores notaram que o estresse no trabalho e o cansaço excessivo estão por trás dos problemas na relação, como brigas com a parceira ou a indisponibilidade do casal em dedicar-se ao relacionamento, bem como a falta de libido.
Passe uma semana com menos estresse no trabalho
Uma pesquisa do plano de saúde Omint feita com mais de 15 mil pessoas apontou que a ansiedade é a complicação que mais cresce entre os profissionais, sendo que 31,7% dos executivos têm índice elevado de estresse. O corpo todo sofre com essa rotina estressante, nos impedindo de seguir com nossas atividades diárias ou mesmo diminuindo o pique para o lazer e os cuidados com o parceiro. Para aliviar esse sufoco, o Minha Vida foi atrás de especialistas de diversas áreas e elaborou um plano de sete dias com hábitos simples e mais relaxantes. Considere os dias seis e sete como sábado e domingo e boa semana!
Dia 7
Passe o tempo com pessoas queridas
Nada de sentir tédio no domingo - já parou para pensar o quanto você desejou ter um tempo livre durante toda a semana? Passar esse momento com amigos e família, segundo o psicólogo Fernando, é uma das melhores alternativas. "A convivência com essas pessoas ajuda a desabafar e deixar as preocupações menos ameaçadoras, reforçando os sentimentos positivos em nossa vida", comenta o profissional.
Adote sete saídas para a típica depressão de domingo
Já comece a planejar a semana
Pense desde já nos lanches que você irá levar ao trabalho, faça as compras no supermercado, monte uma lista com as tarefas previstas para cada dia. Comece a segunda-feira com uma segurança maior de que você consegue administrar o seu tempo.