Como recuperar a confiança no parceiro após uma traição?
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
Estamos falando aqui de uma situação muito delicada e difícil. Um traição é um rompimento brusco e agressivo dos planos e sonhos que possuímos para nossa vida. As pessoas que passam por esta situação costumam relatar uma dor emocional tão intensa e sentem-se perdidas, sem base e sem saber direito o que fazer e como lidar com isso. A dor traz decepção, raiva, angustia, temor, desgaste...
Muitos não conseguem superar, perdoar e seguir adiante e por isso a relação chega ao fim, mas há sim casos de casais que se entenderam após este momento tão angustiante e se tornaram feliz após.
Antes de tudo é preciso entender que aquela relação que possuiam, acabou, foi rompida. E tentar recuperar o que se tinha antes, tende a ser perda de tempo e gerar muito desgaste e sofrimento.É uma busca fantasiosa, pois antes havia um casal, onde os dois possuiam um acordo e agora há um casal onde um está machucado e o outro agiu de forma indevida. O contrarto foi quebrado, isto é, se tornaram pessoas diferentes da que eram antes, a confiança foi quebrada e precisam analisar o contrato passado (o que motivou e unia a relação) e tentar montar um contrato novo, levando em consideração a nova fase de vida e dados ocorridos, além de se perguntar se quer realmente tentar mais um acordo com esta pessoa após a quebra de confiança.
Pensando que a relação, que havia até então foi rompida pela traição é fundamental que a pessoa traída, tente entender que estará entrando em um luto. O luto é um processo natural do ser humano para transitar entre as perdas da vida, tanto de mortes de pessoas queridas, como de mudanças e perdas maiores (fim de namoro, mudança de cidade, demissão de emprego, traição...). Assumir que está de luto e precisa de um tempo interno e emocional para lidar com esta dor, é o primeiro caminho a ser feito. O luto é pessoal e pode durar tempo inderteminado, conforme cada pessoa e situação. Escrevi um artigo sobre este tema, no site minha vida e talvez seja util para você.
o tema é: Terminos e crises no relacionamento pedem momento de luto antes de seguir em frente. Por Raquel Baldo Vidigal.
Enquanto enfrenta seu luto, vale avaliar o que ocorreu. Porque sua relação chegou neste ponto? Será que ja estavam afastados, separados, mas negavam o fato e a traição foi resultado disso? O que estava acontecendo com cada um deste casal, neste periodo de vida? Foi um descontrole momentâneo devido a angustia ou estresses na vida ou na relação?
Será que um ou ambos os lados são realmente confiáveis para se manter em uma relação monogamica (existem pessoas que por mais se amem, não estão prontas para este acordo, muitas vezes por questões pessoais ainda não amadurecidas e trabalhadas). O que você espera de uma relação amorosa? Será que a pessoa escolhida por você possui o mesmo objetivo?
Estas perguntas não tem como objetivo justificar o ato e tão pouco induzir a culpa de alguém, mas ajudam muito a entender aquele casal, aquele momento de vida, as pessoas envolvidas.
E são estas respostas que poderão dizer se vale ou não a pena ficar na relação após uma traição. O que poderá dizer se vão conseguir superar ou não sera a atitude do casal.
Em assumir esta dor, este erro, passar pelo luto e juntos tentarem não fingir ou esquecer, mas viver esta reconstrução de contrato amoroso.
Normalmente é um processo longo e delicado, onde só vocês dois poderão de fato saber o que sera o melhor. As vezes um terapia em casal ou individual pode facilitar entender o que está acontecendo com a história de vocês. Vale pensar nisso, também.
Espero ter ajudado
Atenciosamente
O calor deixa as pessoas mais estressadas?
O calor tende a deixar as pessoas mais estressadas por causa da liberação de um hormônio chamado cortisol, que é considerado o hormônio do estresse. Esse hormônio, inclusive, pode gerar incômodo tanto em dias de calor, quanto nos de frio extremo.O ho...
[ Continuar lendo ]Pode usar absorvente íntimo durante os exercícios?
Sim, é possível usar absorvente íntimo durante os exercícios. No entanto, a escolha entre absorvente interno, absorvente externo ou coletor menstrual dependerá das preferências pessoais e do nível de conforto de cada mulher.Em geral, absorventes...
[ Continuar lendo ]Sinto ciúmes do meu amigo, devo conversar sobre isso?
Se pararmos pra pensar, na vida, acabamos escolhendo, para ficar mais próximas da gente, aquelas pessoas que a gente gosta de conversar. Não é diferente com os amigos. Analise quem são seus amigos e porque eles são seus amigos. A resposta não é outra...
[ Continuar lendo ]