Como pedir demissão de um emprego após muitos anos?
Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
i
Não existe uma fórmula fácil quando se trata de um pedido de demissão, porém ele deve ser tomado quando este já não traz satisfação profissional, emocional e financeira.
Caso tenha certeza de sua decisão e já andou estudando outras possibilidades profissionais, deve ser honesto consigo mesmo e com seu empregador, desta forma resolverá uma situação que está te trazendo incômodo.
Todos temos direito de sair de um local que não nos agrada mais e para isso seria importante escrever o que pensa, em como fazer esse pedido, desta forma se sentirá mais seguro e preparado para quando resolver conversar com seu chefe.
Pode colocar ao chefe que gostaria de sair do emprego, pode dizer as razões de forma clara e honesta, porém sinto pela sua pergunta que está com receio de algo, talvez da reação deles, sendo assim precisará sentir-se seguro nesse momento e tenha certeza de que depois se sentirá aliviado.
Como disse acima não tem regras, marque um horário e coloque sua decisão.
Boa sorte!
Um abraço
Luciana Kotaka
Sou Psicóloga Clínica, atuando como Psicoterapeuta e Orientadora Profissional e de Carreira desde 1999, atualmente atend...
i
Como você está fazendo essa pergunta podemos supor que a ideia ou desejo de pedir demissão está sendo uma fonte de dificuldades, não estando talvez bem definida ou decidida. Transições de emprego, trabalho ou profissão por escolha própria (quer dizer, você não está sendo demitido(a)) têm mais sucesso quando podem ser planejadas e quanto temos um bom grau de consciência dos motivos para essa escolha.
Um bom caminho seria fazer uma auto-exploração sobre os motivos da necessidade dessa demissão. São questões salariais? De ambiente de trabalho? Do tipo de atividade exercida? Falta de reconhecimento ou valorização? Falta de oportunidades de crescimento? Exigências acima de suas condições de resposta? Está ficando doente e isso parece se relacionar à essa insatisfação? Quer mudar de profissão? Quer experimentar novos segmentos de mercado? E muitas outras questões como essas devem ser feitas como forma de esclarecimento de seus motivos para a mudança. A partir das respostas podemos investigar se essas expectativas podem ser respondidas pelo lugar atual de trabalho, a partir de algumas mudanças de ação, ou se se já esgotou-se todas essas possibilidades.
Estando na segunda situação, é necessário se traçar um planejamento para essa transição, que vai desde o aspecto financeiro (ter uma reserva que permita arriscar outras possibilidades sem ficar apertado), passando pelo mapeamento de alternativas possíveis no mundo do trabalho que, a partir de sua trajetória, venham ao encontro de suas necessidades pessoais, materiais e de realização, até o aspecto psicológico (preparar-se para lidar com o incerto, o risco e o novo).
Transições e mudanças nunca são fáceis ou indolores, mas são fundamentais para nosso crescimento pessoal e profissional!
Caso todo esse processo, que é bastante complexo, se torne muito difícil em se fazer sozinho(a), procure um profissional especializado em Orientação de Carreira, que poderá realizar um trabalho com foco nesse tema.
O calor deixa as pessoas mais estressadas?
O calor tende a deixar as pessoas mais estressadas por causa da liberação de um hormônio chamado cortisol, que é considerado o hormônio do estresse. Esse hormônio, inclusive, pode gerar incômodo tanto em dias de calor, quanto nos de frio extremo.O ho...
[ Continuar lendo ]Pode usar absorvente íntimo durante os exercícios?
Sim, é possível usar absorvente íntimo durante os exercícios. No entanto, a escolha entre absorvente interno, absorvente externo ou coletor menstrual dependerá das preferências pessoais e do nível de conforto de cada mulher.Em geral, absorventes...
[ Continuar lendo ]Sinto ciúmes do meu amigo, devo conversar sobre isso?
Se pararmos pra pensar, na vida, acabamos escolhendo, para ficar mais próximas da gente, aquelas pessoas que a gente gosta de conversar. Não é diferente com os amigos. Analise quem são seus amigos e porque eles são seus amigos. A resposta não é outra...
[ Continuar lendo ]