Qual é a porção máxima de açúcar e sal que devem ser ingeridas por dia?
Clarissa Tamie Hiwatashi Fujiwara Deveza é nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (F...
i
O açúcar está presente, de forma geral, em quantidade em produtos industrializados, como bebidas prontas e doces, representando uma fonte considerável de energia, porém pobre em nutrientes. O consumo excessivo de açúcar consiste num dos principais fatores alimentares relacionados ao aumento de peso na população adulta e em crianças e adolescentes.
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe que a ingestão diária de açúcares não exceda a 5% do valor energético total que, numa dieta baseada em 2.000 kcal, equivaleria a 25 g (aproximadamente 6 colheres de chá) de açúcar. Apenas como exemplo, uma única lata de refrigerante regular apresenta em torno de 40 g de açúcar.
Paralelamente, é importante ressaltar que o sal de cozinha (cloreto de sódio) apresenta em sua composição 40% de sódio estando o consumo de sódio em excesso associado ao desenvolvimento de hipertensão arterial, figurando como um fator de risco para a doença cardíaca e o acidente vascular cerebral (AVC).
O sódio é encontrado naturalmente em diversos alimentos, contudo está presente em quantidades muito mais elevadas em produtos industrializados, a exemplo de enlatados, embutidos e temperos prontos, sendo de grande interesse, portanto, a leitura da tabela nutricional no rótulo destes produtos.
Para indivíduos adultos, a recomendação é de que sua ingestão diária de sal não ultrapasse 5 g (cerca de uma colher de chá rasa) - que contém 2.000 mg de sódio.
Salienta-se que as recomendações para a ingestão de açúcar e sal variam de acordo com as necessidades energéticas e estágio de vida de cada indivíduo. Consulte um nutricionista para que juntos vocês possam planejar as melhores maneiras de reduzir o consumo diário de açúcar e sal em sua alimentação de acordo com as suas necessidades.
Tenho sentido mais fome que o comum, tem algo que eu possa fazer para sentir menos?
O aumento da fome pode ser sinal de muitas condições, como a privação do sono ou sono de má qualidade, o estresse ou ansiedade, o uso de alguns medicamentos como corticoides e antidepressivos e doenças como o hipertireoidismo ou diabetes mellitus des...
[ Continuar lendo ]Grávida pode tomar chá de camomila?
Existem estudos, não completamente confiáveis, que apontam que o consumo excessivo da bebida na gestação pode estimular as contrações — mas isso não é comprovado cientificamente. Portanto, o chá de camomila é liberado com cautela na gravide...
[ Continuar lendo ]Quais alimentos dão mais energia?
Existem diversos alimentos que desempenham um papel fundamental na oferta de energia ao corpo de maneira saudável. Entre eles, os carboidratos simples se destacam como principais fontes de energia.O recomendado é incluir frutas, pães, macarrão,...
[ Continuar lendo ]