Qual a diferença entre depressão psicótica e esquizofrenia?
Graduado em psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná, com formação em EMDR pelo Instituto Ibero America, na área e...
i
Os sintomas apresentados são bem distintos, mas ambas precisam ser avaliadas por um profissional da área da saúde para um diagnóstico bem fundamentado a fim de que se possa encaminhar para um tratamento adequado dependendo o caso.
Os sintomas da depressão não são apenas psicológicos, são também físicos. Ela é persistente, duradoura, gera sintomas como choro fácil, falta de energia e alterações no peso por exemplo, podendo ser difícil de ser identificada pelo paciente, porque os sintomas podem estar presentes noutras doenças ou serem apenas sinais de tristeza sem se tratar de uma doença com necessidade de tratamento específico. É uma doença que no caso de não se fazer tratamento vai piorando, podendo em casos graves, levar ao suicídio, etc.
Na esquizofrenia envolvem alterações específicas do pensamento, da percepção sensorial, do comportamento e do afeto. Um ou mais destes sintomas podem estar presentes em uma pessoa com esquizofrenia. No entanto é importante ressaltar que outras doenças também podem apresentar alguns destes sintomas e um diagnóstico final só poderá ser feito por um profissional habilitado:
Os transtornos do pensamento envolvem:
-
Delírios e alucinações;
- Distúrbios formais dos pensamentos saltam de um tópico a outro, às vezes sem conexão aparente;
- A pessoa pode criar palavras novas, substituir palavras por sons, rimas e repetir sílabas;
- Alterações no comportamento apresentam-se como diminuição de iniciativa, transtornos motores e alterações no comportamento social;
- A pessoa pode ficar parada por um longo período de tempo ou se engajar numa atividade repetitiva e aparentemente sem finalidade;
- Os extremos podem incluir o estupor catatônico;
- Alterações no afeto com a diminuição da resposta emocional já foi considerada um sintoma característico da esquizofrenia.
Atenciosamente,
O álcool piora a depressão?
O álcool é considerado uma substância psicoativa, ou seja, uma forma de droga. Em algumas situações, o uso abusivo de drogas pode resultar em sintomas depressivos. No entanto, é comum observar que, devido aos sintomas depressivos, algumas pessoa...
[ Continuar lendo ]Quando estou de folga, passo o dia bem. Mas quando preciso trabalhar, fico mal ao ponto de ter pensamentos suicidas. É depressão?
Não necessariamente é depressão. Pode ser um transtorno de ansiedade devido a algum trauma ou situação negativa relacionada ao ambiente de trabalho, que faz com que você apresente esses sintomas quando está no ambiente ou se aproxima dele.
Como saber se um jovem está entrando em depressão ou e só ansiedade?
A ajuda de um profissional como psiquiatra e psicólogo, é sempre um ótimo caminho para se chegar a um diagnóstico completo, seguro e eficaz.