Eu gosto do meu marido e sei que ele gosta de mim, mas não temos vontade de transar. É possível manter um casamento sem sexo?
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
Você alega em sua colocação que ambos não tem vontade de transar. Mas fiquei aqui pensando como será que eram antes enquanto casal? Será que antes o sexo fazia parte de uma rotina na vida de vocês? Era prazeroso, continuo e presente ou era confuso, tímido, sem jeito? E antes de vocês dois estarem juntos, como era o sexo? Que papel o sexo tem/tinha na vida de vocês dois separadamente (enquanto indivíduos) e que papel possui hoje enquanto casal? Estas respostas poderão conduzir a uma ideia do futuro de vocês.
Existem sim casais que vivem bem e sem sexo, ou com muito pouco sexo. Por se tratar de duas pessoas que possuem uma libido baixa ou com outros focos de prazeres na vida, que por um acaso se encontraram, logo tendem a se manter assim. Mas o que é mais comum, é que um dos lados tenha uma libido mais baixa e o outro desanime em fazer ou tentar e assim se acomodam na ausência do sexo. Quando isso acontece, o futuro merece atenção, pois aquele que está desanimado em algum momento pode querer cobrar /retomar sua vida sexual mais ativa e o casal entrar em crise.
Libidos mais baixas podem ser explicadas por diversos fatores: culturais, hormonais, sociais, estresse do dia a dia, idade e até mesmo falta de tato do parceiro...O sexo é algo que faz parte de uma relação casal, independente da quantidade . E faz muito bem, para manter o casal feliz, pois proporciona bem estar, prazer, intimidade, toques carinhosos e/ou ousados que despertem a ideia de desejar e ser desejado. Todo casal precisa se manter desejando e sendo desejado, de alguma forma, para que possa continuar sendo um casal saudável e é natural pensar que o sexo deva fazer parte disso.
O sexo assim como tantas questões na vida também deve ser aprendido, treinado e estimulado a mudanças para se encaixar em nossas vidas a cada fase.
Quando o sexo por algum motivo deixa de ser uma opção, podem existir outras formas de prazer entre o casal e isso precisa ficar claro para ambos os lados. Se os dois no casal concordam em ausentar ou diminuir o sexo na relação, tudo indica que concordam nesta opção e podem ser muito felizes, mas sugiro que se certifiquem se realmente ambos estão dispostos a isso ou apenas acomodados ou desanimados, pois se for este o caso, existe forte chance de alguém se decepcionar um dia e surgir com uma mudança repentina.
Sugiro que busquem apoio profissional - façam exames clínicos primeiramente para entender o nível hormonal do casal (seria importante ambos fazerem) e então busquem ajuda psicológica em casal ou individual. Quem sabe possam descobrir o que houve com a libido de vocês e como lidar com a situação, se aceitando, buscando possibilidades de uma nova atitude. E somente então decidirem se mantém ou retiram o sexo da relação de vocês.
Vale a pena tentar, espero ter ajudado.
Atenciosamente
Graduação em Filosofia e Psicologia. Formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos...
i
Claro que sim que pode manter um casamento sem sexo. Porém convêm verificar suas taxas hormonais... podem estar em falta em ambos e aí pode comprometer outras áreas da vida e não apenas a sexual.
Como adolescentes podem aprender a se masturbar com mais prazer?
O ato de masturbação consiste em conhecer o próprio corpo e a descoberta de zonas erógenas (partes do corpo que sente-se mais prazer). Continue explorando seu próprio corpo para se conhecer melhor. Antes de iniciar a vida sexual, converse com um adul...
[ Continuar lendo ]Qual a melhor posição para sexo anal, sem dor ou desconforto para a mulher?
As melhores posições são com a mulher "de quatro" ou deitada de lado com o homem atrás, também deitado de lado. Porém, mais importante do que isso é estar com o corpo e o ânus bastante relaxados, usar muito lubrificante, e se comunicar bastante com o...
[ Continuar lendo ]É normal não conseguir sentir desejo sexual por uma pessoa, mesmo a amando?
Por mais estranho que possa parecer, é mais normal do que se imagina. Suponho, pela sua pergunta, que se refere a um cônjuge ou namorado(a), porque por exemplo, consideramos absolutamente normal amar amigos, parentes, etc, e não sentir desejo sexual...
[ Continuar lendo ]