O que é fadiga muscular? Como me recuperar?
Educadora física com mestrado na área de biomecânica e lesão ortopédica
A fadiga muscular não é uma lesão, mas sim um estado muscular em que a musculatura está extremamente exausta, cansada, sem dar conta do recado, sem conseguir dar conta do movimento, do exercício, do treino ou do dia a dia da pessoa.
A fadiga muscular não é exatamente um estágio antes da lesão muscular, mas sim um fator potencial que deixa o corpo extremamente exposto a uma lesão.
Uma pessoa pode entrar em fadiga muscular porque ela não está preparada para determinado exercício, então ela entra em fadiga com muita facilidade. A fadiga muscular também pode surgir depois de um tempo de exercício, como em uma maratona. Se a pessoa não está pronta fisicamente, não dormiu bem ou não se alimentou adequadamente, sua musculatura entra em fadiga.
A fadiga muscular pode estar relacionada a muitas variáveis, como fisiológica, hormonal e alimentar. Para reduzir as chances de ter uma, é importante se alimentar bem, descansar bem e ter orientação, se preparando cada vez melhor e tendo um bom planejamento de exercícios.
Não existe um tempo de recuperação da fadiga. A fadiga não é uma lesão muscular, por exemplo, em que a gente tem um tempo para se recuperar. É preciso ter um contexto de vida adequado para se recuperar de uma situação de fadiga muscular, envolvendo descanso e recuperação.
No fim, depende muito da pessoa e de que nível que ela está saindo de condição física. Uma pessoa bem treinada se recupera mais rápido, então não tem uma conta exata.
Mestre em bioengenharia e graduado em educação física
Fadiga muscular pode ser considerada um estresse mecânico no músculo que pode acontecer pela falta de força ou de condicionamento físico. O organismo sinaliza essa fadiga por meio de tremor muscular ou o cansaço muscular localizado, podendo levar à lesão quando for persistida.
Pesquisadores falam que a fadiga é como uma "amiga" para que se evite um estado de lesão. Essa fadiga pode acontecer em pessoas iniciantes em algum esporte, por terem baixo condicionamento físico, mas pode acontecer também em atletas experientes, com uma exigência muito alta o seu rendimento físico.
Quando um aluno é iniciante na prática de um exercício, o professor deve observar essas questões de fadiga elevada e orientar novos exercícios e novos estímulos mais leves para que esse indivíduo não tenha a lesão.
Para ter o rendimento em algum esporte, é preciso chegar à exaustão em algum momento dos treinos. Mas essa exaustão não pode ser muito prolongada durante vários dias.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]