Quem fuma há 40 anos e nunca tentou parar ainda consegue largar o vício?
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
claro que é possível não existe idade ou tempo certo para isso.
Em nenhuma idade ou época é facil parar de fumar e isso é muito importante estar claro.
Primeiramente responda a você mesmo porque resolveu parar e veja se este motivo é suficiente para usar como força de vontade, pois vai precisar para enfrentar os momentos difíceis de resistir.
Busque ajuda profissional, um psicólogo tende a te ajudar na autopercepção, autocontrole e a encontrar novas possibilidades de prazer e alívio sem ser o cigarro. Não tente susbtituir o cigarro, pois normalmente isto falha, visto que os outros prazeres são diferentes e por isso não vão substituir o cigarro. Entenda que na verdade irá buscar outras fontes de prazer, para te fazer bem e que está deixando o cigarro por vontade propria. Mas claro que usar chicletes e aperitivos, para ficar mastigando costuma ajudar a evitar por um cigarro na boca, só nao espere gostar tanto quanto.
Buscar em conjunto auxilio medico como de um clinico geral ou um psiquiatra pode ser bem vindo para algumas medicações se for necessário.
Saiba que fumar é um hábito relacionado a conflitos emocionais, ou seja uma necessidade de prazer oral (como comer, beber, mamar...). Estes conflitos orais são dificeis de serem tratados por não corresponderem unicamente a razão. Eles movidos pela emoção, buscando alivio e prazer para acalmar a ansiedade, o estresse, o medo (igual um bebe com chupeta).
Mas com certeza é possivel sim parar, só precisa se preparar adequadamente e amadurecer seus desejos, como um bebê que aprende a deixar a chupeta, que é um hábito adquirido.
Os ex fumantes costumam relatar que a maior dificuldade em superar neste processo é a mania, isto é o hábito adquirido de levar o cigaro a boca, muito mais do que a nicotina.
Pense nisto
Espero ter ajudado
Atenciosamente
Excelente pergunta! Você está mais próximo de parar de fumar somente por pensar e discutir isso. Sabemos que em média as pessoas precisam de 4 a 5 tentativas de parar de fumar antes de efetivar isso. Hoje temos disponível uma rede de tratamentos para o tabagismo - reposição de nicotina, bupropiona, nortriptilina, vareniclina, terapia comportamental - que associados a sua MOTIVAÇÃO e PRONTIDÃO demonstradas pela pergunta podem ser bem sucedidos!
Um abraço,
Sou graduada em Psicologia na UNISUL -Campus Tubarão SC, desde 1995-B e Pós Graduada em Estratégia de Saúde da Família t...
i
Não existe um critério cronológico para parar de fumar. A força de vontade, aliada a profissionais competentes, terapia individual, grupal, terapia ocupacional e talvez, medicamentos, são recursos primordiais na difícil batalha contra o tabagismo. Mudanças de hábitos também se fazem necessárias neste processo.
Um abraço
Sou graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos há 25 anos, e Pós-Graduada em Acupuntura pela ETOSP. Atuo em...
i
Certamente. Sempre há tempo para as mudanças necessárias. Além disso, se decidiu verdadeiramente, é possível recorrer aos diversos meios para apoiá-lo(a). Associar o tratamento psicoterápico às diversas técnicas da medicina tradicional chinesa, como a acupuntura e a auriculoterapia, podem adicionar significativa dose de força de vontade e resistência para a superação do vício. Para tanto, consulte profissionais regularmente habilitados.
Graduado em Psicologia pela UNESP. Realizou aperfeiçoamento em Psicologia pela USP. Atende criança, adolescente e adul...
i
É natural que todo comportamento que faça parte de nossa rotina por tempo significativo apresente resistência quando se sentir ameaçado. Isto é, quando estivermos pensando em abandoná-lo. E se for um hábito adquirido com grande dificuldade, a situação complica. No caso de fumar, o começo não foi dos mais fáceis. Basta lembrar as primeiras tragadas e o incômodo gerado pelo acesso de tosse. Para outros, pesou mais o dinheiro gasto no início. Até que chega o momento em que a pessoa se vê estável, onde dinheiro e tosse deixam de serem empecilhos.
Para saber como sofre alguém que precisa abandonar um hábito mantido há anos, podemos exercitar em casa, ao tentar largar um dos nossos. Parar de tomar café com leite de manhã, por exemplo. Passar a dormir no chão em vez da cama. Tomar banho de caneca em vez de chuveiro. Cada hábito que compõe nossa rotina é mantido pelo simples desconforto que nos causaria caso fossemos privados dele.
Para piorar a situação, além da dificuldade de abandonar o hábito estabelecido, existe a dependência química que certas substâncias, como o tabaco, pode desenvolver. Como num ciclo, a pessoa fuma porque o tabaco domina seu sistema nervoso, o qual a faz continuar fumando.
Significa que é impossível parar de fumar depois de décadas acostumado ao tabaco? Não.
Porém, é necessário um rompimento. Como a primeira tragada foi o rompimento da rotina que não contava com o cigarro; agora o rompimento deverá ter no sentido inverso, de criar uma rotina sem cigarro.
A vontade é fundamental? Sim.
Ainda que o corpo possa estar preso a alguma pressão de ordem química do tabaco, a vontade é importante. Ela permite o sujeito pedir e aceitar ajuda. A vontade fará o sujeito perceber que há prazer fora do vício.
A vontade fará que o sujeito veja utilidade nas orientações do psicólogo para juntos criarem uma rotina satisfatória para evitar recaída.
Em muitos casos, será necessário que a pessoa aceite a indicação médica de tomar remédios para fortalecer-se contra fragilidade orgânica provocada por anos de uso do tabaco.
Nesse momento, o sujeito se agarrará ainda mais na sua determinação de parar com o cigarro, isto é, redobrar sua vontade de se tornar vitorioso. Em seguida, terá desenvolvido estrutura de reconhecer o benefício que tanto os remédios quanto a psicoterapia lhe proporciona.
A psicoterapia entende que há hábitos maléficos para o sujeito. Todavia, com o consentimento da pessoa, é possível começar a desmontar este hábito e substitui-lo por outro mais satisfatório, aumentando o sentido de realização pessoal.
O calor deixa as pessoas mais estressadas?
O calor tende a deixar as pessoas mais estressadas por causa da liberação de um hormônio chamado cortisol, que é considerado o hormônio do estresse. Esse hormônio, inclusive, pode gerar incômodo tanto em dias de calor, quanto nos de frio extremo.O ho...
[ Continuar lendo ]Pode usar absorvente íntimo durante os exercícios?
Sim, é possível usar absorvente íntimo durante os exercícios. No entanto, a escolha entre absorvente interno, absorvente externo ou coletor menstrual dependerá das preferências pessoais e do nível de conforto de cada mulher.Em geral, absorventes...
[ Continuar lendo ]Sinto ciúmes do meu amigo, devo conversar sobre isso?
Se pararmos pra pensar, na vida, acabamos escolhendo, para ficar mais próximas da gente, aquelas pessoas que a gente gosta de conversar. Não é diferente com os amigos. Analise quem são seus amigos e porque eles são seus amigos. A resposta não é outra...
[ Continuar lendo ]