É perigoso durante uma crise de pânico a pessoa sentir falta de ar?
Graduada em Psicologia (UFRJ), mestre em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria/UFRJ), especialista em Terapia Cognitivo...
i
Sentir falta de ar durante uma crise de pânico é um sintoma bastante comum, considerando a condição da ansiedade. Isso acontece porque esse sentimento, assim como o medo, são mecanismos de defesa que temos para nos proteger de perigos percebidos no ambiente. Assim, nosso cérebro descarrega substâncias como a adrenalina e a noradrenalina na nossa corrente sanguínea para que possamos lutar ou fugir mais rapidamente, ou seja, nos prepara para reagir com mais velocidade e aumentar nossas chances de sobreviver.
Isso fazia bastante sentido numa era menos civilizada, onde havia menos recursos (como eletricidade e meios de comunicação instantânea), disputas entre grupos, predadores naturais (o ser humano não é o animal mais rápido ou forte da cadeia alimentar) e condições naturais adversas. Porém, hoje em dia algumas pessoas se perguntam se a ansiedade de fato ajuda ou só serve para atrapalhar.
Então segue a resposta: a ansiedade ajuda, e muito. É ela que nos movimenta a tentar o melhor de nós mesmos, que nos protege dos perigos que ainda existem (como nos deixar atentos na hora de atravessar uma rua, por exemplo). O problema é que os perigos diminuíram, mas nosso cérebro continua reativo como o de milênios atrás - a evolução não é tão rápida assim! Logo, não há tempo para filtrar se o perigo é real ou da nossa cabeça, nosso cérebro pré-histórico simplesmente reage de forma preventiva.
E o que acontece? Com a descarga das substâncias, nosso metabolismo acelera. O coração bombeia o sangue mais rápido, e nossa respiração muda para oxigenar melhor esse sangue. Por causa dessa mudança na respiração, muitos relatam a sensação de falta de ar. Muita gente faz o que chamamos de hiperventilação, que é a respiração curta e rápida (tipo cachorrinho). Essa forma de respirar, além de falta de ar, pode dar tonteira. Há também quem relate "desregulação" do ritmo respiratório, que também dá a sensação de dificuldade de respirar ou de não puxar ar o suficiente. Outros sintomas da ansiedade são: tensão muscular, tremedeira, sudorese, mãos e pés frios, boca seca, náuseas, e por aí vai.
Respondendo mais diretamente à sua pergunta, essa sensação de falta de ar no ataque de pânico não é perigosa. A ansiedade sobe, mas desce. Como ela é um mecanismo de defesa, depois de um tempo o próprio corpo trata de desacelerar o metabolismo, evitando a exaustão. O que serve para salvar a sua vida não vai lhe matar. Observe que as crises de pânico geralmente duram entre 10 a 15 minutos, e depois passam.
Para lidar melhor com esse sintoma, ao sentir a falta de ar, diminua o ritmo e preste atenção na respiração. Respire lenta e suavemente, puxando o ar contando até 3 e soltando contando até 6. Além de te ajudar a se distrair da crise, o foco na respiração pode te ajudar a fazer com que ela passe mais rápido. Melhor que essa dica é aprender a fazer a respiração diafragmática (há vários videos na internet que ensinam essa técnica).
Por fim, se as crises são recorrentes, estão restringindo a sua vida e causando mal estar, procure um médico e/ou um psicólogo para tratamento. Há evidências científicas de que há tratamentos extremamente eficazes para o transtorno do pânico e outros transtornos de ansiedade que podem levar a crises. A farmacologia aliada à Terapia Cognitivo-Comportamental tem sido o tratamento de escolha para muitos casos.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]