Alguém que está ansioso para emagrecer pode ter a saúde mental e a alimentação afetadas?
Graduado em Medicina pela UNIFESP, é médico credenciado pelo Hospital Albert Einstein e diretor técnico de saúde do Hosp...
i
A ansiedade pode funcionar em relação à alimentação em duas direções opostas: há pessoas que devido à ansiedade literalmente "travam" e não conseguem comer quase nada. Há pessoas, ao contrário, que devido à ansiedade, comem muito mais como um mecanismo compensatório da propria ansiedade.
Então, por um comportamento ou por outro, a saúde pode ser afetada, tanto física como mental e o comportamento alimentar pode ficar bastante alterado.
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
Os termos, "afetado" e "saúde mental", usados na pergunta abrem outras questões, além do emagrecimento e ansiedade. E requerem atenção, porém é preciso maiores detalhes.
Porém, imagino que queira dizer que a ansiedade está interferindo no processo de emagrecimento e gerando outros sintomas, ou mesmo fazendo com que sintomas existentes (anteriormente) estejam mais aparentes.
O processo de emagrecimento gera sim ansiedade e pode desencadear outras reações no organismo como tristezas, irritações, descontroles, impulsividades, dentre outras possibilidades.
Muitas vezes a ansiedade intensa e relevante ja faz parte do quadro e por isso o resultado do sobrepeso.
Emagrecer não é um processo agradável, pois parte da ideia de firmar regras e privações em um momento prazeroso da via oral, aprendido desde bebê. Comer está ligado muitas vezes à busca de saciedade e prazeres imediatos, sendo usado inclusive quando não se está com fome.
Esta busca ou necessidade de limitações gera desconforto e agonias tornando difícil o periodo.
Sugiro que busque auxilio profissional e multidisciplinar para ajudar no emagrecimento, caso o sobrepeso seja alto ou caso os sintomas reativos sejam intensos. Endocrinologista, Psiquiatria e Psicologia são as áreas indicadas para ajudar de forma adequada.
Espero ter colaborado.
Psicoterapeuta com Experiência no Tratamento de Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Distúrbios alim...
i
Qualquer motivo de ansiedade, caso seja exacerbada, pode ter a saúde mental e física prejudicada. Mesmo níveis de ansiedade baixo podem prejudicar o bom desenvolvimento social e profissional do indivíduo e por essa razão deve-se procurar ajuda de especialistas.
Psicologa Clinica, atendimento à crianças, jovens, adultos e idosos. Atendimento à casais e em grupos. Experiencia em Or...
i
A ansiedade é um dos maiores índices de procura por atendimentos psicológico em minha clinica.
A ansiedade atrapalha muito nos processos de emagrecimento. Pois quando sentimos os sintomas da ansiedade, como aperto no peito, angustia, mal estar, etc. eles são aliviados com a recompensa imediata da comida e na maioria das vezes comidas com alto grau calórico.
É necessário tratar a ansiedade em conjunto com as dietas de emagrecimento, evitando sempre dietas muito restritivas que acabarão por aumentar os sintomas ansiosos.
A psicoterapia pode auxiliar nesse processo, pois através dela trazemos para a consciência processos inconscientes que nos direcionam para atos completamente inconscientes.
Quem nunca se sentiu culpado após comer alguma coisa por puro impulso sem pensar antes de cair em tentação. É esse impulso de comer sem pensar que a psicoterapia vai tratar.
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
São inúmeras questões ligadas ao devolver da ansiedade. O melhor é investigar e entender o que está havendo para ter esse tipo de resposta emocional a situações da vida. A cura pode e deve acontecer.
Existem muitas causas para alguém desenvolver respostas de ansiedade. Vou falar mais sobre o tema para que você possa escolher melhores ideias para se ajudar no processo de cura. Para poder acabar e tratar a ansiedade é importante não só entender o que é, mas como isso afeta sua vida diretamente, pois os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. No geral, a ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, porém pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto.
Ansiedade dosada é boa, em excesso faz mal. Ou seja, a ansiedade em si, não é mesmo o problema, mas a intensificação dos sintomas, sim, impedindo a pessoa de viver de forma plena e segura. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. Mas esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos ruins, além dos emocionais que afetam a qualidade das ideias, escolhas e ações.
Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade. Assim, como a impaciência e nervosismo.
O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:
- mente agitada;
- preocupação excessiva com o futuro;
- coração acelerado;
- tremor nas mãos;
- tremor nas pernas;
- tremor no corpo;
- expectativa negativa sobre algo;
- angústia e apreensão;
- dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
- cansaço excessivo;
- dificuldade de concentração;
- humor alterado;
- irritação (falta de paciência) - que pode levar a brigas e desentendimentos;
- agressividade;
- rubor;
- suor excessivo;
- tensão muscular;
- dificuldade de relaxar;
- ações compulsivas e impensadas;
- ganho ou perda de peso.
O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?
Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. No meu site curadalma você encontra um áudio de hipnose para uso complementar de cura da ansiedade, é um material que pode ser adquirido para atura em parceria com o tratamento feito. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!
O calor deixa as pessoas mais estressadas?
O calor tende a deixar as pessoas mais estressadas por causa da liberação de um hormônio chamado cortisol, que é considerado o hormônio do estresse. Esse hormônio, inclusive, pode gerar incômodo tanto em dias de calor, quanto nos de frio extremo.O ho...
[ Continuar lendo ]Pode usar absorvente íntimo durante os exercícios?
Sim, é possível usar absorvente íntimo durante os exercícios. No entanto, a escolha entre absorvente interno, absorvente externo ou coletor menstrual dependerá das preferências pessoais e do nível de conforto de cada mulher.Em geral, absorventes...
[ Continuar lendo ]Sinto ciúmes do meu amigo, devo conversar sobre isso?
Se pararmos pra pensar, na vida, acabamos escolhendo, para ficar mais próximas da gente, aquelas pessoas que a gente gosta de conversar. Não é diferente com os amigos. Analise quem são seus amigos e porque eles são seus amigos. A resposta não é outra...
[ Continuar lendo ]