Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iMuito semelhante à tapioca, o sagu é uma fécula nutritiva em forma de grãos que, além de muito conhecido para receitas, ainda é livre de glúten e é recomendado para a dieta de pessoas celíacas.
Ideia de sobremesa docinha e saudável, o sagu de uva sem açúcar, ensinado pela nutricionista Giselle Duarte, é uma ótima pedida para as festas de final de ano. Além do açúcar ser substituído pelo suco integral de maçã (sem adição de açúcar), o sagu é indicado para bebês a partir dos nove meses. Veja como preparar essa delícia:
Ingredientes
- 1 xícara de sagu;
- 4 xícaras de suco de uva integral (rosado ou "tinto") sem açúcares;
- 3 xícaras de água;
- 3 xícaras de suco integral de maçã sem adição de açúcares (usei o suco de maçã para adoçar sem usar nada de açúcar);
- 4 cravos da índia;
- 2 canelas em pau.
Modo de preparo
Antes de tudo, é preciso deixar o sagu de molho com água por uma hora. Em uma panela, adicione todos os ingredientes, inclusive o sagu, e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, mexendo sempre para que o sagu não grude no fundo da panela ou até que as bolinhas fiquem mais transparentes.
Feito isso, desligue o fogo e deixe cozinhar com o calor da panela. Transfira para um recipiente e leve à geladeira. Pronto, sua sobremesa está garantida! Você ainda pode servir com frutas picadas, como abacaxi, banana, morango e lichia.