Médico ortopedista especialista em cirurgia do quadril e joelho, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatol...
iRedator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
O que é Dor no quadril?
A dor no quadril diz respeito ao incômodo nas articulações do quadril e ao seu redor, como virilha, coxas, glúteos, entre outros. O problema também pode estar vinculado a uma dor na coluna.
Causas
Uma das causas mais comuns de dores no quadril são os problemas de articulação, como distensão dos tendões ao redor do quadril e lesões irradiadas da região abdominal ou na coluna lombar.
Em pacientes jovens, a principal causa de dores no quadril é o impacto femoroacetabular, doença que provoca lesões nas cartilagens. Ao mesmo tempo, ela pode estar relacionada a atividades físicas, fraturas de estresse, pubalgia e tendinite.
Já nos pacientes mais idosos, os principais fatores são a artrose, que promove um desgaste das articulações, e as tendinites. Nesses casos, é comum a dor ser provocada por lesões irradiadas de outra região do corpo próxima ao quadril.
Nos casos de dores ocasionadas por problemas na articulação, em especial a artrose e o impacto femoroacetabular, pode haver uma perda da mobilidade da articulação.
Outras possíveis causas de dor no quadril incluem:
- Artrite, muitas vezes sentida na parte anterior da coxa ou na virilha
- Bursite (dor ao levantar de uma cadeira, caminhar, subir escadas e dirigir)
- Infecção
- Dor lombar, como a ciática
- Osteonecrose do quadril
- Tensão ou torção
Dor no quadril na gravidez é comum
É muito comum que gestantes apresentem dores no quadril, principalmente na região sacroilíaca, próxima à coluna lombar. Estima-se que 70% das grávidas apresentem esse tipo de dor com sensação de peso a partir da 18ª semana.
A própria dilatação da sínfise púbica, a articulação do osso púbico, que acontece durante o trabalho de parto, pode gerar dores nessa região.
Para aliviar as dores no quadril durante a gravidez sem usar medicamentos, deve-se considerar fazer:
- Exercícios de alongamento
- Fortalecimento muscular
- Orientações de postura
- Acupuntura
Dor no quadril direito irradiado para a perna
Esse tipo de dor indica a necessidade de precaução adicional, pois pode estar relacionada a outra condição subjacente. Na maioria dos casos, é um sintoma de desconforto na região lombar, como no caso do nervo ciático, que pode incluir traumas como luxação no quadril ou hérnia de disco.
Saiba mais: Exercícios previnem e amenizam deformações da artrite reumatoide
Sintomas
A dor no quadril pode aparecer de forma localizada, além da região central e também em outras partes, como:
- Virilha
- Coxa
- Glúteos
- Face interna e externa das coxas
Além disso, ela pode estar associada a outros sintomas, como, por exemplo:
- Claudicação
- Rigidez articular
- Estalidos (ruídos durante a movimentação)
- Restrição de movimento
- Inchaço
Diagnóstico
A identificação da causa da dor é feita por um especialista, que poderá pedir exames laboratoriais e de imagem para fechar o diagnóstico.
Caso a dor no quadril apareça de forma simples e leve, apenas como um desconforto, algumas manobras de alongamento e trabalho muscular podem aliviar. Porém, se a dor apresentar maior intensidade, persistência e alterar a qualidade de vida da pessoa acometida, um tratamento pode ser necessário.
O primeiro passo para iniciar o tratamento da dor é procurar por especialistas como, clínico geral, reumatologista ou ortopedista para fazer uma análise sobre a situação e determinar os próximos passos.
Tratamento
A dor no quadril pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido.
Tratando-se de tendinite, as pessoas podem receber medicamentos anti-inflamatórios, infiltrações e fazer um trabalho de reequilíbrio muscular com um profissional da fisioterapia e/ou educador físico.
Já para pacientes com lesões, como de impacto femoroacetabular ou artrose, o tratamento varia de acordo com o grau dos sintomas e do desgaste da articulação, ou seja, com trabalho muscular e adequação do peso corporal e uso de medicações via oral ou por infiltração. Nos casos mais avançados, opta-se por artroplastia total do quadril (implante de prótese total do quadril).
Leia também: Como funcionam os anti-inflamatórios?
Cuidados
Exercícios para dor no quadril
Exercícios terapêuticos indicados após diagnóstico do quadro do paciente podem trazer benefícios a algumas doenças nos quadris, em especial as dos tendões, músculos e bursas.
Isso porque as atividades físicas devem ser realizadas como parte do tratamento e não de um treinamento, uma vez que o quadril consiste em articulações que sofrem com o impacto de exercícios, de peso corporal e força de reação do solo.
Saiba mais: Entenda a relação entre dor no quadril e exercícios
Referências
Coe Goiânia
Luciano Curuci, médico ginecologista (CRM 94417/SP), acupunturista especialista em dor e presidente do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAESP).