Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2014), e Residência Médica em Clínica Médica e Reum...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Edema na articulação?
Um edema na articulação é o inchaço que ocorre no tecido mole ao redor de uma articulação. “Esse inchaço pode acontecer devido a um aumento de líquido na articulação, chamado derrame articular, ou apenas a um espessamento do tecido que engloba a articulação, chamado sinóvia, resultando na sinovite”, explica Ana Clara Ribeiro Gazeta, reumatologista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
Causas
As causas do edema na articulação são diversas, incluindo:
- Espondilite anquilosante
- Gota
- Pseudogota
- Osteoartrite (artrite)
- Lúpus
Diferentes tipos de artrite também podem causar edema na articulação:
- Artrite psoriática
- Artrite reativa
- Artrite reumatoide
- Artrite séptica
Leia mais: Por que tratar precocemente a artrite reumatoide?
Sinais
Os principais sintomas de edema na articulação são:
- Dor na articulação afetada
- Dificuldade de movimento
- Rigidez, principalmente após muito tempo sentado ou deitado
“A rigidez costuma melhorar após o paciente se movimentar. Porém, em outras causas de artrite que são degenerativas, como o desgaste pelo artrose, também há sintomas de dor após o movimento”, completa Ana Clara.
Diagnóstico
O diagnóstico do edema na articulação é feito através da avaliação clínica, feita por um médico especialista. Para confirmar a condição, podem ser solicitados exames complementares, como:
- Raio X
- Ultrassom
- Ressonância magnética
- Exames de sangue
Buscando ajuda médica
Procure assistência médica se você apresentar inchaço nas articulações acompanhado de outros sintomas, como febre. Os especialistas que podem diagnosticar as causas de edema na articulação são:
- Clínico geral
- Reumatologista
- Ortopedista
Saiba mais: 11 atitudes que facilitam a consulta médica
Tratamento
O tratamento de edema na articulação varia de acordo com a causa do inchaço, ou seja, deve ser determinado após a confirmação do diagnóstico. “As artrites podem ser de causa infecciosa, como bacteriana, de causa pós-infecciosa, como uma reação após uma infecção bacteriana, inflamatórias por cristais, como a gota, por doenças autoimunes, como artrite reumatoide e artrite psoriásica, e até degenerativas, como por osteoartrite”, explica Ana Clara.
A reumatologista explica que, para cada uma dessas causas, há um tratamento diferente. No geral, podem ser utilizados analgésicos, anti-inflamatórios ou corticoides para alívio dos sintomas.
Medicamentos
Um edema na articulação pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de edemas na articulação são:
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
A prevenção do edema articular vai depender da causa do inchaço. Porém, de forma geral, é possível prevenir a condição com a adoção de alguns hábitos saudáveis. De acordo com a reumatologista Ana Clara, as principais orientações são:
- Atividade física regular, pelo menos 150 minutos por semana (aproximadamente, 20 minutos por dia), intercalando treinos aeróbicos (caminhada ou bicicleta), com de força (funcional ou musculação) e alongamentos
- Alimentação saudável, evitando alimentos ultraprocessados
- Sono regular
- Saúde mental em dia
“Outra indicação é procurar um médico especializado assim que houver sintomas, uma vez que o diagnóstico precoce de qualquer condição melhora as chances de não haver danos no futuro”, afirma a reumatologista.
Leia mais: Artrite reumatoide tem efeito direto sobre a saúde mental