Médica dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico d...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Hiperpigmentação?
A hiperpigmentação é o escurecimento da pele, quando toda ela ou apenas uma parte sofre uma alteração em sua cor. As manchas escuras podem se manifestar em tons marrons, acinzentados, pretos, esverdeadas ou azuladas e, geralmente, são causadas por exposição solar, alergias e doenças dermatológicas, como o melasma.
Causas
As causas mais comuns da hiperpigmentação da pele são:
- Lesões cutâneas
- Inflamação da pele
- Lesões cutâneas anômalas
- Exposição solar
- Exposição a frutas cítricas associada à luz solar
- Alergia
- Alterações hormonais
- Doenças dermatológicas, como melasma
- Doenças internas, como hemocromatose e hemossiderose
- Alguns medicamentos, como antimaláricos, antibióticos tetraciclinas, fenotiazinas e antidepressivos tricíclicos
Saiba mais: Diferentes tipos de manchas e seus tratamentos
Tipos
Existem dois tipos de hiperpigmentação, são eles:
- Hiperpigmentação disseminada: causada por medicamentos e por alterações hormonais que podem aumentar a produção de melanina e escurecer a pele na gravidez ou com o uso de contracepção hormonal
- Hiperpigmentação localizada: normalmente se desenvolve depois de cortes, queimaduras ou inflamação causada por acne e lúpus, além de ocorrer também no melasma, nas sardas e em lentiginas.
Saiba mais: 10 dicas para clarear manchas de acne em pele escura
Diagnóstico
O diagnóstico da hiperpigmentação pode ser feito através de um exame clínico por um dermatologista. Às vezes é necessário complementar o diagnóstico com outros exames, como:
- Biopsia da pele
- Exame com lente especial (dermatoscopia)
- Exame micológico direto
- Exames de sangue
Buscando ajuda médica
Caso apareçam manchas mais escuras na pele que estejam crescendo, sangrem, que não melhoram espontaneamente ou pintas que chamem a atenção, é importante uma consulta com dermatologista. Se for esteticamente incômodo também é interessante buscar atendimento especializado. Também é importante não tentar clarear a hiperpigmentação da pele.
Saiba mais: Manchas na pele: quais os tipos e cores?
Tratamento
O tratamento da hiperpigmentação depende da sua causa, mas podem ser usados:
- Cremes com ativos que reduzem a formação de melanina, como Mequinol e Hidroquinona
- Filtros solares
- Peelings químicos
- Lasers
Saiba mais: Como clarear a virilha, axilas e coxas de forma segura
Prevenção
A melhor forma de prevenção contra a hiperpigmentação é o uso diário de filtros solares, pois evita que a condição chegue a se formar. Além disso, é recomendada a exposição solar nos horários em que o sol não está muito forte, antes das 10h e depois das 16h.
Caso você já esteja com hiperpigmentação, o uso do filtro solar ainda é importante para proteger as áreas manchadas da exposição direta e não agravar a condição. Além disso, não tente clarear a região sem auxílio médico.
Referências
Manual MSD
Sociedade Brasileira de Dermatologia