Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui especialização em Cirurgia Geral pelo Hosp...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Lesões nos genitais masculinos?
Lesões nos genitais masculinos são feridas ou machucados presentes no pênis, testículos, uretra ou qualquer outra região dos genitais. Pode afetar todas as idades e ter causas e gravidade diferentes.
Causas
Entre as principais causas de lesões nos genitais masculinos, as infecções sexualmente transmissíveis (IST) são as mais preocupantes. O HPV, vírus que infecta a pele e as mucosas, por exemplo, pode provocar verrugas ou feridas precursoras de câncer.
Além do HPV, outras infecções podem provocar lesões, como:
- Herpes genital: há dois tipos dessa infecção, mas somente o vírus da herpes simples 2 (HSV-2) provoca coceira e bolhas ou até mesmo úlceras e feridas genitais;
- Sífilis: causada pela bactéria Treponema pallidum, apresenta fases distintas com sintomas específicos, intercalada por períodos latentes. É um problema silencioso, por isso, requer cuidados e exames de sangue periódicos para detecção;
- Clamídia: originária da bactéria Chlamydia trachomatis, é uma IST silenciosa que acomete homens e mulheres com vida sexual ativa. Além das lesões, a clamídia provoca ardência ao urinar e corrimento uretral com a presença de pus.
- Gonorreia: transmitida pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa IST causa dor, ardência ao urinar e secreção abundante de pus pela uretra, além das lesões;
- Aids: doença crônica causada pelo vírus HIV, danifica o sistema imunológico e facilita a ocorrência de alguns tipos de câncer. Embora não exista cura, atualmente há tratamentos retrovirais capazes de aumentar a expectativa de vida de quem é soropositivo.
Problemas como granuloma inguinal e linfoide venéreo também causam úlceras na região genital do homem. Além do mais, outros fatores podem causar lesões nos genitais masculinos, tais como:
- Verrugas venéreas
- Molusco contagioso
- Reações alérgicas
- Doença de Behçet
- Câncer de pênis
- Doença de Peyronie
- Balanopostite
- Fimose
- Úlceras genitais
- Balanite
- Anomalias congênitas
- Microlitíase testicular
- Orquiepididimite aguda.
Cortes no pênis também facilitam o surgimento de lesões
Prender o pênis no zíper da calça é um acidente comum, especialmente para crianças, embora costumem sarar rapidamente. É necessário manter os cortes limpos e, em caso de infecção, usar os medicamentos prescritos por um médico.
Saiba mais: Herpes genital tem cura? Saiba sobre a doença e tratamentos
Diagnóstico
Inicialmente, o médico realizará um exame clínico a fim de adquirir mais dados sobre as lesões, como características, tempo de surgimento, histórico de saúde, hábitos de vida e parceiros sexuais.
Muitas lesões nos genitais masculinos são facilmente detectadas em função dos sintomas característicos, como os da herpes e do HPV, em que o médico também solicita exames sorológicos.
Quando a pessoa apresenta secreção pela uretra, realiza-se a coleta deste material.
Fatores de risco
Relações sexuais desprotegidas são o principal fator de risco para o desenvolvimento de lesões nos genitais masculinos, visto que as ISTs causam o problema e podem evoluir para situações mais graves, como câncer.
Exames
Entre os exames pedidos pelo profissional de saúde, destacam-se:
- Hemograma completo;
- Cultura de biópsia da pele ou mucosa da lesão;
- Teste de HIV;
- Teste de RPR (Reagina plasmática rápida);
- Teste sorológico para sífilis (VDRL)
Buscando ajuda médica
O médico indicado para averiguar as lesões nos genitais masculinos é o urologista. Ele é capaz de avaliar e indicar as melhores formas de realizar um diagnóstico completo. O infectologista também pode ser consultado, principalmente nos casos de IST.
Saiba mais: Entenda o que é sífilis, precauções e tratamentos
Tratamento
O tratamento depende da causa subjacente e pode incluir medicamentos antivirais e antibióticos. Por precaução, o médico poderá recomendar que o paciente evite atividade sexual ou use preservativos durante algum tempo, dependendo do diagnóstico.
Tem cura?
A maioria das lesões nos genitais masculinos tem cura, porém há alguns tipos de úlcera, por exemplo, em que são feitos procedimentos para controle.
Cuidados
Para evitar problemas maiores antes de um tratamento, recomenda-se não se automedicar antes da consulta porque isso pode mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico. Além disso, qualquer contato sexual também agravar as lesões.
Leia também: 13 fatos que você não sabia sobre o pênis
Referências
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Urologia
UNESP
Uromed