Mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Perda de memória?
A perda de memória é um sintoma que indica o mau funcionamento do cérebro. A perda de memória pode ser repentina, se desenvolver lentamente, acometer memórias recentes ou antigas e ser temporária ou permanente. A condição pode ser a manifestação de doenças como Alzheimer, demência e ansiedade.
Causas
O que pode ser a perda de memória?
A perda de memória pode ser causada por diferentes fatores como:
- Alzheimer, considerando que a doença provoca a perda de memória recente em idosos
- Demência, sendo a perda de memória recente um dos primeiros sintomas
- AVC
- Lesão na cabeça
- Depressão, ansiedade e estresse são principais causas de perda de memória em jovens
- Hipotireoidismo
- Apneia do sono, que pode provocar a perda de memória a curto prazo
- Uso de drogas, um das causas de perda de memória recente
- Privação de sono ou dormir menos de 6 horas
- Deficiência nutricional de vitamina B12
- Uso de medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos, ansiolíticos, relaxantes musculares, tranquilizantes e soníferos
- Gravidez
O geriatra e gerontólogo José Eduardo Martinelli observa que casos de perda de memória após cirurgia bariátrica podem acontecer. “Isso acontece por conta da deficiência de vitamina B12 que a cirurgia acaba provocando. Por esse motivo, sempre temos como conduta quando estamos investigando um caso de perda de memória pedir exames bioquímicos que mostrem a taxa de vitamina B12 do paciente”, explica.
Saiba mais: Confusão mental: sintomas, causas e cuidados
Diagnóstico
O diagnóstico da causa da perda de memória pode ser feito com o exame físico e com a análise dos sintomas por um médico. Uma avaliação mais aprofundada pode incluir exames de sangue e de urina, testes de nervos e exames de imagem do cérebro, como a tomografia axial computadorizada (TAC) ou a ressonância magnética (MRI).
Especialistas que podem diagnosticar as causas de perda de memória são:
- Neurologista
- Geriatra
Buscando ajuda médica
Se você achar que a perda de memória está piorando ou o sintoma está interferindo com suas atividades diárias, agende uma consulta médica para determinar a causa e o melhor tratamento.
Tratamento
O tratamento para a perda de memória vai depender da causa. Em muitos casos, pode ser reversível com algumas medidas, como:
- Perda de memória por medicamentos pode ser resolvida com uma mudança na medicação
- Suplementos nutricionais podem ser úteis contra a perda de memória causada por uma deficiência nutricional
- Acompanhamento psicológico ou psiquiátrico pode auxiliar em casos de perda de memória por estresse, ansiedade, depressão e AVC
- Medicamentos para tratar perda de memória relacionada com a doença de Alzheimer e para baixar a pressão arterial podem reduzir o risco de mais danos ao cérebro causados por demência relacionada com a pressão arterial elevada
“Vale sempre ressaltar, principalmente com a família, que o paciente pode ou não responder à medicação”, informa o especialista sobre o tratamento medicamentoso.
“Tem aqueles que são respondedores e os não respondedores. Os respondedores, quando melhoram, melhoram 10%, 15% e essa melhora é temporária, pode durar seis meses, um ano, mas progressivamente você vai perdendo o efeito da droga e piorando a memória novamente”, esclarece Martinelli.
Tem cura?
Perda de memória recente tem cura?
A perda de memória recente tem cura em alguns casos. Episódios causados por uso de medicamentos, estresse, ansiedade e deficiência nutricional podem ser solucionados com tratamentos específicos. Casos relacionados a Alzheimer e demência podem não ser reversíveis.
Saiba mais: 7 exercícios para treinar o cérebro e aumentar a memória
Referências
Ministério da Saúde
Mayo Clinic
Academia Brasileira de Neurologia
American Academy of Neurology