Médico Otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição. Membro da Sociedade Brasileira de Otorrin...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Ponte ampla do nariz?
A ponte ampla do nariz, também conhecida como ponte nasal larga, é uma característica anatômica em que a ponta nasal é mais ampla do que o considerado médio ou típico. Ela pode ser uma característica natural e individual do rosto de uma pessoa ou pode ser sinal de alguma condição de saúde.
Causas
A ponte ampla do nariz pode ser uma característica natural do rosto, influenciado por fatores genéticos ou étnicos. Contudo, em alguns casos, ela pode estar associada a certas condições médicas ou a síndromes genéticas, como:
- Efeito da hidantoína fetal, um anticonvulsivante utilizado durante a gravidez
- Síndrome de Apert
- Síndrome de Pfeiffer
- Estrabismo
- Síndrome do nevo basocelular
- Trissomia parcial do cromossomo 4
- Rinossinusite crônica com polipose nasal
Diagnóstico
O diagnóstico de ponte nasal ampla é feito a partir de uma anamnese detalhada e um exame físico. Caso haja suspeita de alguma doença de base, podem ser realizados exames complementares, individualizando cada caso.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar ponte ampla do nariz são:
- Pediatra
- Otorrinolaringologista
Buscando ajuda médica
É importante consultar um médico especializado, como um otorrinolaringologista, se o paciente estiver enfrentando sintomas respiratórios, independente da largura da ponte nasal. Um especialista poderá avaliar a situação, realizar exames adequados e fornecer um diagnóstico — além de recomendar opções de tratamento apropriadas para os sintomas.
Tratamento
A ponte nasal larga é uma característica que, na maioria dos casos, não requer tratamento médico. Porém, se ela estiver associada a outras condições médicas que provocam problemas respiratórios a doença de base pode ser tratada, como é o caso da rinossinusite crônica com polipose nasal. Caso não haja doenças associadas, mas trate-se de uma queixa estética do paciente, a cirurgia estética nasal pode ser realizada.
Referências
Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Sociedade Brasileira de Genética
National Human Genome Research Institute
Tratado de Otorrinolaringologia 2017 – 3 Edição.