Formado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e Marketing pela FGV, em Engenharia da Qualidade, Controle d...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Sintomas da dengue?
Com milhares de casos por ano no Brasil, a dengue é uma das doenças que mais pedem por alerta e cuidados no país. Apesar de poder gerar quadros assintomáticos, ou seja, em que a pessoa infectada não apresenta sintomas, a maior parte dos pacientes manifestam diferentes sinais da infecção.
De acordo com Roberto Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, o período de incubação do vírus dura de dois a sete dias. Isso significa que, após a picada, os primeiros sintomas da doença podem aparecer nas primeiras 48 horas.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue clássica, conhecida por ser mais leve, são:
- Febre alta com início súbito;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça;
- Cansaço;
- Manchas vermelhas na pele;
- Dor na região atrás dos olhos;
- Dor nas articulações;
- Náuseas e vômitos;
- Mal-estar;
- Perda de apetite;
- Tremor;
- Suor.
Quando há alterações na coagulação sanguínea que levam à dengue hemorrágica, o paciente pode apresentar sintomas graves e que pedem por cuidado imediato, já que a doença pode levar ao óbito. Entre os sinais, estão:
- Pele fria, pálida e úmida;
- Confusão mental;
- Sede excessiva;
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas;
- Dor abdominal forte e contínua;
- Pressão baixa;
- Dificuldade para respirar;
- Olhos avermelhados;
- Vômitos.
Quanto tempo duram os sintomas da dengue?
Os sintomas da dengue clássica duram cerca de sete dias. Segundo Roberto, o tempo preciso de duração varia de acordo com o organismo do paciente, o tipo de tratamento que está sendo seguido e seu histórico médico.
No caso da dengue hemorrágica, os primeiros sintomas são os mesmos da dengue clássica. A principal diferença é que, após o terceiro ou quarto dia da doença, o problema é agravado pelo sangramento de pequenos vasos na pele e órgãos internos, causando hemorragias. Por isso, ao manifestar os sintomas da infecção, é importante buscar assistência médica.
Diagnóstico
Como boa parte dos sintomas da dengue pode ser confundida com outros problemas de saúde, como a gripe, é importante que exames que identificam a infecção sejam realizados.
Para isso, pode ser solicitado um exame de sangue ou sorologia para dengue. Também é possível realizar testes rápidos no Sistema Único de Saúde (SUS) para identificar o problema.