Contato
https://pinhodeoliveira.com.br/
Informações profissionais
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atua como preceptor de cirurgia robótica ginecológica para cirurgiões de todo o Brasil.
O Dr. Marco Aurelio Pinho de Oliveira já realizou mais de 3000 cirurgias laparoscópicas para endometriose profunda, incluindo cirurgias no Centro de Tratamento da Endometriose e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), do qual é Coordenador do Ambulatório de Endometriose. Realizou mais de 300 cirurgias robóticas para endometriose profunda, sendo atualmente o Coordenador da cirurgia robótica ginecológica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Coordenador da Pós-Graduação de Cirurgia Robótica Ginecológica da Rede D'or São Luiz.
Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: endometriose, histeroscopia, cirurgia laparoscopia avançada, mioma uterino e sangramento uterino anormal. É autor do livro Endometriose Profunda - O que você precisa saber (DiLivros, 2016), primeiro do gênero voltado ao público leigo.
Doenças validadas por Dr. Marco Aurelio Pinho de Oliveira
Tratamentos validados por Dr. Marco Aurelio Pinho de Oliveira
Dr. Marco Aurelio Pinho de Oliveira, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, responde
A endometriose pode tornar o sexo doloroso ou dificultar a penetração?
Sim, o contato com os focos de endometriose no final da vagina — que são muito comuns — pode causar bastante dor. Esta é uma queixa frequente entre as portadoras, especialmente quando praticadas algumas posições.