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Como aproveitar aparelhos de ginástica ao ar livre

Especialista dá dicas para sequência e uso correto de aparelhos encontrados em praças, parques e praias

Os aparelhos de ginástica ao ar livre são de diversos tipos e modalidades, podendo gerar dúvidas em quem é praticante inicial nessa atividade - ou deseja começar.

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Geralmente estes aparelhos estão disponíveis em locais públicos, como praças, parques e praias, e têm a mesma função de algumas das máquinas de academia tradicional.

Antes do treino

Todos os aparelhos possuem um quadro com explicações, orientações e ilustrações de como utilizá-los. Leia com atenção para realizar o exercício de forma adequada e com segurança.

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Verifique se os aparelhos estão íntegros, sem partes soltas ou gerando incômodos ao realizar a postura correta.

Em caso de dúvidas, procure professores de educação física da Secretaria de Esportes e Lazer de seu município.

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Estes profissionais geralmente passaram por programas de orientação para fornecer suporte técnico a praticantes de atividades físicas nestas "academias ao ar livre".

Sequência de exercícios

É fundamental que o início das atividades seja pelo aquecimento cardiorrespiratório e, então, ir ajustando os exercícios para trabalhar especificamente suas necessidades ou simplesmente para manter o corpo em movimento.

A sequência de aparelhos mais indicada a ser feita é iniciar pelos grupos musculares maiores, indo para os menores.

Os grupos musculares maiores são: peitoral, costas, coxas e panturrilha. Os menores são: bíceps, tríceps e ombros.

Os músculos a serem trabalhados em cada aparelho costumam ser demonstrados nas ilustrações.

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Aparelhos disponíveis

Esses são os aparelhos de ginástica ao ar livre mais comuns e para que servem:

Multi exercitador

Multi exercitador - Foto: HiClipart
Multi exercitador - Foto: HiClipart

Melhora principalmente a resistência muscular, trabalhando com braços, pernas, ombros e tronco (músculos superiores e inferiores).

É bastante completo, pois mescla em um único aparelho diversos movimentos. Como, por exemplo, remada, supino, extensor de pernas, puxada alta, desenvolvimento de ombros, peitoral e bicicleta.

Simulador de caminhada

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Simulador de caminhada - Foto: Shutterstock
Simulador de caminhada - Foto: Shutterstock

Aumenta a resistência cardiorrespiratória, o que te tornará menos ofegante; é de baixo impacto; e ajuda a emagrecer. Ainda, o esforço é menor do que caminhar em uma esteira.

O simulador de caminhada trabalha músculos superiores e inferiores, como: pernas, peitoral, bíceps e tríceps.

Simulador de remo

Simulador de remo - Foto: Shutterstock
Simulador de remo - Foto: Shutterstock

O simulador de remo melhora a função do pulmão e do coração; auxilia a recuperação de lesões; melhora a postura; e trabalha diversos músculos simultaneamente.

Fácil de praticar, fortalece músculos dos braços, ombros, abdômen, costas e pernas.

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Simulador de esqui

Simulador de esqui - Foto: Shutterstock
Simulador de esqui - Foto: Shutterstock

O simulador de esqui é capaz de trabalhar o equilíbrio, coordenação motora, reflexo e, claro, os músculos dos praticantes.

Este aparelho trabalha, principalmente, coxas e glúteos. Porém, também é capaz de exercitar braços e costas.

Simulador de surf (Abdominal)

Simulador de surf - Foto: Shutterstock
Simulador de surf - Foto: Shutterstock

Se você deseja uma barriga chapada, um aparelho recomendado é o simulador de surf. Afinal, este aparelho de ginástica ao ar livre trabalha as costas e, sobretudo, o abdômen.

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Pode amenizar dores nas costas e também definir a cintura, o que torna este aparelho bastante procurado por mulheres.

Rotação dupla diagonal

Rotação dupla diagonal - Foto: Shutterstock
Rotação dupla diagonal - Foto: Shutterstock

Este aparelho é ótimo para quem deseja aumentar a mobilidade dos ombros e cotovelos; ou melhorar a coordenação motora.

Costuma ser indicado para idosos, pois reduz dores articulares, permitindo mais facilidade em atividades do dia a dia. Para isso, é preciso segurar as manoplas e girar os braços, como se fosse desenhar círculos.

Rotação vertical

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Rotação vertical - Foto: Shutterstock
Rotação vertical - Foto: Shutterstock

Já a rotação vertical também trabalha a coordenação motora, mas age especialmente no fortalecimento de músculos dos braços e das costas.

Sua utilização é bastante similar ao aparelho de rotação dupla diagonal. O ideal é ficar com as pernas estendidas; e permanecer em uma distância adequada do aparelho para que consiga rotacionar as manoplas.

Frequência ideal

O ideal é que sejam realizados exercícios em aparelhos de ginástica ao ar livre de 3 a 5 vezes por semana.

Se você deseja uma maior resistência e coordenação, realize um maior número de repetições em cada aparelho.

Caso você queira aumentar sua força muscular, aconselho a realizar um pequeno número de repetições.

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