Dra. Kelly Pico é uma médica especialista em dermatologia estética com mais de 22 anos de experiência na medicina. Ela o...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Uma boa xícara de café pela manhã é capaz de fornecer aquela dose extra de energia para o resto do dia. Mas, indo muito além da alimentação, sabia que uma das principais substâncias presentes na bebida agora é destaque também no universo do skincare?
Pois a cafeína vem ganhando espaço na indústria dos dermocosméticos, que tem abusado das suas propriedades em diferentes produtos. E você tem ideia do que ela tem para agregar em nossa rotina de beleza?
Benefícios da cafeína para a pele
Encontrada principalmente em cafés, chás e no cacau, a cafeína possui ação estimulante e propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e descongestionantes, o que ajuda diretamente no combate ao envelhecimento e na melhora da microcirculação.
Para a médica especialista em estética, Kelly Pico, o principal atributo da cafeína é o seu poder de penetrar a barreira da pele e de impulsionar a absorção de outros ativos. “A gente fala que é uma substância carreadora. Ela melhora a circulação local para aumentar a permeabilidade de outras substâncias”, conta.
Desta forma, a cafeína resulta em uma série de benefícios quando incluída nas rotinas de beleza. Confira alguns deles:
Diminui bolsas e olheiras
A cafeína possui ação vasoconstritora, que promove a circulação sanguínea. O estímulo ameniza a aparência das bolsas ao redor dos olhos e ainda trata a coloração mais escura da região, suavizando as olheiras.
Atua contra o envelhecimento precoce
Os antioxidantes da cafeína combatem os radicais livres, agentes que contribuem para a formação de rugas e linhas de expressão.
Trata a pele irritada
As propriedades calmantes e anti-inflamatórias da cafeína, ao penetrarem profundamente na pele, tratam irritações e inflamações, suavizando a vermelhidão e devolvendo o viço da pele. Por esse motivo, o ativo é recomendado para pacientes com rosácea.
Previne o câncer de pele
Alguns estudos, como o realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apontam que a cafeína pode prevenir o desenvolvimento do câncer de pele, devido à presença de flavonoides em sua composição.
Promove a renovação celular
A cafeína possui poderosos antioxidantes que promovem a renovação celular. Não à toa o café é um ótimo esfoliante natural. Porém, o ingrediente deve ser usado com cautela para evitar efeitos indesejados.
“Dependendo do grão do café utilizado na pele, pode haver danificações. É preciso evitar os grãos moídos e grossos, pois eles podem causar micro rasgos na pele, prejudicando e piorando ainda mais a situação”, esclarece Kelly Pico.
Contribui para a redução de flacidez e celulite
Ao ser utilizada em produtos corporais, a cafeína também é capaz de acelerar a queima de gordura e proporciona mais firmeza à pele, o que ameniza o aspecto da celulite e da flacidez.
"Quando utilizada em doses muito altas, a cafeína aumenta a lipólise, que é a quebra de gordura, o que faz com que diminua um pouco a gordura localizada e a celulite”, explica a especialista em estética.
Saiba mais: Borra de café para a pele? Veja se funciona mesmo
Contraindicações
O uso da cafeína em dermocosméticos não possui contraindicações, mas a utilização do café em receitas caseiras requer atenção. Apesar de ser um ótimo renovador celular, o ingrediente, quando usado como esfoliante, não é indicado para todos os tipos de pele, principalmente aquelas que possuem tendência a acne.
“Esfoliantes de café não são indicados para peles acneicas. A acne é resultado do bloqueio dos poros que ficam embaixo da superfície da pele, e o café não alcança esses locais, causando irritação da área inflamada”, explica a médica.
Café como calmante para pele irritada
Por outro lado, é possível utilizar a cafeína para tratar irritações e queimaduras na pele devido às suas propriedades calmantes. Pensando nisso, a médica Kelly Pico ensina uma receita caseira prática com café que é ideal para diminuir a vermelhidão causada pelo sol. Veja como fazer:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de café fresco;
- Água fria;
- 1 toalha.
Em um recipiente, dilua o café na água fria. Umedeça a toalha na mistura e, se necessário, retire o excesso de água. Aplique delicadamente a toalha na região sensibilizada. Repita o processo quantas vezes preferir, até a ardência diminuir.