Graduada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeus (USJT), Cyntia Bassi já acumula duas pós-graduações em seu currí...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iOs alimentos podem ajudar a regular os sintomas do ciclo menstrual. Afinal, o que comemos influencia inúmeros processos orgânicos, inclusive a produção e a liberação dos hormônios.
A alimentação no período menstrual pode tanto favorecer o surgimento dos sintomas como amenizá-los, conforme explica a nutricionista Cintya Bassi. Produtos industrializados, gorduras, sal, cafeína e açúcar são alguns que podem piorar os sintomas, causando cólicas e acne, sintomas comuns da TPM (tensão pré-menstrual).
Saiba mais: 7 alimentos para reduzir o consumo durante a menstruação
Para que você tenha uma alimentação mais equilibrada nessa fase, o MinhaVida separou uma lista com alimentos que podem ajudar a amenizar os sintomas do ciclo menstrual. Confira!
1. Alimentos ricos em ferro
Os níveis de ferro no sangue tendem a ser mais baixos no período de sangramento e mais altos na fase lútea. Portanto, é importante manter o consumo adequado de alimentos fontes de ferro, como ovos, feijão, lentilha, e algumas frutas, como abacate, banana e maçã. Para mulheres que já mantêm uma alimentação saudável, não é necessário aumentar o consumo.
2. Vegetais
Manter uma alimentação rica em vegetais, com boas fontes de vitaminas e minerais, como espinafre, brócolis, couve, beterraba e rabanete, pode ajudar a evitar deficiências nutricionais que agravam a TPM.
Saiba mais: Oito nutrientes que ajudam a controlar os sintomas da TPM
3. Fontes de vitamina B6
O aumento da produção do hormônio progesterona na menstruação acaba provocando a retenção de líquidos. Portanto, a combinação de alimentos fontes de vitamina B6, como aveia, cereais, batata inglesa e nozes, com uma quantidade adequada de água pode ajudar a combater essa retenção de líquidos no ciclo menstrual.
4. Fontes de ômega 3, cálcio e magnésio
Alimentos ricos em ômega 3, como peixes de águas frias (salmão e linguado, por exemplo), cálcio, como grão-de-bico, leite e chia, e magnésio, como amêndoas, leguminosas, agrião e frutos do mar, podem ajudar a reduzir as cólicas, pois promovem o relaxamento uterino e acalmam o sistema nervoso.
5. Alimentos que produzem serotonina
Alimentos que favorecem a produção de serotonina podem ajudar a amenizar os principais sintomas causados pela TPM, como ansiedade, tensão, irritabilidade e alterações de humor. Cacau, cereais integrais, grãos e castanhas são algumas opções que ajudam a amenizar sintomas físicos, como dor nos seios, e melhoram o humor.
Saiba mais: Menstruação: 5 desconfortos comuns no período