Psicóloga pela Universidade Guarulhos (UNG). Personal e Professional Coach pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching....
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O narcisismo é, curiosamente, uma característica de personalidade especialmente comum durante a infância, importante para o desenvolvimento individual da criança. O problema é quando ele persiste durante a vida adulta, o que caracteriza um caso de transtorno de personalidade narcisista.
Mas afinal, como ele se manifesta? "Uma pessoa com transtorno narcisista apresenta um senso grandioso de autoimportância, necessidade constante de admiração, falta de empatia pelos outros, exploração dos outros para alcançar seus próprios objetivos e um senso de superioridade em relação aos demais", explica Rosângela Casseano, psicóloga, terapeuta cognitivo comportamental e CEO da PsicoPass.
Identificar um narcisista pode ser complexo, uma vez que cada pessoa pode apresentar um comportamento diferente. No entanto, existem alguns padrões que podem ser observados, em especial frases que pessoas com esse distúrbio tendem a repetir. O MinhaVida, em conjunto com a psicóloga Rosângela Casseano, reuniu algumas das mais comuns.
Leia mais: Sou psicóloga e estas são as três frases mais comuns que os narcisistas usam quando discutem
10 frases que pessoas narcisistas mais falam
Para identificar uma pessoa com transtorno narcisista, é importante observar seu comportamento geral, segundo Rosângela. Existem algumas frases que são comuns em seu vocabulário, em especial para manipular os indivíduos ao redor, como:
- "O que seria de você sem mim?": faz com que a pessoa se sinta mais presa ao narcisista, fazendo-a acreditar que não é capaz de fazer nada sem a ajuda e/ou presença dele.
- "Você me deve desculpas": é usada para reverter a situação e fazer a outra pessoa se sentir culpada, mesmo que o narcisista seja o responsável pelo problema. Isso é útil para que o outro assuma a culpa e trate os narcisistas como vítimas.
- "Você está louca": pessoas narcisistas tendem a fazer as vítimas duvidarem de sua capacidade mental. Essa prática é conhecida como gaslighting.
- "Que pena que você está se sentindo assim": pessoas narcisistas têm dificuldade de admitir culpa em alguma situação e, além de ser uma tentativa clássica de desculpa, a frase também é uma forma de desviar o assunto.
- "Ninguém é tão talentoso como eu": narcisistas possuem um padrão de comportamento em que acreditam ser único e superior a todos os outros, e frases como essa são comuns para reafirmar esse senso de grandeza.
- "As pessoas deveriam me admirar mais": a necessidade de atenção constante é uma característica padrão em narcisistas, que acreditam que devem ser admirados. Sua autoestima depende da opinião favorável dos outros.
- "Você não entende o que eu estou dizendo": os narcisistas utilizam a frase para desviar e desqualificar os pensamentos e opiniões da outra pessoa, colocando-a numa posição de "menos inteligente". Essa é mais uma prática de gaslighting.
- "Espero que você saiba com quem está se metendo": é uma tática de ameaça para dar uma ilusão de poder e um sentimento de medo nos outros. Assim, com receio de uma possível vingança, a maioria das pessoas acaba cedendo às vontades do narcisista.
- "Não quero falar de mim, mas…": é uma frase clássica para desviar a atenção de um assunto e torná-lo sobre ela.
- "Você é muito sensível": é utilizada para desacreditar os sentimentos de outra pessoa, uma vez que demonstrar fraqueza emocional é inaceitável para um narcisista.
"Narcisistas tendem a monopolizar as conversas, buscar constantemente elogios e admiração, não demonstrar empatia pelos outros, explorar as pessoas em benefício próprio e ter dificuldade em aceitar críticas ou reconhecer erros", aponta Rosângela.
Leia também: 8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista
É possível tratar o narcisismo?
Não existe tratamento específico para o transtorno de personalidade narcisista. A melhor abordagem é a psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental, que visa ajudar a pessoa a desenvolver uma visão mais realista de si mesma e dos outros, a desenvolver empatia e a lidar com a necessidade constante de validação externa.
"O tratamento também pode envolver a abordagem de questões subjacentes, como baixa autoestima ou traumas passados, que possam contribuir para o comportamento narcisista", acrescenta Rosângela.
É importante ressaltar que realizar o tratamento implica que a pessoa deve reconhecer o próprio transtorno — o que é algo difícil de acontecer. Em casos de narcisismo materno, o tratamento pode ser necessário para os filhos, a fim de tratar os traumas causados pela negligência e o egocentrismo da mãe.