A pessoa que tem o transtorno bipolar tem a possibilidade de desenvolver outras doenças, como a esquizofrenia?
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
o Transtorno Bipolar, assim como a Esquizofrenia, são doenças diferentes, apesar do fato que em alguns caso, possam ser confundidas devido a intensidade e relevencia de certos sintomas, durante crises especialmente.
Costumo sempre dizer que para o ser humano tudo é possível, inclusive obter duas ou mais doenças ao mesmo tempo, mas não necessariamente .
A Esquizofrenia é uma dissociação do pensamento, onde os sentimentos se tornam subjetivos, não falamos aqui de nada concreto ou linhas racionais e sim de uma visão paralela a isso, utilizam a fantasia como movimento. Logo influi diretamente no afeto, nas vontades, na construção racional de vida e assim interfere na estabilidade pessoal e por isso a dificuldade ou impossibilidade de manter vida social, profissional e construtiva de maneira geral. Sintomas como isolamento, descuido com a propria higiene e aparencia, irritabilidade frequente e relevante, agitação, alucinações, morosidade, dormir muito ou nada...são comuns.
Na Bipolaridade falamos de um transtorno afetivo, onde o marco está na oscilação de humor, ou seja, o paciente alterna (sendo muitas e frequentes vezes, ou mesmo raras vezes) seu estado de humor entre as fases maníacas (irritação, agitação, alegria excessive, não dormir, fazer tudo além da conta, trabalho, compras, sexo, beber...) e as fases depressivas (isolamento, morosidade, melancolia, descuido com cuidados pessoais, desistencia de vida...) e desta forma também sofre dificuldade em estabilizar e possuir vida social, professional e até familiar adequadas e saudáveis.
A Bipolaridade assim como Esquizofrenia possui graus de relevancia e de diagnostico e por vezes a doença vem acompanhada com complementos no quadro, ou seja, sintomas tão relevantes que merecem atenção e tratamento em conjunto ao diagnostic.
No caso da bipolaridade é comum existir o quadro de sintomas psicóticos em conjunto, e com este diagnostico entendemos que o paciente possui certas reações ou movimentos da linha psicose, como: alucinações e pensamentos fantasiosos e por isso se assemelha ao quadro de esquizofrenia.
O medico psiquiatra que acompanha precisa estar atento para classificar adequadamente o paciente nesta situação, é preciso observar os movimentos que separa uma doença da outra e nem sempre é tão simples. Mas um ponto que ajuda bem a começar o processo de diferenciação é que a esquizofrenia é um quadro continuo e não oscilante no humor, apesar de também ter seus picos e crises possui movimentos mais estáveis, frequentes e ja esperados daquele paciente. Diferente da Bipolaridade onde a oscilaçao faz parte e de tempos em tempos há mudança no quadro do paciente.
Espero ter ajudado
Atenciosamente
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]