O que fazer quando se tem tripofobia e ao ver uma foto já se sente horrorizada, com coceira e dormente?
Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
i
O Tratamento é indicado quando gera sofrimento importante à vida da pessoa e comprometimento significativo da qualidade de vida.
O ideal é procurar um psiquiatra e pedir a alguém para imprimir algumas fotos pra você levar e especificar o tipo de imagem que te causa fobia. O tratamento pode incluir o uso de antidepressivos, ansiolíticos e psicoterapia do tipo TCC – terapia cognitiva comportamental associada à terapia gradual de exposição.
A Tripofobia - é uma fobia ainda pouco conhecida, caracterizada pelo medo irracional e excessivo de buracos e ou furos e que atinge uma a três pessoas no mundo. Apesar do transtorno ainda não estar listado no DSM-IV, Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais, a verdade é que milhares de pessoas relatam ter pânico ao visualizarem buracos, objetos com furos e aglomerados de buracos “em cachos”. Uns dizem que é escuro dentro dos buracos e que é isso lhes gera um sentimento arrepiador.
Com o decorrer dos estudos, os pesquisadores concluíram que não é exatamente dos buracos que as pessoas têm medo e sim da associação mental que é feita entre os buracos e um possível perigo, ou seja, é possível que a tripofobia seja desencadeada pelo medo do perigo. Os buracos, ou apenas a imagem deles estimulariam “uma porção primitiva do cérebro que associaria a imagem a algo perigoso”.
Ela pode ser generalizada e não se limitar ao medo de buracos e furos. Segundo alguns pesquisadores, a fobia só será desencadeada se a sequência de buracos obedecer a um padrão visual geométrico que lembre: 1) a coloração da pele de alguns animais venenosos; 2) perfurações cutâneas; 3) cicatrizes e bolhas causadas por doenças e ferimentos.
A rejeição pode ser uma herança de nossos ancestrais que tiveram contato frequente com vermes e outros organismos que penetram no corpo e causam inflamações. Os tripófobos têm medo e não suportam “agrupamentos de buracos na pele, carne, madeira, plantas, corais, esponjas, sementes, favos de mel entre outros”.
Assim, podemos dizer que a Tripofobia “Trata-se de uma fobia relativa de formas geométricas em conjunto. A pessoa que possui esse mal ao visualizar uma sequência estável de formas geométricas automaticamente sente uma imensa sensação de repúdio e pavor, podendo incluir formigamento, coceira, comichão no corpo, ansiedade, náusea, desmaios e até a um ataque de pânico. O efeito aumenta quando as formas encontram-se em ambientes biológico, humano ou não”.
Exemplos de situações que podem causar tripofobia:
Círculos agrupados (em cachos);
Canudinhos um ao lado do outro “em cachos”
Buracos naturais em rochas;
Alho partido ao meio;
Esponjas;
Queijo com buracos;
Buracos na rua;
Corais;
Bolhas de sabão umas ao lado da outra
Chocolate aerado sufflair cortado ao meio mostrando “milhões” de buraquinhos
Alhos quando cortamos só a “tampa de cima”
Flor de lótus seca
Crustáceos
Colmeia, cheia de hexágonos ao lado do outro
Miolo de girassol
Sou formada pela Universidade Guarulhos, atuo em Psicologia Clínica para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Utili...
i
Geralmente a pessoa que sofre de tripofobia tem dificuldades diárias com coisas simples, como ir ao mercado, ver notícias, etc. Pois qualquer foto pode dar sintomas que podem fazer inclusive com que a pessoa desmaie.
É importante você pedir para alguém imprimir fotos que lhe cause a fobia e leve em consulta com um psiquiatra. Ele irá avaliar e verificar a necessidade de medicamentos e indicar o melhor tratamento para seu caso, que normalmente é associado terapia psicológica comportamental e cognitiva.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]