Perder a vontade de comer, sentir-se enjoado e emagrecer é um sinal de ansiedade?
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
Antes de mais nada, é preciso entender, quando este enjoo e falta de apetite ocorrem? Qual a frequência e como estes sintomas estão impactando na vida.
É preciso, também, buscar uma avaliação de um gastroenterologista e certificar-se primeiramente se está tudo bem no organismo físico, antes de firmar um quadro puramente emotivo.
A ansiedade é um quadro emotivo natural do ser humano. Necessitamos ter ansiedade para nos mover, construir, criar, concluir e até mesmo para nos prevenir e defendermo-nos no dia a dia e para descansarmos. Usamos a ansiedade tanto para acordar quanto para ir dormir, para comer ou controlar a comida. O que nós observamos, com atenção ,é sua intensidade (excesso ou ausência), seus sintomas, frequência e impacto na vida.
A ansiedade tanto pode nos mover para enfrentar algo, para fazermos mais, como pode agir inversamente, atrapalhando ou barrando momentos em nossas vidas, como deixar de comer, ou deixar de ir a algum lugar ou de fazer algo.
Um quadro ansioso possui uma diversidade de sintomas, mas normalmente, ouvimos mais sobre o quanto a ansiedade descontrolada reflete no excesso alimentar.
Porém, há também diversos casos com reações inversas, onde um quadro ansioso inibe e reduz as atividades cotidianas, como a alimentação. Este quadro de mal estar e enjoo, e redução no apetite, podem ser sintomáticos e um alerta para algum outro porém em sua vida.
Após uma avaliação fisiológica e caso os sintomas estejam interferindo em sua saúde, em sua vida, é importante ouvir um profissional da área de psicologia ou psiquiatria para te ajudar a entender melhor sobre o que ocorre e então receber uma orientação sobre um tratamento adequado.
Espero ter ajudado.
• Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP e • Mestre em Psicologia PUCRS, Especialista em Abordagem Si...
i
Não é possivel afirmar que esses sintomas se refiram somente a ansiedade. Pode relacionar-se a inúmeras outras questões de saude clinica como diabetes, problemas na tireóide, entre outros. É importante inicialmente buscar uma médica para investigação clínica e caso não se confirme uma questão física daí sim partir para um tratamento psicológico.
Psicóloga clínicaEspecialista em Psicossomática Psicanalítica e Psicopatologia.Pós- Graduada em Psicoterapia Breve.Pós e...
i
Ansiedade em excesso pode nos trazer mal estar e afetar várias funções do corpo. O corpo e a mente são muito ligados . Imagine que uma dor crônica pode causar alterações emocionais pelo desconforto que gera no indivíduo, assim como uma preocupação excessiva também pode causar dores devido a tensão muscular prolongada. Se você suspeita que algo de origem psicológica está relacionado com esses sintomas orgãnicos, procure primeiramente um médico para avaliar sua saúde de um modo geral, pois você já está com alterações no seu organismo que precisam ser tratadas . Ao mesmo tempo não descarte a possibilidade de pensar e observar sobre possíveis acontecimentos ou mudançãs em sua vida que possam estar lhe causando mal estar.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]