Respidon, rivotril e amplictil são indicados para o sono?
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado em Psiquiatria. Doutor e...
i
A risperidona é uma medicação criada, originalmente, para quadros psicóticos, principalmente esquizofrenias. Hoje em dia, ele é usado, também, em outras situações como, por exemplo, estabilização do humor, em bipolares; reforço da ação de antidepressivos, em deprimidos; tratamento de tiques nervosos. Ele pode dar sonolência, em algumas pessoas, o que pode ser útil, em pacientes que tenham os quadros acima e tenham insônia. Ele NÃO deve ser usado como medicação para dormir em pessoas que não possuem transtornos psiquiátricos, pois seus efeitos colaterais ultrapassariam os benéficos.
O clonazepam é uma medicação criada para controle da ansiedade, mas pode ser usada em outras situações como, por exemplo, algumas crises de epilepsia, distúrbios de sono como o transtorno de movimentos do sono REM e, muitas vezes, médicos o prescrevem para pessoas com insônia. O clonazepam faz parte da família das drogas benzodiazepínicas (no Brasil, vendidas com receita "azul" e apresentadas em embalagens com uma faixa preta). Hoje em dia, sabe-se que estas medicações têm efeitos colaterais importantes, tais como problemas de coordenação motora que podem levar a quedas e acidentes , problemas de memória e dificuldades de parar a medicação, após tempo longo de uso (a pessoa não consegue diminuir ou parar de tomar, pois sente muita "falta"). Assim, a recomendação atualizada é de que este tipo de remédio seja evitado em pessoas acima dos 60 anos e, em qualquer idade, seja dado por períodos de apenas poucas semanas, para a insônia.
O clorpromazina é um antipsicótico clássico, com cerca de 70 anos de existência. Ele foi criado para combater os sintomas da esquizofrenia e outras psicoses. Com o tempo, observou-se que poderia ter efeitos colaterais graves, sendo um deles a "discinesia tardia", quadro extremamente desagradável em que, depois de algum tempo de uso (geralmente meses a anos), as pessoas passam a apresentar movimentos involuntários e incontroláveis, geralmente nos músculos da face (mas que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo braços e pernas). Acredita-se que as medicações antipsicóticas mais novas (como a risperidona, que você citou) não tenham tantos riscos de causarem a discinesia tardia e, hoje em dia, são preferidas.
Resumindo: risperidona não é indicada para insônia, a não ser que a pessoa precise ser tratada para quadros psiquiátricos específicos; o clonazepam pode ser usado para insônia, contanto que se tomem alguns cuidados como, por exemplo, não prescrever para idosos e usar por apenas algumas semanas; a clorpromazina não costuma ser muito usada nem para aqueles quadros para os quais foi originalmente desenvolvida, sendo uma droga considerada antiquada e com vários efeitos colaterais.
Para o tratamento da insônia se deve, inicialmente, fazer uma avaliação para pesquisar possíveis causas, que vão desde problemas psiquiátricos como depressão e ansiedade, até problemas clínicos respiratórios, neurológicos, hormonais e outros.
Se for encontrada uma causa específica para a insônia (psiquiátrica ou clínica), esta deverá ser tratada. Caso não se encontre uma causa específica, a insônia deve ser tratada através de técnicas de higiene do sono, principalmente; em alguns casos, há indícios de que a melatonina, o hormônio natural do sono, pode ser eficaz e não ter efeitos colaterais.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]