Eu me sinto muito mal quando vejo essas imagens de furos principalmente em humanos, às vezes fico dias com a imagem na cabeça. o que fazer?
Sou Graduado em Psicologia pela PUC de São Paulo e Especialista em Atendimento Analítico Comportamental, minha linha de...
i
É comum que sintamos medo de coisas específicas, alguns sente medo de insetos ou altura, contudo uma parcela da população cria medos ou receio bem específicos e na presença desses é comum que o corpo reaja produzindo mal estar e/ou ansiedade. Quando esse medo se torna exacerbado ele ganha o nome de Fobia sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.A solução pode ser procurar um psicólogo, para que juntos identifiquem como isso se instalou em sua vida e as consequências que tem trazido. Para que junto busquem construir uma maneira de superar essa situação.
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
Esse sentimento descrito por você se entendem perfeitamente como algo negativo e um grande sofrimento para você. O mal estar se dá, ao meu ver, seja pelo medo, sentimento negativo ou pela repetição/compulsão das ideias na sua cabeça. A sensação de descontrole, de não coordenar o que se pensa é muito frustrante.
Sua descrição se parece com medo, mas também com ideias obsessivas que se repetem sem utilidade a você. Quando se está muito ansioso, isso pode acontecer também. Porém, não se pode afirmar que é isso que você tenha seja o que eu expliquei acima, porque outros problemas emocionais ou mesmo físicos e/ou hormonais podem desencadear esse tipo de mal estar. É preciso uma avaliação individual para compreensão correta do seu caso, com isso, um diagnóstico e melhor tratamento para você.
Lembre-se: você pode se libertar de pensamentos negativos e todo o desdobramento ruim que eu posso imaginar e que você não descreve exatamente. Todo medo é um sinal de alerta, mas nem sempre esse sistema está adequadamente ajustado. Sentir medo serve para nos proteger, porém, não é sempre que há um perigo real e com isso, o medo está ali na forma de proteção em excesso e desajustado. Ao sentir mal estar por ver furos, principalmente, em humanos, produz uma série de ações internas na sua mente para protegê-lo(a), mas é uma reação exacerbada e sem resultado final satisfatório. Apenas um grande desconforto e descontrole. Sem solução saudável.
O grande segredo não é controlar o medo ou o pensamento, mas ser capaz de mudar a direção e o foco das ideias. Ser capaz de entender a associação entre os fatos para poder desassociar o sentimento de medo pode ajudar muito. Você associou furos a algo ruim. Lembre-se que o medo é a associação de algo negativo (mal estar mental e físico) com alguma coisa que desencadeia esse mal estar. Pode ser consequência um problema mal resolvido vivido, um trauma ou algo assim. Você deve aprender a dissociar, e isso é mais fácil que se controlar, então, não sentirá mais medo, mal estar ou repetição de ideias. Para isso existem técnicas para se treinar e obter o sucesso desejado.
A fantasia envolvida em quem sente medo é que algo fará mal e com isso terá alguma tipo de de proteção ao evitar o objeto ou situação fóbica, e uma das maneiras de se afastar de algo é sentindo medo. Afinal, o medo parece poderoso e forte. Isso faz parte de uma fantasia. O medo é saudável quando não interfere no bem estar diário e realmente nos protege do perigo real.
No meu livro: O Segredo Para Vencer o Medo, dou várias dicas e orientações para você se livrar de vez do medo e viver bem sem ele. Durante o tratamento psicológico, você aprenderá técnicas e formas de bem viver a vida em plena harmonia. Com técnicas de pnl, hipnose e emdr, o medo pode ser curado.
O processo é curto e com algumas etapas bem marcadas:
- entender o medo e suas intenções de proteção;
- dissociar o medo de algo que não realmente perigoso;
- treinar novas formas de pensamento e ação;
- como curar a ansiedade;
- como evitar ideia que se repetem sem sentido;
- como curar os pensamentos intrusos;
- passo a passo para mudar e se libertar.
Curando o medo o bem estar vem para você. Sentir-se curado e livre é um prazer sem fim.
Boa sorte naquilo que busca! Sucesso e até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]