Possuo insônia crônica há anos, e mesmo tomando remédio p/ ajudar, não consigo dormir nem acordar cedo...Então pergunto: a insônia tem cura?
Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
i
A insônia quando chega a ser crônica, é muito difícil de ser curada, pois ela passa a se constituir em um problema sério e crônico, mas pelas consequências que a insônia pode causar no organismo, devemos lidar com ela, pois dormir bem é um importante fator de saúde mental em nossa vida.
Eu vou dar algumas dicas e sugestões pra driblar a insônia, mas antes, eu vou definir o que é insônia e citar pontos importantes:
*Definição:
Insônia é a dificuldade de iniciar ou manter o sono ou ainda a percepção de um sono não reparador, com prejuízo na atividade social e/ou profissional.
*Porque a insônia é perigosa?
Sabemos que uma noite bem dormida, auxilia nas atividades do nosso dia a dia, melhorando o desempenho e a atenção e, cá entre nós, não existe coisa melhor do que deitar em nossa cama para termos uma boa noite de sono e um acordar revigorado, afinal, dormir melhora o nosso desempenho físico e mental. Sempre que a insônia estiver afetando as suas atividades cotidianas, você deve tentar fazer uma boa higiene do sono, mas se isso não melhorar e/ou se a insônia estiver lhe causando sofrimento e perda da qualidade de vida em alguns setores, melhor procurar um médico (clínico geral ou psiquiatra), pois sabemos que as causas de insônia são muitas, inclusive doenças clínicas e psiquiátricas, como depressão, ansiedade, TDAH, Transtorno de humor bipolar e demais causas. E assim, o tratamento para insônia pode evitar vários outros problemas e sintomas relacionados a essa condição. Assim, um sono ruim pode ser sinal de problemas de saúde e encontrar e tratar esses problemas certamente pode melhorar tanto a saúde quanto o sono. Portanto, é bom cortar os maus hábitos desde já.
*Alguns (maus) hábitos que você não deve ter:
- Horários variáveis de deitar e levantar
- Permanecer períodos frequentes e longos na cama
- Uso rotineiro de produtos contendo álcool, tabaco ou cafeína antes de deitar
- Exercícios próximos da hora de deitar
- Envolvimento em atividades excitantes/ emocionalmente perturbadoras, próximas à hora de deitar
- Uso frequente da cama para atividades como assistir televisão, ler, estudar, comer
- Dormir em cama desconfortável, colchão de má qualidade, cobertas inadequadas, etc
- Permitir que o quarto de dormir seja excessivamente iluminado, abafado, desordenado, quente, frio ou que, de alguma forma, não convide ao sono
- Desempenhar atividades que exijam alto nível de concentração imediatamente antes de deitar
- Permitir que ocorram na cama atividades mentais como pensar, planejar, relembrar, etc
A primeira coisa que a pessoa com insônia deve fazer é uma boa HIGIENE DO SONO. As regras de higiene do sono são para ajudar você a obter o máximo benefício de suas horas de sono. Uma boa higiene do sono costuma promover mudanças no estilo de vida que são fundamentais, pois elas vão ajudar a aliviar a insônia. Essas mudanças costumam tornar mais fácil o adormecer e a continuação do sono.
*QUINZE DICAS PARA UMA BOA HIGIENE DO SONO:
- Promova um “setting” apropriado para você adormecer, ou seja, prepare o seu quarto do jeito que você gosta a fim de torná-lo o melhor ambiente para você dormir bem. Evite iluminação no quarto quando for dormir. Não coloque distratores, como televisão, computador, celular. Não leve nenhum “problema/pendência” para o quarto. Certifique-se que a temperatura do ambiente esteja fresca e aconchegante. O quarto deve ser escuro e silencioso. Se o ambiente de dormir for barulhento (o barulho diminui a qualidade do sono e pode levar a insônia) recomendo o uso de um “tapa-ouvidos”.
- Use a cama APENAS como lugar para dormir (não trabalhe ou assista TV na cama). O seu quarto e a sua cama devem ser um LOCAL SAGRADO, próprio para o seu sono.
- Antes de dormir, faça alguma forma de relaxamento (p.ex. respiração, alongamento, oração, meditação, etc).
- Crie uma rotina de horário: acorde sempre no mesmo horário, independentemente se for fim de semana ou não, e de ter tido insônia ou não, na noite anterior. Se o horário estabelecido por você foi oito horas da manhã, policie-se para sempre acordar neste mesmo horário, mesmo que tenha dormido pouco por conta de insônia na noite anterior (p.ex. 4 horas). Você pode passar o dia com sono, mas isso vai ajudá-lo a regular o seu ciclo circadiano (ciclo do sono). Por exemplo, não dormir após 22- 23 horas e acordar no máximo 7- 8 horas da manhã. Ou seja, dormir apenas o tempo necessário para se sentir descansado. Se com 8 horas de sono já se sente bem, evite dormir mais do que 8-9 horas, mesmo que não tenha compromisso no dia.
- Não tire qualquer forma de cochilo ao longo do dia enquanto você tiver insônia.
- Pratique regularmente exercícios físicos para ajuda a regular o ciclo circadiano. Contudo, é importante que esses exercícios sejam feitos em horários distantes da hora de dormir (4 a 6 horas antes de ir para a cama). O melhor horário para a prática dos exercícios é pela manhã.
- Não coma comidas pesadas ou beba muitos líquidos antes de dormir. Ou seja, fazer um lanche leve antes da hora de dormir costuma a ajudar.
- Um banho morno/quente ajuda muita gente a relaxar e dormir melhor.
- Para muitos, ler um livro ou escutar uma boa música suave, ajuda o sono.
- Evite substâncias estimulantes perto do horário de ir dormir (lembrar que os efeitos podem durar até 8 horas), pois eles podem piorar o sono como: cafeína (café), coca-cola, guaraná, chimarrão e alguns tipos de chá.
- Não tome bebida alcoólica antes de ir para a cama pois o álcool promove um sono que mais leve e superficial do que o normal. Lembrar que o álcool é um grande depressor do Sistema Nervoso Central e o seu uso recorrente, mesmo em pequenas doses, pode levar a depressão, irritabilidade, diminuição do limiar convulsivo, problemas de atenção etc.
- Não faça atividades estimulantes na hora antes de dormir, como ver filmes de ação, jogar ao computador, celular, etc., ficar online por exemplo, no face, chats, etc.
- Caso você tenha ido para a cama e não tenha conseguido dormir em 20 minutos, é melhor sair da cama e dar uma volta antes de tentar novamente (pode ler por alguns minutos, assistir um pouco de TV, etc.).
- Se tiver tentado dormir por duas vezes sem sucesso, recomenda-se que vá para a cama e fique lá sem tentar dormir por 20 minutos. Se acabar dormindo, não tem problema, mas a idéia é ir para a cama sem o objetivo de dormir.
- Alguns medicamentos podem perturbar o sono, como alguns remédios para alergia e resfriado (falar com o seu médico se estiver em uso de algum medicamento).
*E QUANDO A HIGINE DO SONO NÃO RESOLVE A INSÔNIA?
- Os tratamentos naturais podem resolver a sua insônia como: 1 copo de suco de laranja, cenoura e alface antes de ir dormir (o alface é ótimo para relaxar e melhorar a qualidade do sono), chás calmantes (chá de maçã, erva-cidreira, lúpulo ou maracujá, erva-cidreira, chá de valeriana), massagem relaxante (óleos com essências relaxantes), melatonina
- Muitas pessoas resolvem a insônia com uma forma de terapia psicológica, a Terapia chamada terapia cognitiva comportamental (TCC) que pode ajudar a aliviar ansiedade relacionada à insônia crônica.
- Procurar um médico clínico e fazer todos os exames de rotina relacionados aos seus sintomas e tratá-los, se for o caso.
- Se a pessoa for muito ansiosa, depressiva e ou estressada, além de uma psicoterapia, deverá procurar o psiquiatra para fazer uma avaliação das possíveis causas da insônia. Solicitar exames de laboratório e ou imagem, caso a caso e prescrever o tratamento, caso a caso.
*CUIDADO COM:
- Os remédios mais usados para dormir são os benzodiazepínicos (calmantes) e os indutores do sono mas existem outros remédios sob prescrição médica para tratamento da insônia, como alguns antidepressivos e alguns antipsicóticos, por conta dos efeitos colaterais de sonolência.
Mas atenção: SEMPRE converse com seu médico sobre os benefícios e os possíveis efeitos colaterais de cada remédio para tratar a insônia.
- Algumas pessoas que usam remédio para dormir podem acordar sedadas, outras podem ter crises de sonambulismo. E ainda, remédios de “faixa preta” podem causar dependência e tolerância. Jamais tome remédio por conta própria e consulte o médico sempre que necessário.
Evelyn Vinocur
Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
i
Existem várias situações que influenciam no sono, é preciso entender o que ocorre contigo. Existe um exame chamado polissonografia, ele irá identificar as causas da sua dificuldade de dormir e tratamento adequado. Você dorme na clínica com vários eletrodos a superfície do seu corpo,, dessa forma a pessoa pode se movimentar durante o exame, Um exame simples, sem riscos e sem dor.
A ansiedade também pode ser um fato que influencia, assim como problemas de ordem pessoal e financeira.
Além do exame a psicoterapia, a hipnose, acupuntura e meditação também são recursos que pode buscar para tratamento a insônia.
Um abraço
Graduado em psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná, com formação em EMDR pelo Instituto Ibero America, na área e...
i
Cada caso é um caso, seria muita presunção responder a sua questão de imediato sem uma avaliação e investigação criteriosa da sua demanda.A insônia pode ser causada por vários fatores predisponentes, principalmente, a não produção de uma substância chamada melatonina, indutora do sono que pode deixar de ser ativada por motivos variados:Local onde se dorme deve estar o mais escuro possível;Hábitos alimentares desfavoráveis e horários;Uso de substâncias psicoativas;Fatores de estresse;Qualidade de vida;Ruídos;E outros fatores que devem ser investigados por um profissional habilitado.Uma avaliação com um profissional da saúde, uma avaliação psicológica e/ou médica poderá ser de grande ajuda contribuindo para uma melhor qualidade do sono e de vida do seu marido e também amenizando a sua preocupação.Atenciosamente,Psicólogo Carlos César Petruy
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
O ideal é o tratamento muldi disciplinar. A indicação, por exemplo, do uso de remédios pode fazer parte de um processo somando a outros pontos, como por exemplo, sessões de psicoterapia para o tratamento emocional. Atendimento psicológico também é muito bem vindo para ajudar a complementar com ideias, sugestões, mudança de padrão, aumento de energia e escolhas. A vida é um equilíbrio entre mente e corpo e é fundamental que possamos respeitar essa junção e contribuir para o bem estar. Durante as sessões de psicoterapia o uso de técnicas, tais como:- hipnose ericksoniana, - novo código da pnl;- programação neuro linguística (pnl) - modo clássico;- emdr;- coaching de vida;- psicoterapia breve; são ferramentas poderosa de cura e bem estar que podem ser usadas sempre que necessário para o processo. Conseguir dormir com qualidade eleva profundamente:- o rendimento físico;- a produtividades;- a memória;- a qualidade de escolha e ação;- o humor;etc. É fundamental avaliar com o psicólogo se há componentes emocionais para esse tipo de resultado de baixa performance no sono. E criar melhores meios de que o sono seja relaxante para um repouso de pleno "recarregar de bateria". Sucesso naquilo que busca com olhos abertos e ao fechar os olhos, que sua mente mergulhe agradavelmente em sonhos coloridos de serenidade e paz. Até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]