Apresentação de Bacteracin e Bacteracin-F
Laboratório: Teuto
Princípios ativos: sulfametoxazol, trimetoprima
Comprimido 400mg + 80mg (Bacteracin®)
Embalagens contendo 12, 20 e 100 comprimidos
Comprimido 800mg + 160mg (Bacteracin-F®)
Embalagem contendo 10 comprimidos.
Suspensão oral 200mg/5mL + 40mg/5mL (Bacteracin®)
Embalagem contendo 1 frasco com 50mL + copo-medida.
Embalagem contendo 1 frasco com 100mL + copo-medida.
Composição de Bacteracin e Bacteracin-F
COMPOSIÇÃO Cada comprimido de Bacteracin® contém:
sulfametoxazol..... 400mg
trimetoprima....... 80mg
Excipientes q.s.p.. 1 comprimido
Excipientes: álcool etílico, amido, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, laurilsulfato de sódio, povidona e talco.
Cada comprimido de Bacteracin-F® contém:
sulfametoxazol..... 800mg
Trimetoprima....... 160mg
Excipientes q.s.p.. 1 comprimido
Excipientes: álcool etílico, amido, povidona, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, laurilsulfato de sódio e talco.
Cada 5mL da suspensão oral contém:
sulfametoxazol..... 200mg
trimetoprima....... 40mg
Veículo q.s.p...... 5mL
Excipientes: aroma de tutti-frutti, carmelose sódica, corante vermelho ponceaux, metilparabeno, polissorbato 80, propilparabeno, sacarina sódica, dióxido de silício, sorbitol, simeticona, álcool etílico e água de osmose reversa.
Para que serve Bacteracin e Bacteracin-F
Indicações do medicamento: Bacteracin® é utilizado em casos de infecções causadas por germes sensíveis aos compostos do produto.
Ação esperada de Bacteracin e Bacteracin-F
Ação do medicamento: O Bacteracin é utilizado em casos de infecções causadas por germes sensíveis aos compostos do produto. É indicado para o tratamento de infecções respiratórias, urinárias, gastrintestinais e outros tipos de infecções.
Esse medicamento é um quimioterápico com propriedades bactericidas (capaz de matar a bactéria), com duplo mecanismo de ação. Bacteracin® contém dois compostos ativos, que agem sinergicamente inibindo dois passos consecutivos da biossíntese do ácido folínico necessário aos microrganismos, e assim eliminando-os.
É composto por sulfametoxazol+ trimetoprima. A ação medicamentosa desse medicamento começa logo após a primeira tomada, no entanto, os germes não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como febre, dor, etc., desapareçam, é necessário continuar a tomar o medicamento pelo período que o médico estabeleceu.
Contraindicações e riscos de Bacteracin e Bacteracin-F
Riscos do medicamento:
CONTRAINDICAÇÕES: BACTERACIN® NÃO DEVE SER UTILIZADO EM PACIENTES COM DOENÇA GRAVE NO FÍGADO E NO RIM QUANDO NÃO SE PUDER DETERMINAR REGULARMENTE A CONCENTRAÇÃO DA DROGA NO SANGUE.
ESSE MEDICAMENTO TAMBÉM ESTÁ CONTRAINDICADO AOS PACIENTES COM ALERGIA À SULFONAMIDA OU À TRIMETOPRIMA; PREMATUROS E RECÉM-NASCIDOS DURANTE AS PRIMEIRAS 6 SEMANAS DE VIDA E PACIENTES COM SÉRIAS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS (NO SANGUE) NEM A PACIENTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DE G6PD (DESIDROGENASE DE GLICOSE 6 FOSFATO), A NÃO SER EM CASOS DE ABSOLUTA NECESSIDADE E EM DOSES MÍNIMAS.
Precauções e Advertências de Bacteracin e Bacteracin-F
ADVERTÊNCIAS: CUIDADOS ESPECIAIS DEVEM SE TER COM PACIENTES IDOSOS E PACIENTES COM PROBLEMAS DE RIM E DE FÍGADO ONDE HÁ MAIOR PROBABILIDADE DE OCORRER EFEITOS INDESEJÁVEIS RELACIONADOS A DOSE OU A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.
PARA DIMINUIR OS EFEITOS INDESEJÁVEIS, RECOMENDA-SE QUE A DURAÇÃO DO TRATAMENTO SEJA A MENOR POSSÍVEL PARA O PACIENTE IDOSO. EM CASO DE COMPROMETIMENTO RENAL, A DOSE DEVE SER AJUSTADA. PACIENTES EM USO PROLONGADO DEVEM FAZER REGULARMENTE EXAMES DE SANGUE E URINA.
PRECAUÇÕES: O TRATAMENTO DEVE SER DESCONTINUADO IMEDIATAMENTE AO PRIMEIRO SINAL DE APARECIMENTO DE ERUPÇÃO CUTÂNEA OU QUALQUER OUTRA REAÇÃO ADVERSA GRAVE.
BACTERACIN® DEVE SER ADMINISTRADO COM CAUTELA A PACIENTES COM HISTÓRIA DE ALERGIA E ASMA BRÔNQUICA.
A NÃO SER EM CASOS EXCEPCIONAIS, BACTERACIN® NÃO DEVE SER ADMINISTRADO A PACIENTES COM SÉRIAS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS.
NÃO DEVE SER ADMINISTRADO A PACIENTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DE G6PD (DESIDROGENASE DE GLICOSE 6 FOSFATO) A NÃO SER EM CASOS DE ABSOLUTA NECESSIDADE E EM DOSES MÍNIMAS. NOS PACIENTES IDOSOS OU EM PACIENTES COM HISTÓRIA DE DEFICIÊNCIA DE ÁCIDO FÓLICO OU INSUFICIÊNCIA RENAL, PODEM OCORRER ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS INDICATIVAS DE DEFICIÊNCIA DE ÁCIDO FÓLICO. ESTAS ALTERAÇÕES SÃO REVERSÍVEIS ADMINISTRANDO-SE ÁCIDO FOLÍNICO.
COMO COM TODAS AS DROGAS CONTENDO SULFONAMIDAS, CUIDADO É DESEJÁVEL EM PACIENTES COM PORFIRIA OU DISFUNÇÃO DA TIREOIDE.
Este medicamento é contraindicado na faixa etária de 0 a 6 semanas.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Interações medicamentosas de Bacteracin e Bacteracin-F
Informe o seu médico se estiver utilizando algum dos medicamentos ou substâncias mencionadas a seguir, pois podem ocorrer interações entre eles e as substâncias que fazem parte da fórmula do Bacteracin®:
- medicamentos para a pressão ou coração: diuréticos, digoxina.
- medicamentos para doenças do sistema nervoso: depressores do sistema nervoso central, como, por exemplo, os antidepressivos, fenitoína.
- medicamentos que contêm em sua fórmula: amantadina, antidiabéticos orais, ciclosporina, indometacina, metotrexato, pirimetamina, varfarina.
Uso de Bacteracin e Bacteracin-F na gravidez e amamentação
Uso durante a Gravidez e Amamentação: Uma vez que os dois compostos do Bacteracin® atravessam a barreira placentária, podem vir a interferir com o metabolismo humano do ácido fólico, devendo ser usado na gestação somente se o risco para o feto for justificado pelo benefício para a gestante. No caso de haver necessidade de uso, toda gestante deve receber concomitantemente 5 a 10mg de ácido fólico diariamente. Deve-se evitar o uso no último trimestre de gestação, tanto quanto possível, devido ao risco do recém-nascido apresentar problemas neurológicos devido ao acúmulo de bilirrubina no cérebro (kernicterus).
Informar ao médico se está amamentando. Os dois compostos do Bacteracin® (sulfametoxazol+trimetoprima) são excretados pelo leite, devendo-se levar em consideração os riscos já citados acima.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Bacteracin e Bacteracin-F
Aspecto físico:
Comprimido: Circular de cor branca.
Suspensão oral: Suspensão homogênea de cor rosa.
Características Organolépticas:
Comprimido: Os comprimidos de Bacteracin e Bacteracin-F não apresentam características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outros comprimidos.
Suspensão oral: Suspensão homogênea de cor rosa com sabor característico de tutti-frutti.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Cuidados de conservação e uso: DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30ºC). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Bacteracin e Bacteracin-F
Modo de uso: As doses de Bacteracin® devem ser administradas pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido. O frasco de suspensão deve ser agitado antes da administração. A posologia deve ser orientada pelo seu médico de acordo com a sua doença.
Posologia: Seu médico sabe quando parar o tratamento com Bacteracin.
Informe-o se você for suspender o tratamento antes do prazo determinado.
As doses usualmente recomendadas para Bacteracin®, comprimidos e suspensão oral são as seguintes:
Adultos e crianças acima de 12 anos:
Dose habitual: 2 comprimidos de Bacteracin® ou 1 comprimido de Bacteracin-F® ou 20mL da suspensão a cada 12 horas.
Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias): 1 comprimido de Bacteracin® ou 1/2 comprimido de Bacteracin-F® ou 10mL da suspensão a cada 12 horas.
Dose máxima (casos especialmente graves): 3 comprimidos de Bacteracin® ou 1 e 1/2 comprimido de Bacteracin-F® ou 30mL da suspensão a cada 12 horas.
Crianças abaixo de 12 anos:
6 semanas a 5 meses: 2,5mL da suspensão a cada 12 horas.
6 meses a 5 anos: 5mL da suspensão a cada 12 horas.
6 a 12 anos: 10mL da suspensão a cada 12 horas.
A posologia acima indicada corresponde aproximadamente a dose diária média de 6mg de trimetoprima e 30mg de sulfametoxazol por kg de peso. Nas infecções graves a dosagem recomendada pode ser aumentada em 50%.
Duração do tratamento: Em infecções agudas, Bacteracin® deve ser administrado por pelo menos 5 dias ou, até que o paciente esteja assintomático por pelo menos 2 dias.
Se a melhora clínica não for evidente após 7 dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.
Posologias especiais são recomendadas em determinadas doenças e condições clínicas dos pacientes. O seu médico saberá identificar essas situações e adotar o esquema de doses adequado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Agite bem antes de usar. (suspensão)
Reações adversas de Bacteracin e Bacteracin-F
REAÇÕES ADVERSAS: EM ORDEM DE FREQUÊNCIA ENCONTRAMOS EFEITOS GASTRINTESTINAIS (NÁUSEAS, LESÕES NA BOCA, DIARREIA), REAÇÕES DE PELE E ZUMBIDOS NOS OUVIDOS QUE DESAPARECEM COM A SUSPENSÃO DO TRATAMENTO. BACTERACIN® PODE AUMENTAR A PRODUÇÃO DE URINA EM PACIENTES COM EDEMA DE ORIGEM CARDÍACA.
ALTERAÇÕES NO EXAME DE SANGUE TAMBÉM PODEM SURGIR DE FORMA LEVE E SEM SINTOMAS, DESAPARECENDO COM A SUSPENSÃO DO TRATAMENTO.
Superdosagem de Bacteracin e Bacteracin-F
Conduta em caso de superdose: Em caso de ingestão aguda de doses excessivas, intencionalmente ou acidentalmente, podem ocorrer os seguintes sintomas: náuseas, vômito, diarreia, cefaleia, vertigens, tontura e distúrbios mentais e visuais.
Em superdosagem crônica, podem ocorrer alterações no sangue. Nesses casos, o médico deve ser procurado o mais rapidamente possível para que o tratamento adequado seja instituído. Na ingestão aguda de grandes quantidades deve-se provocar o vômito o mais rapidamente possível para eliminar a quantidade máxima possível do medicamento ingerido. Em caso de superdose procure socorro médico.
Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva
CRF-GO nº 2.659
M.S. no 1.0370.0064
LABORATÓRIO
TEUTO BRASILEIRO S/A
CNPJ - 17.159.229/0001-76
VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA
CEP 75132-140 - Anápolis - GO
Indústria Brasileira
SAC teuto
0800621800
Serviço de Atendimento ao Consumidor
sac @teuto.com.br