Dr. Maurício Martelletto Filho é médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mem...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
O que é Bico de papagaio?
Bico de papagaio é o nome dado à formação de osteófitos (protuberâncias ósseas) na coluna vertebral. Comuns em pessoas com mais de 40 anos, os osteófitos surgem no contorno externo dos discos intervertebrais e são causados por degeneração da região, inflamações locais e deposição de íons de cálcio nas áreas inflamadas. É uma condição comum em casos de osteoartrite e apresenta a forma de um gancho, semelhante ao bico do papagaio.
A doença é considerada um problema crescente de saúde pública no mundo todo. Hoje, a osteoartrite afeta mais da metade da população com mais de 65 anos. Essa é uma doença degenerativa que causa uma inflamação considerada de “baixo grau” nas cartilagens e membranas que a recobrem, resultando na perda da estrutura das articulações e, com isso, a deterioração progressiva da função dessas estruturas.
Causas
A causa do bico de papagaio está relacionada ao surgimento dos osteófitos como parte do processo de envelhecimento, relacionando-se aos principais aspectos que levam ao envelhecimento:
- Estresse
- Mau humor
- Alcoolismo
- Tabagismo
- Sedentarismo
- Dietas ricas em carboidratos, açúcar refinado e gorduras saturada
- Má postura
Outras condições ortopédicas também podem causar o bico de papagaio, como:
- Osteoartrite
- Hérnia de disco
- Escoliose
Outras causas menos comuns dos bicos de papagaio estão associadas a fatores genéticos, como a espondilite anquilosante e doenças autoimunes (processos que envolvem a produção de reação imunológica contra tecidos do próprio indivíduo):
Doenças infecciosas de longo curso, como a tuberculose e a sarcoidose, também podem se manifestar com osteofitose marginal da coluna, bem como alguns tumores de crescimento lento tanto benignos como malignos podem cursar com tais alterações.
Sinais
O principal sintoma do bico de papagaio na coluna é a dor que decorre do processo inflamatório causado pelo envelhecimento precoce do organismo.
Porém, à medida que a doença avança, novos sintomas surgem, como:
- Dificuldade de caminhar
- Dor nas pernas
- Necessidade de sentar-se o tempo todo
- Perda de sensibilidade dos membros inferiores
- Perda dos movimentos dos membros inferiores
Diagnóstico
Por se tratar de uma saliência óssea na coluna, é possível fazer o diagnóstico de bico de papagaio apenas com a avaliação clínica. Entretanto, em alguns casos, um raio x simples pode ser solicitado para confirmar a condição.
Além disso, tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem diagnosticar o bico de papagaio e auxiliar o médico a identificar a gravidade do problema.
Tratamento
A osteoartrite e os bicos de papagaio são tratados, essencialmente, como uso de anti-inflamatórios e de estimulantes da produção de matriz de cartilagem.
Na maioria dos casos, as medidas terapêuticas devem evoluir das menos invasivas, como fisioterapia, acupuntura e ozonioterapia, para as mais invasivas, como cirurgias, tratamento com laser e radiofrequência, terapias endoscópicas ou mesmo artrodeses, em casos mais graves.
Uma minoria de casos necessita de cirurgia imediata: naqueles em que se instalam rapidamente sinais neurológicos, como a síndrome da cauda equina, caracterizada pela perda repentina da sensibilidade perineal, do controle esfincteriano e de movimentos dos membros inferiores e em algumas fraturas instáveis.
Prevenção
Prevenir o aparecimento dos bicos de papagaio e a osteoartrose da coluna vertebral é um processo que passa pela reeducação e pela aquisição de novos hábitos:
- Mudanças de hábitos alimentares
- Prática de atividade física regular
- Ingestão suficiente de água
- Desmistificação da necessidade do consumo de leite para repor o cálcio perdido e do consumo de remédios para combater a falta de cálcio ou o desgaste das cartilagens