Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Consciência alterada?
Estar em estado de alerta, e consciente, é o que faz com que a pessoa esteja apta a responder de forma apropriada ao ambiente ao seu redor, saiba quem ela é, aonde está, onde mora, em qual período do dia está, entre outras perguntas.
Quando a consciência está alterada ou diminuída, a capacidade da pessoa permanecer acordada, alerta ou orientada em relação ao ambiente ao seu redor, é comprometida. Consciência alterada pode ser uma condição de emergência médica.
As alterações de consciência podem ser divididas em:
- Confusão, que é a ausência de pensamentos claros e dificuldade para tomar decisões.
- Desorientação, que é a incapacidade de entender como você se relaciona com as pessoas, lugares e objetos ao seu redor. Ela pode acarretar na perda de memória.
- Delírio, que é uma alteração multifatorial em que a pessoa perde o contato com a realidade.
- Letargia, que acontece quando a pessoa não responde a estímulos, desde o chamado de um despertador até o acionamento de alarmes de incêndio.
- Estupor ou torpor, que é um estado em que a pessoa não responde a nenhum estímulo, com exceção da dor.
- Coma, que é quando a pessoa não responde a nenhum estímulo, nem mesmo a dor, e não pode ser acordada. Se ela ficar em coma por muito tempo pode ser caracterizado o estado vegetativo.
Causas
O cérebro é o órgão que controla o estado de consciência da pessoa e para funcionar corretamente ele necessita de quantidades adequadas de oxigênio e glicose. Logo, quando ele não consegue recebe-los em níveis satisfatórios por alguma razão, acontece a consciência alterada.
O cérebro, inclusive, é afetado por substâncias que consumimos todos os dias, que acabam por ajudar a manter ou diminuir os níveis de consciência da pessoa. Um exemplo claro deste fator é a cafeína (presente no café, chocolate, refrigerante, alguns chás etc.) que é um estimulante e, portanto, incita a atividade cerebral. Analgésicos e alimentos conhecidos por substâncias mais calmantes, como a erva cidreira e o maracujá, têm o efeito oposto – que é uma espécie de consciência alterada.
Doenças que afetam as células cerebrais também podem alterar a consciência, sendo que o coma é o nível mais severo do problema. Dentre os muitos fatores que podem causar a consciência alterada estão:
- Uso de drogas ou álcool
- Overdose de drogas
- Certas medicações ou remédios tomados em doses erradas
- Epilepsia
- Hipoglicemia
- Infarto
- Hemorragia cerebral
- Demência
- Doença de Alzheimer
- Traumas na cabeça
- Doenças cardiovasculares
- Insolação
- Doenças hepáticas
- Uremia (fase final insuficiência renal)
- Choque
- Alterações hormonais
- Falta de sono
- Hipertensão
- Níveis baixos de sódio no sangue
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar consciência alterada são:
- Clínico geral
- Neurologista
- Geriatra
- Pediatra
- Psicólogo
- Psiquiatra
- Cardiologista
- Endocrinologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos, vitaminas ou suplementos que tome com regularidade
- Se possível, leve um acompanhante
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes de sair do consultório.
Buscando ajuda médica
Caso a pessoa esteja com problemas para manter os níveis normais de consciência ela deve procurar um médico, principalmente se estiver apresentando os seguintes sintomas em conjunto:
- Convulsões
- Perda da função do intestino ou da bexiga
- Falta de equilíbrio
- Quedas frequentes
- Dificuldade para caminhar
- Desmaios
- Tontura
- Batimento cardíaco irregular ou pulso rápido
- Pressão arterial baixa
- Sudorese
- Febre
- Fraqueza muscular
Referências
Healthline
Health News