Dermatologista, especialista em Medicina Estética e com experiência em doenças do cabelo e unhas, tratamentos estéticos...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Empolamento?
O empolamento é caracterizado por um conjunto de bolhas (ou vesículas) na pele, geralmente com um pouco mais de um centímetro. São como pequenas bolhas preenchidas com um líquido transparente.
Quando os empolamentos estouram, o líquido contido dentro deles tende a vazar e escorrer pela pele, provocando novas lesões. Isso acontece nos casos em que o empolamento tem origem bacteriana, pois a lesão se torna contagiosa, de acordo com a dermatologista Simone Neri.
O empolamento é um sintoma muito frequente e que tem muitas causas distintas – a maioria delas é dermatológica. Por serem visíveis na pele, os empolamentos podem causar incômodo ao paciente e, mesmo que não exijam tratamento médico, podem ser tratados com produtos de venda livre, mas sempre sob a devida orientação médica.
Causas
De acordo com Simone Neri, as causas do empolamento são, na maioria, questões dermatológicas, como alergias ou infecções na pele. Além disso, outros fatores que podem contribuir com o surgimento das lesões são:
Saiba mais: Alergia de pele: o que causa, tipos, sintomas e como tratar
Sintomas
O empolamento já é um sintoma em si, relacionado à sua causa. Porém, outros sintomas podem estar associados, como:
- Coceira
- Vermelhidão na pele
- Descamação
- Pele irritada e inflamada
Buscando ajuda médica
Se você notar o surgimento dos empolamentos em sua pele, o ideal é procurar um especialista para averiguar, investigar e tratar a causa subjacente. Muitas vezes, empolamentos não indicam nenhum problema mais grave de saúde, sendo, por exemplo, uma reação ao calor excessivo.
Em outros casos, no entanto, eles podem apenas mais um sinal de que há alguma coisa de errado em seu corpo. Nessas situações, geralmente, os empolamentos vêm acompanhados de outros sintomas.
Os principais especialistas que podem diagnosticar empolamentos são:
- Clínico geral
- Dermatologista
- Infectologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar
Saiba mais: Escamas na pele: saiba possíveis causas e como tratar
Tratamento
Conforme explica Simone Neri, o tratamento do empolamento varia de acordo com a causa. De forma geral, pode ser receitado o uso de pomadas para tratar a inflamação e aliviar os sintomas.