Dr. Franco Martins é pneumologista e gerente médico de vacinas da GSK. Ele é formado pela Unicamp e fez residência méd...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Fibrose pulmonar?
Fibrose pulmonar é uma doença crônica que causa cicatrizes nos pulmões. Ocorre quando há um endurecimento e uma redução do tamanho dos pulmões progressivamente, diminuindo a captação de oxigênio e causando falta de ar, cansaço e tosse. O quadro é considerado grave e fatal.
Causas
Causas da fibrose pulmonar
O pulmão pode fibrosar por inúmeras causas, a mais comum é o grupo da Doença Intersticial Pulmonar. Esse grupo inclui doenças crônicas e de evolução lenta, preferencialmente homens acima de 55 anos.
Inúmeras partículas podem, com o tempo, facilitar a ocorrência da fibrose pulmonar. Por exemplo, o popular mofo é uma fonte de fungos e bactérias que podem causar doença. Trabalhadores em contato com sílica, pó de vidro e asbesto estão sujeitos a ter a fibrose pulmonar algum dia.
Na zona rural, criadores de pássaros e fazendeiros que respiram material de bagaço de cana, feno, madeira velha e fertilizantes também correm risco. Até mesmo medicamentos podem causar a Doença Pulmonar Intersticial, levando à fibrose, como a amiodarona, usada no tratamento de arritmias, e quimioterápicos para o câncer.
Doenças sem envolvimento direto com o pulmão podem também influenciar, como lúpus, artrite reumatoide e refluxo gastroesofágico.
Outras causas comuns incluem:
- Tabagismo
- Fatores genéticos
- Tratamento contra câncer
Fibrose pulmonar idiopática
Muitas vezes a causa da fibrose pulmonar não é descoberta, sendo chamada então de fibrose pulmonar idiopática. É um dos tipos mais graves da doença e pode causar a morte do paciente em aproximadamente três anos.
Sintomas
Sintomas da fibrose pulmonar
Os sintomas dependem da evolução da doença. Começam com:
- Tosse seca persistente
- Falta de ar
- Fadiga
- Falta de apetite
- Perda de peso não intencional
Algumas pessoas com fibrose pulmonar podem ter sintomas semelhantes aos da pneumonia, sendo tratadas com antibiótico até realmente a causa ser descoberta.
Saiba mais: Câncer de pulmão: saiba os sintomas, os tratamentos e se tem cura
Diagnóstico
Diagnóstico de fibrose pulmonar
Como várias doenças estão envolvidas no processo da fibrose pulmonar, o diagnóstico correto necessita de avaliação clínica do médico pneumologista, que realizará alguns exames na investigação e diagnóstico da doença.
Os exames mais comuns são:
- Espirometria para avaliação e acompanhamento da função pulmonar
- Exames de imagem dos pulmões como a radiografia (raio x) e tomografia computadorizada do tórax
- Exames de sangue
Em alguns casos, quando o diagnóstico não é possível por exames comuns, pode ser necessário avaliar o próprio tecido do pulmão, realizando-se uma biópsia pulmonar.
Tratamento
Tratamento de fibrose pulmonar
Até o momento, apesar de nenhum tratamento ser capaz de reverter a fibrose pulmonar, observa-se melhora na qualidade de vida e na função pulmonar. O tratamento pode variar de acordo com os sintomas e a fase da doença. Corticoides podem ser utilizados, como a prednisona.
Dois medicamentos novos no mercado são a pirfenidona e o nintedanibe, ambos mostrando alguma melhora a depender de cada caso. Afastar-se do agente causador é parte essencial do tratamento.
Outros tratamentos não medicamentosos auxiliam no controle da doença. O uso de oxigênio ajuda a melhorar a respiração e auxilia durante as crises de falta de ar. O controle nutricional é muito importante, dada a perda de massa magra e de músculo, causando mais fadiga.
Saiba mais: Tabagismo: o que é, causas e como parar de fumar
Tem cura?
Fibrose pulmonar tem cura?
A fibrose pulmonar não tem cura. Não é possível revertes as lesões causadas nos pulmões por conta da fibrose pulmonar. É possível retardar a progressão da doença por meio dos tratamentos adequados. O transplante de pulmão acaba sendo um dos últimos recursos disponíveis.
Convivendo (Prognóstico)
É sabido que a reabilitação pulmonar comprovadamente melhora a qualidade de vida e o controle dos sintomas melhora também a função pulmonar que sempre está reduzida nesses pacientes.
Em casos mais graves, o paciente pode não responder aos tratamentos, momento em que o pneumologista pode indicar o transplante pulmonar.
Infelizmente a fibrose pulmonar é um quadro grave, avançado em que, segundo a literatura médica, o tempo de vida após diagnóstico oscila perto de cinco anos.
Saiba mais: Lúpus: o que é, sintomas, tratamentos e tipos
Referências
Manual Merck: referências médicas publicadas pela empresa farmacêutica americana Merck & Co. (conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá), que abrangem uma ampla gama de tópicos médicos, incluindo distúrbios, testes, diagnósticos e medicamentos.
Mayo Clinic: centro médico acadêmico com mais de 5.000 médicos e cientistas