Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), tendo concluído a residência em Pn...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Pneumonia fúngica?
A pneumonia fúngica é uma infecção que se instala nos pulmões, causada pela penetração de fungos no espaço alveolar — onde ocorre a troca gasosa entre o pulmão e o meio ambiente. É um tipo raro de pneumonia e ocorre mais frequentemente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como imunocomprometidas ou em tratamento de câncer. A doença provoca sintomas como fraqueza muscular, tosse com catarro e falta de ar.
Causas
A pneumonia fúngica é provocada pela penetração de fungos no pulmão, podendo acometer a região dos alvéolos pulmonares. O Pneumocystis jirovecii é um dos principais micro-organismos responsáveis pela doença. Ele pode residir inofensivamente nos pulmões de pessoas saudáveis, mas geralmente causa pneumonia quando as defesas do organismo estão enfraquecidas.
Outros fungos, como Aspergillus e Candida, também causam pneumonia em pacientes com o sistema imunológico comprometido por fatores como AIDS, transplante de órgãos, câncer ou outros.
Sintomas
Os sintomas da pneumonia fúngica em pacientes com o sistema imune comprometido podem ser os mesmos de pacientes com pneumonia adquirida. São eles:
- Fraqueza
- Febre alta
- Tosse com catarro
- Falta de ar ou dificuldade de respirar
- Calafrios
- Dor no peito
Diagnóstico
O diagnóstico de pneumonia fúngica é feito por um pneumologista a partir da história do paciente, dos sintomas apresentados e de um exame físico. Também são necessários alguns exames, como:
- Radiografia de tórax: é importante para determinar a extensão e a localização da infecção pelo fungo. Contudo, o raio X não é capaz de determinar o tipo de micro-organismo causador
- Exame microscópico de amostra de escarro: uma amostra de fluido dos pulmões é analisada para ajudar a identificar a causa da infecção
- Exames de sangue: são utilizados para tentar identificar o tipo de organismo que causa a infecção
- Oximetria de pulso: pacientes com sistema imunológico enfraquecido podem ter níveis baixos de oxigênio no sangue, o que torna necessária a oximetria do pulso para medir as taxas
Fatores de risco
A pneumonia fúngica normalmente acomete pacientes com o sistema imunológico enfraquecido devido a fatores como:
- Câncer
- Transplante de órgãos
- Uso de medicamentos que alteram o sistema imune, como corticoides
- AIDS
- Uso de medicamentos imunossupressores
A pneumonia fúngica é grave?
Embora seja uma doença rara, a pneumonia fúngica pode se manifestar de maneira grave. A sua taxa global de mortes é maior do que para pessoas com pneumonia adquirida na comunidade (que se desenvolveu fora do ambiente hospitalar), normalmente saudáveis.
Isso acontece porque as infecções são mais difíceis de serem tratadas em pacientes com problemas no sistema imunológico e porque estes pacientes tendem a já estar doentes mesmo antes do início da pneumonia.
Tratamento
O tratamento de pneumonia fúngica pode variar dependendo da gravidade da doença, da condição que enfraquece o sistema imunológico do paciente e do tipo de fungo causador. No geral, o tratamento consiste na administração de medicamentos antifúngicos específicos, como os imidazólicos (via oral ou venosa) e as equinocandinas. Os imidazólicos apresentam uma toxicidade elevada, o que pode comprometer a sua maior utilização.
Além disso, terapias para melhorar o sistema imunológico também são importantes para pacientes em tratamento de pneumonia que possuem o sistema imune comprometido. O uso de medicamentos, como quimioterápicos ou aqueles usados para tratar doenças autoimunes, pode ser, temporariamente, suspenso até que a infecção se resolva. Contudo, isso deve ser indicado por um médico especialista.
Prevenção
A prevenção de pneumonia fúngica consiste no controle de situações que causam o comprometimento da imunidade, além de terapias que ajudam a reforçar o sistema imune — especialmente de pacientes que passaram pelo tratamento de câncer.
Complicações possíveis
As principais complicações da pneumonia fúngica são:
- Insuficiência respiratória
- Necessidade de ventilação mecânica
- Sepse fúngica
- Óbito do paciente
Referências
Manual MSD