Médico otorrinolaringologista e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Pólipo nasal?
Pólipos nasais são pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem na camada interna do nariz. O tamanho de cada tecido varia de acordo com o quadro, fazendo com que alguns pacientes apresentem sintomas, como coriza persistente, enquanto outros não exibem qualquer sinal da condição.
Causas
Segundo Eduardo Macoto, médico otorrinolaringologista e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o pólipo nasal é um subtipo de rinossinusite crônica e, geralmente, está associado à inflamação excessiva, que pode ou não ter causa detectável.
“Na maioria das vezes, não conseguimos descobrir uma causa específica para esse pólipo, mas existem doenças que são mais frequentemente encontradas nos pacientes com pólipo nasal, como asma, rinite alérgica e intolerância a alguns medicamentos e alimentos”, explica.
Sintomas
Os pólipos nasais não provocam dor e são moles, de modo que tampouco causam incômodo. Quando pequenos, algumas pessoas nem sequer os percebem. Entretanto, a presença de muitos pólipos nas passagens nasais ou de pólipos maiores que o normal pode causar o bloqueio das vias respiratórias.
Para apresentar sinais e sintomas, os pólipos nasais geralmente vêm acompanhados de um quadro de sinusite crônica. Neste caso, os sinais da condição incluem:
- Coriza
- Congestão nasal persistente
- Gotejamento pós-nasal
- Olfato diminuído ou, em alguns casos, ausente
- Perda do paladar
- Dor no rosto
- Dor de cabeça
- Dor nos dentes superiores
- Sensação de pressão sobre a testa e o rosto
- Ronco
- Coceira ao redor dos olhos
- Respiração pela boca
- Obstrução nasal
Diagnóstico
O diagnóstico é feito com base nas respostas do paciente às perguntas feitas sobre sintomas e histórico médico e familiar. Além disso, um exame físico geral e um exame minucioso do nariz também podem ajudar o especialista a realizar o diagnóstico.
Outros testes incluem:
- Endoscopia nasal
- Exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética
- Testes de alergia
- Exame de sangue
- Teste de fibrose cística
Tratamento
O principal objetivo do tratamento do pólipo nasal é reduzir seu tamanho ou eliminá-lo completamente. De acordo com Eduardo, as principais intervenções envolvem medicamentos sistêmicos, medicamentos nasais e cirurgia.
“Basicamente, os medicamentos tentam diminuir a inflamação que gera a rinossinusite crônica e o pólipo nasal. Preferencialmente, tentamos controlar a inflamação com medicamentos aplicados diretamente no nariz, assim reduzimos os efeitos colaterais das medicações sistêmicas. E a cirurgia serve para remover os pólipos, diminuir a inflamação e permitir mais acesso das medicações nasais aos seios”, conta.
Cirurgia para Pólipo nasal
Atualmente, a cirurgia é um passo fundamental no tratamento do pólipo nasal, mesmo em casos não considerados graves.
“A sua remoção e a abertura dos seios nasais permite mais eficácia dos tratamentos. Aliada à evolução da técnica cirúrgica e anestésica, o risco envolvido no tratamento cirúrgico é até menor do que alguns esquemas terapêuticos com medicações sistêmicas”, explica Eduardo.
Complicações possíveis
Se não forem tratados corretamente, os pólipos nasais podem causar algumas complicações de saúde, como o bloqueio do fluxo de ar nas vias aéreas e de drenagem do fluido contido dentro dos pólipos. Entre as principais complicações possíveis estão:
- Apneia obstrutiva do sono
- Crises de asma
- Infecção dos seios paranasais
- Disseminação da infecção para a órbita ocular, que pode causar inchaço, incapacidade de mover seus olhos, visão reduzida ou, em casos mais graves, até mesmo a cegueira permanente
- Meningite