Sarah Sant'Anna, médica especialista em Medicina de Família e Comunidade e pós-graduada em Nutrologia pela Associação Br...
iRedatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
O que é Fosfatase alcalina (sangue)?
A fosfatase alcalina é um tipo de enzima encontrada em diversos tecidos do corpo, com maior concentração no fígado e nos ossos. Por isso, quando é solicitado esse tipo de exame laboratorial de sangue, o resultado que apresenta os níveis dessa enzima no sangue serve para identificar doenças hepáticas e ósseas.
Fisiologicamente, esta substância está envolvida nos processos de digestão e absorção de nutrientes das mucosas, além de processos de regeneração e proliferação do tecido hepático. No tecido ósseo, ela está presente nos processos de produção e degeneração óssea.
Ou seja, enquanto no fígado a fosfatase alcalina é encontrada nas bordas das células que se unem para formar canais biliares, pequenos tubos que drenam a bile do fígado para o intestino, onde ele é necessário para ajudar na digestão das gorduras, nos ossos a enzima é produzida pelos osteoblastos, células que estão envolvidas na formação do osso.
Fosfatase alcalina alta
De acordo com Sarah Sant’Anna, médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia, a constatação de fosfatase alcalina alta no paciente pode ter diferentes interpretações. Uma delas é a ocorrência de processos obstrutivos extra-hepáticos, por exemplo, colelitíase (conhecida como pedra na vesícula) e coledocolitíase (presença de cálculos nos ductos biliares). Em alguns casos, pode ser um sinal de câncer de pâncreas.
Quando a investigação se dá em relação ao tecido ósseo, explica a médica, os níveis aumentados da enzima têm a ver com a suspeita de doenças que levam a uma degeneração óssea importante. Exemplos: osteomalácia, hiperparatireoidismo com distrofia óssea, doença de Paget, tumores ósseos osteogênicos, sarcomas e em tumores ósseos metastáticos tratados com calcitonina.
Fosfatase alcalina baixa
Quando os níveis de fosfatase alcalina se apresentam abaixo do normal, o resultado pode acusar hipofosfatasia (problemas na formação de ossos e dentes), subnutrição, deficiência de proteína e doença de Wilson (acúmulo de cobre no fígado).
Saiba mais: Raiz de alcaçuz protege o fígado
Qual é o valor normal da fosfatase alcalina?
Em pessoas saudáveis e adultas, os valores de referência em geral – em unidade de massa atômica (U) por litro de sangue (L) – são:
- Masculino: 40 a 129 U/L
-
Feminino: 35 a 104 U/L
Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar a depender do estabelecimento laboratorial em que o exame foi coletado, do método e dos reagentes utilizados por laboratórios. Mais importante do que isso é apresentar o resultado para o médico de confiança que avalia as condições individuais de cada paciente, associando questões como idade e doenças relacionadas.
Como é feito o exame?
Para preparação para o exame de fosfatase alcalina, é aconselhável um jejum de no mínimo 4 horas para a realização do exame. Também é necessário não ter feito biópsia hepática nos cinco dias anteriores ao exame.
Saiba mais: Derrube nove mitos sobre exames médicos
Uso de medicamentos
Diversos medicamentos podem alterar os resultados do teste. Comunique ao médico que pedir os exames da lista de remédios que você usa com frequência.
Tempo de duração do exame
O exame de fosfatase alcalina leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para localizar a veia e coletar o sangue.
Saiba mais: Leite faz bem para os ossos
Resultado
Os resultados do exame de fosfatase alcalina podem ter prazo de entrega diferentes, a depender do laboratório em que foi realizado, mas podem ficar prontos em um dia.
Exames combinados
O exame pode ser combinados com outras dosagens, como a gama GT, para diagnosticar condições como:
- Doença hepática alcoólica
- Cirrose
- Alcoolismo
- Estenose biliar
- Cálculo biliar
- Neoplasia endócrina múltipla
- Pancreatite
- Carcinoma de células renais
Saiba mais: Faça em casa: sete autoexames muito simples para verificar sua saúde
Indicações
O teste de fosfatase alcalina pode ser solicitado quando o indivíduo tem um nível de gama GT elevado. Ele também pode ser pedido juntamente com outros testes de quando uma pessoa tem sinais ou sintomas sugestivos de doenças do fígado ou ossos.
Grávida pode fazer?
Não há contraindicações para a realização do exame de fosfatase alcalina durante a gravidez. Entretanto, a grávida pode apresentar os níveis da enzima mais elevados por sua concentração na placenta.
Referências
MedlinePlus - enciclopédia médica do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com base na Biblioteca Nacional de Medicina. Traz informações sobre doenças, condições e questões de bem-estar.